Na manhã desta terça-feira 05 de fevereiro, os conselheiros tutelares Hélio Temóteo e Selma Madeiro, junto com o psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Protásio Ayres e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - Ingridd Gomes, compareceram a Rádio Campo Alegre FM para falar sobre os índices de gravidez na adolescência no município, as formas de atendimento, assim como sobre a programação da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.
Na oportunidade, a coordenadora do CRAS expôs o perfil da faixa etária das gestantes e nutrizes beneficiárias do Programa de Complementação Alimentar e Nutricional, sendo 26% dos 13 aos 18 anos e, se ampliar aos 20 anos de idade, esse número chega a 37%. Além disso referiu acerca da antecipação da vida adulta, da responsabilização majoritária, dada socialmente, para as meninas adolescentes, assim como as vulnerabilidades vivenciadas que provocam, por vezes, o planejamento de uma gravidez na adolescência como forma de ultrapassar conflitos familiares.
O psicólogo Protásio Ayres destacou o acompanhamento a esses adolescentes e suas famílias e a influência que a violência sexual tem nesses índices. Assim como, junto ao conselheiro Hélio, enfatizaram o papel da família, na imposição de limites, regras e disciplina. Protásio Ayres também citou a equipe técnica do CRAS, que conta com a presença de advogado para auxilio nas demandas judiciais, além de pontuar o Ministério Público como grande parceiro.
O conselheiro Hélio Temóteo evidenciou a adolescência como uma fase peculiar de desenvolvimento físico, psíquico e social, além disso pontuou a alteração do Art. 8 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que constitui a Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência.
A conselheira Selma Madeiro apresentou os detalhes da Programação da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência, que inclui exibição de documentários nas escolas municipais, assim como palestras socioeducativas nas Unidades Básicas de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.