quinta-feira, 31 de maio de 2018

Comunidade católica de Campo Alegre participa de mais uma edição da tradicional procissão sobre o tapete de Corpus Christi

A procissão aconteceu nesta quinta-feira (31), fiéis cobriram três quilômetros de ruas da cidade com o tapete para passagem do Santíssimo Sacramento.

A Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre realizou nessa quinta-feira (31), a 35ª edição da tradicional procissão do dia de Corpus Christi, percorrendo aproximadamente três quilômetros de ruas da cidade que foram cobertas por um tapete decorativo com imagens e mensagens cristãs feito à base de pó de serra, folhas, tintas coloridas e outros materiais. O evento  que é realizado desde 1983 mobilizou uma multidão de fiéis.

Ao longo dos anos o evento católico se tornou um dos principais acontecimentos no calendário cultural local.

Como de costume antes da procissão aconteceu a celebração da Santa Missa, que foi celebrada na Igreja de São Francisco pelo pároco da cidade, padre Cristiano Firmino Nóia, e pelo Bispo Dom Valério Breda, momento de muita fé e devoção pelos milhares de fiéis presentes. 

Após a celebração eucarística a multidão de fiéis seguiu em procissão percorrendo as principais ruas da cidade enfeitadas pelos belos tapetes, seguindo para a paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no centro da cidade.

História

A confecção do tapete foi trazida ao município pelo saudoso professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. A tradição começou timidamente naquele ano só com a gravura de um cálice enorme no lado que dava acesso a igreja matriz da cidade. 

No ano seguinte, decorou-se todo o centro ao redor da Praça Padre Cícero, com a representação dos Sete Sacramentos desenhados, e nos anos seguintes a comunidade abraçou a ideia, que a cada ano vai se aperfeiçoando e revelando belas obras de arte feitas artesanalmente por artistas da terra.

Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição. A Prefeitura Municipal todos os anos tem dado apoio da Prefeitura Municipal.

A deputada Jó Pereira, o prefeito em exercício James Matias, vereadores, secretários municipais prestigiaram o evento religioso, entre outras lideranças políticas da cidade e da região.
 
 

terça-feira, 29 de maio de 2018

Flautistas o Serviço de Convivência de Campo Alegre participam de apresentação na UNEAL

O Grupo de Flauta doce do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Campo Alegre  realizou uma apresentação durante a abertura da V Semana de Estudos Literários  da UNEAL - CAMPOS I em Arapiraca. Os flautistas se apresentaram sobe instruções do oficineiro de música Marcelo Santos Silva e acompanhados pela Coordenadora do SCFV Claudineide da Silva Santos.

A SEMALI V semana de estudos literários aconteceu no período de 21 a 25 de maio e tem por finalidade abranger diversos eixos temáticos do campo das licenciaturas da Universidade Estadual de Alagoas e outras instituições . As discussões foram centradas nas perspectivas contemporâneas dos estudos da linguagem como as inovações relacionadas ao ensino e a formação de professores de língua materna e adicionais e de suas literaturas correspondentes.

Por meios das discussões dentre palestras, oficinas, minicursos e conferências, centrando o objetivo na formação de professores de línguas de maneira abrangente, dando espaço a meios contemporâneos de fazer educação, visando a constante melhoria do processo de ensino/aprendizagem nas escolas alagoana.

Tendo como abertura palestra com o tema: Enlaces literários e interfaces com o Dr. Aloísio Nunes e conferência com o tema : Interfaces literatura e Historia  com Dr. Cristiano Cézar.
 

CRAS Campo Alegre inicia atividades do Projeto Meu Primeiro Emprego

O Centro de Referência de Assistência Social de Campo Alegre – CRAS, iniciou na última quinta-feira, 24 de maio, no prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sede as atividades do PROJETO MEU PRIMEIRO EMPREGO - MPE. O Projeto MPE visa atender os adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos que participam das atividades do SCFV.

Suas ações serão voltadas para proporcionar aos jovens noções gerais acerca do “temido” Primeiro Emprego, tais como:

Elaboração de currículo;
Técnicas para a entrevista de emprego;
Mundo do Trabalho;
Deveres e direitos do trabalhador;
Lei do Adolescente Aprendiz;
Relacionamento interpessoal;
Entre outros.

