Nesta quinta-feira 23 de maio, foi realizada uma capacitação sobre Atualização em Vigilância socioassistencial do SUAS destinada as equipes de referência do CRAS e CREAS da Sede e distrito Luziápolis, composta por assistentes sociais, psicólogos e coordenadoras. A capacitação foi realizada no Centro Social de Campo Alegre.
A ocasião também contou com a participação de outros profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania.
A capacitação teve como facilitadora a Coordenadora da Vigilância Socioassistencial do município Isabela Larisse, que abordou os seguintes pontos: a assistência social como política pública de direito, marcos normativos e aspectos históricos da vigilância socioassistencial, vulnerabilidades dos territórios, perfil das famílias e o diagnóstico socioassistencial, entre outros.
Além da explanação dessas temáticas, a ocasião foi marcada por dinâmicas em grupo, na qual os profissionais puderam identificar as vulnerabilidades, desafios e avanços dos territórios em que atuam.
Segundo a facilitadora esse dia proporcionou às equipes a troca de experiências e o reconhecimento da importância da educação permanente no SUAS.
“Essa atividade, incentivada pelo Unicef e proporcionada pela gestão municipal é uma forma de assegurar o funcionamento dos equipamentos sociais como CRAS e CREAS, de acordo com as normativas do SUAS” complementou a articuladora do Selo Unicef e Abrinq Sonnaly Gomes.
Vale ressaltar que a Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à Gestão do SUAS que tem como responsabilidade precípua a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial, como preconizado na NOB SUAS 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.