Na manhã do dia 23 de novembro, o Coordenador Municipal da Educação de Jovens e Adultos - EJA, José André da Silva Barbosa, e o vereador André Nascimento e os professores do 1º e 2º segmentos da EJA do município de Campo Alegre, participaram do VII Encontro Estadual da EJA em Alagoas. que aconteceu no auditório do Centro de Interesse Comunitário-CIC\UFAL de Maceió.
O público alvo do VII Encontro Estadual da EJA foram os coordenadores pedagógicos, professores, estudantes do curso de Pedagogia e alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Alagoas. O trabalho pedagógico apresentado pelos coordenadores e docentes teve como característica um estudo para prover uma análise em loco do contexto e dos processos envolvidos na atuação das instituições que trabalham a modalidade no Estado de Alagoas.
Um dos pontos importantes discutido naquele momento foi a visibilidade das relações étnico-raciais no livro didático da Educação de Jovens e Adultos contribuindo para a reflexão sobre a necessidade de uma atuação transformadora da realidade, numa perspectiva de superação da distorção entre as propostas pedagógicas e a formulação de objetivos condizentes com a alfabetização de jovens e adultos.
Os trabalhos apresentados pelos organizadores do evento referente as pesquisas sobre a atuação em sala de aula de professores e coordenadores das redes municipais fizeram uma belíssima encenação de uma peça teatral que trazia a realidade dos trabalhadores que estudam na modalidade EJA.
Em seguida foi exibido alguns tópicos do livro passageiro da noite de Miguel Arroyo, trazendo o contexto e experiências da realidade dos discentes da modalidade EJA.
Os professores presentes saíram do VII Encontro Estadual da EJA, com a percepção de que precisam melhorar as suas práticas pedagógicas fazendo um auto avaliação e reflexão acerca do tema explorado, buscando estratégicas inovadoras para melhor atender os alunos da modalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.