O primeiro encontro foi conduzido pela assistente social do CRAS, Gabriela Rebêlo e a estagiaria de Serviço Social, Marileide Santos, com o objetivo de apresentar o projeto aos adolescentes, aferir os conhecimentos, os medos e os anseios dos mesmos acerca do tema.

A metodologia adotada pelo projeto será a do construtivismo, onde os adolescentes irão vivenciar todos os passos na busca do primeiro emprego, as atividades ocorrerão por meio de dinâmicas, peças de teatrais, trabalhos em grupos e palestras.
 

Equipe do Cadastro Único intensifica visitas para atualização cadastral de beneficiários do Conjunto Olival Tenório

A equipe do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, tem intensificado as ações de busca ativa, por famílias com cadastros desatualizados através de um mutirão de visitas domiciliares.

Nesta sexta feira 25 de abril a equipe do Cadastro Único do município esteve realizando visitas domiciliares visando o acesso das famílias a diversos programas que só serão concedidos aos mesmos se a atualização cadastral estiver em dia, vale destacar que as famílias do conjunto habitacional Olival Tenório são beneficiarias diretas de um dos programas vinculados ao cadastro único o Minha Casa Minha Vida.

O Cadúnico como é conhecido, possibilita o acesso à tarifa social de energia, Programas de Transferência de Renda como o bolsa família, Programa Minha Casa, Minha Vida, carteira do idoso; isenção da taxa de concurso público, cursos do Pronatec, Benefício de Prestação Continuada Idoso e Pessoa com Deficiência e redução da contribuição do INSS para pessoas do lar, entre outros.

“Os dados do Cadastro são uma importante ferramenta para que possamos conhecer a realidade das famílias e assim desenvolver ou aprimorar políticas específicas para as famílias em vulnerabilidade social e manter esses dados atualizados garante a participação das famílias nos programas sociais destinados a cada uma delas de acordo com sua renda”, explicou a coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do município de Campo Alegre.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Campo Alegre realizará 35ª edição da tradicional procissão do tapete de Corpus Christi

A Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos de Campo Alegre juntamente com toda comunidade católica do município, realizará nesta quinta-feira, 31 de Maio, a 35ª edição da tradicional solenidade e procissão ao dia de Corpus Christi.

Na manhã do dia de Corpus Christi, às 08:30 horas da manhã, acontecerá a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, ponto inicial do tapete. Após a celebração da santa missa, inicia-se a grande procissão seguindo pelo percurso das ruas enfeitas pelo tradicional tapete.

O evento religioso é um dos principais acontecimentos do calendário religioso e cultural do município e todos os anos atrai milhares de pessoas de várias cidades de Alagoas e até de outros Estados.

O evento religioso conta com todo apoio da Prefeitura de Campo Alegre que envolve todas as secretarias municipais no suporte a paróquia. 

O que é o evento

As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, pelo saudoso professor Jorge Vieira da Costa, completando na edição 2018 a sua 35ª edição. Todos os anos o enorme tapete é confeccionado pelas mãos dos moradores da cidade que passam a noite inteira envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.

Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.

O tapete que mede mais de 3 km de extensão é confeccionado à base de pó de serragem, folhas e tintas, porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.

SEMED promoveu formação continuada para as merendeiras da rede pública municipal

Na quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação promoveu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA mais um momento da Formação para Merendeiras das Escolas da Rede Municipal de Ensino, abordando o tema: “Segurança alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos”.

 A formação, cujo objetivo foi aperfeiçoar às 70 (Setenta) merendeiras da Rede quanto à manipulação correta dos alimentos, foi ministrada pela nutricionista Thâmara Roberta e contou com a participação da Presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Elisângela Vicente, dos conselheiros Edivânia, Cícera do Espírito Santo e José Correia, e dos Gestores Escolares Ana Sandra, Claudete dos Santos, Josuel e Suely Cavalcante.

Durante a formação, as merendeiras aprenderam sobre aspectos relacionados à higiene e manipulação correta dos alimentos; orientações relacionadas à limpeza e armazenamento correto dos gêneros alimentícios; elaboração de cardápio; preparo e conservação dos alimentos; distribuição da alimentação, segurança, dentre outras informações que foram transmitidas de forma clara e ilustrativa.

