sexta-feira, 29 de novembro de 2019

NEA promove oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis com alunos do Soldadinho Verde, Com-vida e AMA

O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação durante o mês de novembro promoveu oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção objetos natalinos, com o objetivo de desenvolver uma consciência ambiental pautada na sustentabilidade, cujo público alvo são os integrantes dos grupos de Educação Ambiental do município (Com-vida, Soldadinho Verde e AMA).

A principal justificativa para o desenvolvimento desse trabalho está fortemente vinculada ao que diz a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual também está fundamentada, pois ela propõe a prática de hábitos sustentáveis de consumo, além de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, bem como a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos no âmbito da responsabilidade compartilhada, como descrito no inciso XVII do artigo 3º da referida lei.

“XVII - responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos: conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei”. (PNRS, 2010).

A oficina será realizada na sede e no distrito Luziápolis, com a participação e colaboração ativa dos grupos de Educação Ambiental, que totalizam 85 integrantes, sendo o Soldadinho Verde da Escola Municipal de Educação Básica Hildebrando Veríssimo Guimarães (dia 21) e a Com-vida da Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenóbia Ferreira da Silva (dia 25), ambas da sede, sob orientação da professora Gilvanice da Silva, e a técnica Islane Regina. Grupo AMA da Escola Municipal de Educação Básica Pedro de Oliveira Santos e a Com-vida da Escola de Educação Básica Felizardo Souza Lima, de Luziápolis, sob orientação do professor Antonino e da técnica Ádria Cristina.

Os produtos que foram confeccionados ao longo da das oficinas:
Guirlanda de rolinhos de papel higiênico.
Boneco de neve de copo descartáveis.
Guirlanda de papel de rascunho.

Para a confecção dos mesmos, foram recolhidos materiais recicláveis na SEMED, e outros setores públicos da Rede Municipal, dentre eles, Secretaria de Indústria e Comércio – copos descartáveis e garrafas pet, Prefeitura Municipal – copos descartáveis, Sede dos Conselhos – copos descartáveis e o Empório Alegre – garrafas pet, copos, colheres e garfos descartáveis.

Os materiais complementares se fazem necessários para uma apresentação esteticamente agradável dos produtos confeccionados, uma vez que, o natal é um período em que sua comemoração é feita com decorações que chamam bastante a atenção devido a intensidade das cores que ornamentam os objetos, com destaque para o vermelho, o verde e o dourado, além de muito brilho, por isso é importante fazer jus ao período sem perder o foco da sustentabilidade, já que a maior parte desse material também pode ser reaproveitada.

Espera-se com isso, que a oficina ministrada pelos integrantes do NEA tenha possibilitado que, tanto a teoria, quanto a prática tenham atendido as expectativas do público alvo, de modo a garantir a estes a apropriação do conhecimento, possibilitando a disseminação dessa prática em suas comunidades para que, direta ou indiretamente, eles também colaborem com o desenvolvimento de uma consciência ambiental pautada na sustentabilidade, passando o conhecimento adquirido adiante, pois este é um dos objetivos mais almejados na atualidade, no âmbito da Educação Ambiental.

O Núcleo de Educação Ambiental agradece a parceria da Secretaria de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.