Na oportunidade, a responsável pela merenda escolar no município, Ednilda Resende, ressaltou a importância da formação para a alimentação escolar “Com esse treinamento, elas estarão mais preparadas para cumprir o cardápio elaborado, bem como trabalhar com mais higiene e cuidado na manipulação de alimentos”, frisou.

Houve ainda um momento de valorização das merendeiras, no qual a responsável pela merenda fez a leitura de uma belíssima mensagem, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelas merendeiras e entregou uma lembrancinha ofertada pela gestora municipal, Prefeita Pauline Pereira, como forma de agradecimento pela maneira zelosa que cada uma tem com a alimentação escolar.

Ações como esta reafirmam o compromisso da Prefeita Pauline Pereira, e da Secretária Municipal de Educação, Graciene Alencar, com alunos/as e profissionais da Educação do Município de Campo Alegre.
 

domingo, 27 de maio de 2018

Dom Constantino vence os Galácticos e conquista o primeiro campeonato municipal de Futsal

O Ginásio Poliesportivo João Matias da Silva ficou completamente lotado na noite deste sábado 26 de Maio onde com grande expectativa o pública assistiu às partidas finais do Campeonato Municipal de Futsal 2018. Garotos da Vila e Titans decidiram a final da 2ª divisão. No confronto, a equipe GDV mostrou uma enorme superioridade em quadra, vencendo pela elástica diferença de 5 a 2.

Fora das quatro linhas a torcida GDV fez a diferença, a cada gol feito pela equipe, os torcedores explodiam de emoção, praticamente entraram em quadra quando o time mais precisou e deram uma motivação a mais aos jogadores. O time GDV correspondeu ao apoio e conquistou o título. As duas equipes garantiram acesso a primeira divisão do campeonato municipal de futsal de 2019.

O Jogador Zig do Titans foi artilheiro do campeonato da 2ª divisão com 9 gols.

Já Silvânio e John, ambos da equipe GVD, foram eleitos pelos organizadores como o melhor goleiro e melhor jogador respectivamente da competição.

Além do troféu e medalhas a equipe do Garotos da Vila ganhou R$ 1.000,00.
O vice-campeão Titans recebeu a quantia de R$ 500,00.

FINAL DA 1ª DIVISÃO

Já na final mais aguardada da noite, muito equilíbrio foi o que se viu em quadra e cinco gols que levantaram a galera, DCL e Galácticos fizeram um duelo digno dos dois melhores times do municipal. No fim, melhor para o time do DCL que superou o seu adversário, o nada mais, nada menos, que maior detentor de títulos da competição, o tradicionalíssimo Galácticos por 3 a 2 e levantou a taça da competição.

Com a desvantagem, nos minutos finais da partida, o time do Galácticos ainda tentou esboçar uma reação, passando a pressionar o adversário em busca do empate, para uma posterior disputa por pênaltis, mas sem sucesso, alguns passes errados e jogadas mal finalizadas, foram pontos cruciais. Placar final: 3 a 2 e o DCL pela primeira vez é campeão da competição municipal.

Os jogadores Geovane, Everson Bola, ambos da equipe do DCL, foram eleitos melhor Goleiro, melhor jogador da competição respectivamente , já Paulo Sérgio, também do DCL foi o artilheiro  da 1ª divisão com 20 gols marcados.
Além do troféu e medalhas a equipe do DCL ganhou R$ 2.000,00.
O vice-campeão Galácticos recebeu a quantia de R$ 1.000,00.

O Campeonato é organizado pela Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL. O Secretário Alvinho juntamente com sua equipe estiverem presentes no ginásio.
 
 

Educação Fiscal de Campo Alegre é destaque durante a 66ª reunião do Grupo de Educação Fiscal

O município de Campo Alegre tem sido referência em muitas áreas no Estado. Desde a primeira Gestão da Prefeita Pauline Pereira, avanços na área da saúde, educação, segurança pública, saneamento, são vistos constantemente, inclusive, servindo de inspiração para outros municípios que tem procurado as secretarias municipais para entender um pouco da dinâmica utilizada pela gestão.

O município tem a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - UAI inaugurada em Alagoas com a finalidade de acolhimento e recuperação de crianças e adolescentes com idade entre 08 a 18 anos com dependência química, tem o 3º maio IDEB de Alagoas  e foi a pioneira no estado, em relação ao ensino de Educação Fiscal nas Escolas, sendo inclusive, destaque na 66ª reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal - GEF.

O encontro, que é realizado pela Secretaria de Estado de Fazenda, conta com representantes nacionais das diversas instituições que integram o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), que trocaram experiências e discutiram as estratégias de ações junto ao público-alvo do grupo - sociedade, escolas e servidores públicos.

O evento teve início na terça-feira (22), encerrando na quinta-feira (24) com a apresentação de experiências exitosas de estados brasileiros, no qual, o município de  Campo Alegre foi destaque, sendo o primeiro município alagoano a institucionalizar  a educação fiscal no estado, por meio da Lei Municipal  877/2018, já nomeando uma comissão de 5 membros através da Portaria Nº 079/2018.

Alagoas, através da explanação do Coordenador Pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), Yuri Miranda,  apresentou para o grupo Nacional  de Educação Fiscal a sua experiência e estratégia para a criação do programa, que teve início em 2015, demonstrando o desenvolvimento nas escolas de tempo integral, em que a disciplina eletiva começou a ser implantada, bem como na Universidade Estadual de Alagoas, tendo a Educação Fiscal  como a primeira disciplina eletiva opcional e particularmente o trabalho nos municípios.

Desde o ano passado, o município de Campo Alegre tem promovido uma série de ações voltadas à Educação Fiscal. As ações iniciaram na Escola Estadual Dom Constantino Luers, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, que promoveu uma gincana, cuja missão consistia em conseguir novos cadastros no Programa da NFC e convencer a população a compartilhar os cupons fiscais com dois dos projetos sociais do município: Comunidade Gênesis e Instituto Céu Aberto. Este ano, através da parceria com a Secretaria de Educação, o projeto piloto de educação fiscal será desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, sendo progressivamente ampliado nas demais Instituições de Ensino.

Na oportunidade, estiveram presentes a Presidente da Comissão de Educação Fiscal de Campo Alegre, Jane Cleide Vicente e Gláucia Tavares, Coordenadora do Programa do GEFE/AL.

Para Jane Cleide, foram 03 dias bastante produtivos “Participar deste momento foi muito significativo, adquiri os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do Projeto, onde tive a oportunidade de assistir explanações e apresentações de alguns estados, que foram muito relevantes para o desenvolvimento de ações do Programa Nacional de Educação Fiscal”, destacou Cleide.

A reunião

O PNEF representa a união de forças entre estados, municípios e diversas instituições federais com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da importância social dos tributos e da correta aplicação dos recursos públicos, incentivando maior participação do cidadão e fortalecendo os instrumentos de controle social. Por meio do PNEF, gestores públicos e educadores são capacitados, com cursos presenciais e a distância, para desenvolverem as atividades localmente.
 

sábado, 26 de maio de 2018

SEMED realiza avaliação diagnóstica para os estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental

Na quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação – SEMED deu início a aplicação das Avaliações Diagnósticas para os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, que serão aplicados para 2.384 (dois mil, trezentos e oitenta e quatro) estudantes do 2º ao 5º ano e 2. 816 (dois mil, oitocentos e dezesseis) do 6º ao 9º ano, onde a conclusão desta ação, será na próxima segunda-feira (28).

A avaliação diagnóstica, consiste em avaliar os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, tendo como objetivo verificar quais as habilidades já foram consolidadas e quais não foram atingidas pelos estudantes do ensino fundamental - anos iniciais e finais e serão aplicadas em 16 Instituições de Ensino:
Escola Municipal Miguel Matias;
Escola de Tempo Integral Helenilda Correia;
Escola Municipal João Paulo II.
Escola de Tempo Integral Vereador João Rogério;
Escola Municipal Professora Zenobia  Fereira
Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães.
Escola Municipal Senador  Rui Palmeira
Escol Escola Elita Tenório Maia;
Escola de Tempo Integral Maria Lourinete Porto Guimarães;
Escola Municipal João Fernandes Viera Filho
Escola Municipal Olival Tenório;
Escola Municipal Cicero Salustiano;
Escola Municipal Cicero Mizael;
Escola Municipal Menino Jesus de Praga.
Escola  Municipal Felizardo Souza Lima
Escola Municipal Pedro de Oliiveira.

Após a tabulação dos resultados, prevista para primeira quinzena do mês de junho, a Coordenação de Práticas Pedagógicas da SEMED terá mais subsídios para ir em busca de novas possibilidades de contribuições pontuais para auxiliar e intervir, se necessário, no planejamento estratégico e pedagógico das Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, além de obter mais informações, que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento.

“Esta ação é de grande relevância, porque a partir dos resultados, nos poderemos conhecer melhor a realidade dos estudantes e assim replanejar as propostas de atividades a serem oferecidas aos estudantes para o 2º semestre, podendo assim ofertar uma educação efetiva para todos estudantes”, destaca a Coordenadora de Práticas Pedagógicas Professora Cleide Farias.
 

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Secretaria de educação promove formação continuada para professores do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação vem realizando encontros de Formação Continuada para professores da Educação Infantil, do 1º ao 3º ano e para os Articuladores do Programa Novo Mais Educação por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017/2018.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As formações, cujo objetivo é oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam concretizar os direitos de aprendizagem dos alunos, tiveram início em fevereiro e aconteceram no auditório da Escola Zenóbia e no prédio do LEA, nos horários matutino e vespertino, sob a coordenação da professora Aristéia Nascimento e estão sendo concluídas hoje (25), já o Seminário final, será realizado em junho, com apresentações de experiências exitosas.

Ao longo deste período, a Secretaria Municipal de Educação contou com  seis  formadoras locais, atendendo a 33 professoras e 07 coordenadoras  da Educação Infantil, 64 professoras e 11 coordenadoras  do 1º ao 3º ano e 08 Articuladores do Programa Novo Mais Educação.

As formações para Educação Infantil foram ministradas pelas formadoras Ana Maria e Salezia Mágna, em 8 encontros com duração de 8 horas cada um, perfazendo um total de 64 horas de estudos com os seguintes temas:
Ser criança na Educação Infantil: Infância e Linguagem (caderno 2);
Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: Práticas e interações (Caderno 3);
Currículo e linguagem na Educação Infantil” (Caderno 6);
Continuação das discussões sobre “Currículo e Linguagem na Educação Infantil” (Caderno 6) e das relações entre os cadernos estudados.
Já as formações para os professores e coordenadores do Ensino Fundamental -1º ao

3º ano - foram ministradas pelas formadoras Cícera Maria, Dilene Silva e Taciana Cabral com as abordagens a seguir:
Estudo do Caderno 7 - Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento, totalizando 32 horas;
Estudo do Caderno 8 – Ciências da Natureza, totalizando 16 horas;
Estudo do Caderno 9 – Ciências Humanas, totalizando 16 horas;
Os Articuladores do Programa Novo Mais Educação também tiveram formação em Língua Portuguesa e Matemática, que foi direcionada pela formadora local Jane Cleide Vicente, sendo aplicadas oficinas e estudos com os temas:

Poema;
Contos;
Diversidade com gêneros textuais;
Artigos de divulgação científica;
Ângulos e Estudo dos Triângulos;
Diagonais e propriedade dos Polígonos;
Sólidos geométricos e planificações.
Para a Coordenadora Local Aristeia Nascimento “as formações estão desenvolvendo um trabalho dinâmico, com diversas estratégias didática-pedagógicas que norteiam os professores e permitem aos estudantes da pré-escola e do ensino fundamental alcançarem os objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada etapa e para o ciclo de alfabetização”.

Assim, a SEMED agradece a Prefeita Pauline Pereira, que tem a educação como a chave para todas as portas e, por isso, desde seu primeiro mandato, tem buscado, a cada dia, investir nessa área. Seja na valorização dos profissionais da educação, na melhoria da infraestrutura, no gerenciamento dos recursos ou pelos investimentos, por meio de Formação Continuada, garantindo uma educação efetiva, de qualidade e igualitária aos campo-alegrenses.
 

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Programa Canal Livre estreia na próxima segunda-feira na Rádio Campo Alegre FM

O informativo matinal será comandado pelos radialistas Márcio José, Messias Silva e Cristiano Souza que estão de volta a emissora.

Na próxima segunda-feira 28 de Maio, terá estreia na grade de programação da Rádio Campo Alegre FM o Programa Canal Livre, programa informativo que irá ao ar de segunda-feira a sexta-feira das 07 às 09 da manhã e promete agitar as manhãs do rádio local.

O programa terá na bancada os radialistas Márcio José e Messias Silva e nas reportagens de rua o repórter da nova geração Cristiano Souza.  O programa deve contar com entrevistas, reportagens, notícias do munícipio, do Brasil e do Mundo. Em breve também contará com Neilton Ferreira com as notícias do esporte.

“Depois de um período ausente, anunciamos a nossa volta aos microfones da Rádio Campo Alegre FM, agora com um novo Projeto, dinâmico, participativo, promovendo cidadania na comunicação de Campo Alegre”, destaca o radialista Márcio José.

O programa terá abertura para  a participação dos ouvintes através de Whatsapp com mensagens de texto ou áudio e por telefone, com suas perguntas, ideias, sugestões e reinvindicações. 

A Rádio Campo Alegre FM também terá em breve outras novidades na sua grade de programação, como a volta do radialista Cledval Freitas aos microfones, comandando o horário das 09 ao meio dia. O que deve sacudir a audiência da emissora campo-alegrense.

A emissora que é comandada pela Associação cultural e Comunitário de Radiodifusão de Campo Alegre é comandada pelo empresário Jorginho Matias, filho do ex-prefeito Jorge Matias.

Equipe do Cadastro Único realizou Ação do Projeto PBF na comunidade em Luziápolis

A coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do município de Campo Alegre juntamente com a Unidade Básica de Saúde Expedito Sérgio dos Santos (PSF 07) localizada no Distrito de Luziápolis,  realizou nesta quarta-feira (23) a execução do Projeto PBF na comunidade.

O projeto teve como objetivo identificar as famílias de baixa renda da localidade com cadastro desatualizados e as famílias que tem perfil CadÚnico que ainda não estão cadastradas que foram encaminhadas pelo responsável pela UBS incluindo e atualizando o cadastro das mesmas.

Durante a ação a Assistente Social do cadastro único e PBF Jessica Medeiros ministrou palestra com orientações sobre o Cadastro Único, Programas Sociais, Programa Bolsa Família e suas condicionalidades. Na oportunidade, a técnica do Cras Telmira da Silva realizou emissão da Carteirinha do idoso ao mesmo tempo esclareceu dúvidas referente a mesma.

Esta ação tem como objetivo intensificar a integração entre as áreas da Saúde e Assistência Social, levando a equipe do Cadastro Único e do Programa Bolsa família para as comunidades em parcerias com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Escolas, realizando atendimento as famílias de baixa renda, cadastrando e atualizando o Cadastro Único para garantir a essas famílias acessos aos Programas Sociais disponibilizados pelo Governo Federal.

Maio amarelo: Secretaria de saúde realiza ações de conscientização a prevenção de acidentes no Transito

Com o Objetivo de chamar a atenção da população campo-alegrense para o alto índice de mortes e feridos no trânsito a Secretaria Municipal de Saúde aderiu o Movimento do Maio Amarelo, e vem realizando em todas as Unidades de Saúde do Município ações sobre o tema. 

São palestras Educativas onde os profissionais orientam como agir e se comportar no trânsito, como atitudes simples que salvam vidas. Conscientização para o uso do cinto de segurança, utilização de capacete corretamente, Pedestres e Ciclistas respeitando os meios de transporte e vice-versa.

Para finalizar o Movimento do Maio Amarelo, no próximo dia 30 haverá uma blitz Educativa, a realização será uma parceria das Secretarias de Trânsito e Transporte, Saúde e Educação.

Visitadoras do Criança Feliz iniciam distribuição de livros infantis para famílias beneficiárias do Programa

Em Campo Alegre, as visitadoras do Programa Criança Feliz iniciaram na segunda-feira (14), a distribuição de livros infantis ofertados pelo Projeto Itaú Social "Leia para uma criança".

A entrega, que aconteceu durantes as visitas domiciliares, tem despertado o interesse de cuidadoras e cuidadores de crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.

Evilaine cuidadora e mãe de Samuel Henrique de 1 ano,  relatou como foi a visita e o que achou da entrega dos livros: "Fiquei muito feliz com a chegada dos livros, porque vai ajudar no desenvolvimento do meu filho, pois ele vai se interessar mais, porque contém gravuras e ele vai querer ler outros livros além desse. Até então ele não tinha contato com nenhum livro, acho que falta de interesse também, mas eu creio que a partir  desse ele vai querer ler mais e mais, conhecer mais historinhas e se interessar mais e se desenvolver mais a partir do livro". 

A família reside em Luziápolis e são acompanhados pela visitadora Rayanne Sane.
 

CRAS Campo Alegre realiza mais um encontro do Projeto Intergeracional REALidades

Nesta terça-feira, 22 de maio, o Centro de Referência da Assistência Social realizou mais um encontro do Projeto Intergeracional REALidades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Campo Alegre. 

Para esta oportunidade, solicitou-se que as idosas exibissem fotografias acerca de sua infância e/ou adolescência. As fotografias evidenciaram o passado das mesmas, considerando, especialmente, o lugar onde viviam/vivem, as pessoas com quem conviviam/convivem, as roupas que vestiam/vestem e quaisquer imagens que demonstrem as principais diferenças entre ontem e hoje. Cada idosa apresentou sua(s) foto(s) e falou sobre ela (s), ao tempo em que, as crianças levantaram questões sobre cada assunto tratado.

Esse momento busca evidenciar a importância de se reconhecer histórias de vida diferentes considerando cada período histórico. Da mesma maneira, incentiva o respeito a diversidade e a valorização da intergeracionalidade como estratégias importantes para o convívio comunitário.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Técnicos da Secretaria de educação e gestores escolares visitam a COOPECMARCA

A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.

Nessa perspectiva,     técnicos da Secretaria Municipal de Educação - SEMED e os Gestores Escolares visitaram, na manhã desta quarta-feira (16), a Sede da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre - COOPECMARCA. 

Na ocasião, puderam conhecer de perto a estrutura física do local e todo o processo de coleta, seleção e reciclagem dos resíduos sólidos.

Aproveitando a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Junior Braz e do Técnico Agrícola, Fagundes, que enfatizaram a importância da população para que a ação de “coleta seletiva” seja implementada e ampliada no município, os Gestores Escolares se colocaram a disposição para contribuírem com esta ação.

Eles se propuseram a desenvolver, junto aos professores e alunos, estratégias para colaborar com a manutenção e alargamento da ação de “coleta seletiva” no âmbito escolar, já que a mesma é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para as famílias dos catadores, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Equipe da Oficina Municipal apresenta Programa Melhoria da Educação a presidente do Conisul

Técnicos da Oficina Municipal estiveram, na última sexta-feira (18), em reunião com a presidente, Pauline Pereira, para apresentação do Programa Melhoria da Educação, cujo objetivo é fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação. 

A proposta é fazer a adesão entre os 17 municípios consorciados situados na Região Sul. A parceria firmada entre o Consórcio, a Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal possibilitará a participação de prefeitos, dirigentes municipais de educação e suas equipes e a equipe do consórcio em um processo de formação que se concretiza através de algumas estratégias que vão de desenvolvimento de um planejamento de curto prazo a partir da realização de um diagnóstico da educação municipal, a construção de instâncias de troca de experiências até a ação coletiva no nível regional.

Durante a apresentação, Gustavo Santos, diretor da Oficina Municipal, instituição executora do projeto, reforçou que o regime de cooperação e troca de experiências dentro do consórcio intermunicipal é um diferencial do Programa Melhoria da Educação. “O objetivo é ampliar a autonomia dos municípios principalmente pelo embasamento teórico-prático das equipes gestoras da educação municipal e pela criação de uma institucionalidade intermunicipal própria, que apoie os municípios participantes do consórcio em diversos aspectos das políticas de Educação”, reforçou.

Sobre o projeto

Criado em 1999, o programa já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros. Em 2013 e 2014, o Programa Melhoria passou a ser realizado em parceria com a Oficina Municipal e com Consórcios Intermunicipais buscando como resultado um maior impacto em conjuntos de Prefeituras de uma mesma região.

Conquistou-se com isso o fortalecimento dos órgãos gestores da educação e também de dois consórcios intermunicipais do Estado de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema - AMVAPA e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira – CODIVAR, com a formação de mais de 100 gestores municipais, responsáveis por redes escolares que acolhem cerca de 86.000 estudantes.

A metodologia utilizada prevê que a Oficina Municipal oriente e acompanhe os gestores municipais na elaboração de diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar planos de curto, médio ou longo prazos e de processos de gestão na área da Educação em âmbito regional. A elaboração dos planos e dos processos de gestão é feita de maneira participativa, envolvendo diferentes atores sociais.

Prefeitura de Campo Alegre realiza comemoração em homenagem ao Dia do Gari

O momento contou ainda com a entrega de novos fardamentos e sorteio de prêmios 

O dia do Gari que comemora-se oficialmente em 16 de Maio, teve  nesta segunda-feira 21 a realização de uma festa promovida pela Prefeitura de Campo Alegre com a realização de um jantar, sorteio de vários prêmios e a entrega de novos fardamentos para todos os garis e margaridas. 

A confraternização contou com a participação de todos os profissionais que trabalham no serviço de limpeza do município e aconteceu no Centro Social de Campo Alegre - CESCA.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços públicos, que proporcionou mais uma edição da comemoração em homenagem aos garis. 

Na ocasião o secretário Marcos Gama parabenizou a todos pelo belo trabalho e disse se sentir orgulhoso da equipe que tem na secretaria que comanda.

 “Tenho orgulho de contar com uma equipe tão esforçada em fazer o melhor pela limpeza de nossa cidade,  todo são servidores que merecem serem homenageados, pois começam a trabalhar muito cedo, para deixar nossas ruas e praça limpas logo pela manhã”, destacou o secretário de Urbanismo Marco Gama.

O secretário acrescentou ainda que a gestão tem o compromisso de todos os anos realizar a comemoração da data pela Prefeitura de Campo Alegre, como forma de reconhecimento a esses bravos servidores do município.
 

Alunos da Rede Municipal de ensino dão verdadeiro show na I Edição do Projeto “Cultura em Cena”

O projeto foi realizado pela parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre em parceria com a Secretaria de Cultura realizou neste sábado (19), o Projeto Cultura em Cena, cujo objetivo é moldar os sábados letivos, valorizando o ser humano, motivando-o para o resgate de valores importantes para formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais.

O Projeto contou com o apoio da Secretaria de Segurança Institucional e aconteceu no horário de 8h00 as 12h00, de forma simultânea, em três Pólos:

Polo I – Campo Alegre
Polo II – Luziápolis
Polo III – Chã da Imbira

Durante o evento, que foi computado como um sábado letivo, as escolas desenvolveram diversas atividades culturais, dentre danças e apresentações teatrais, abordando temas como a cultura regional, diversidade, cultura afro, entre outros.

As atividades culturais e pedagógicas do Pólo I aconteceram no Ginásio de Esporte João Matias e contou com a participação dos alunos, professores, equipes gestoras das cinco unidades escolares da sede: Escola Helenilda Correia, Escola  João Paulo II, Escola Zenóbia Ferreira, Escola Miguel Matias e Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo.

No Polo II, as atividades aconteceram na Quadra Poliesportiva Daniel José, com a participação da comunidade escolar das unidades escolares do Distrito Luziápolis  e adjacências: Escola  Felizardo Souza, Escola  Pedro Oliveira,  Escola  Cícero Mizael, Escola  Menino Jesus de Praga  ainda contou com a participação do Grupo Let’s Dance e Grupo de Capoeira do Instituto Céu Aberto.

Já o Pólo III, foi realizado na Quadra Poliesportiva Edvanio Santos com a participação dos alunos, professores e equipes gestoras das unidades escolares: Escola Rui Palmeira (Povoado Belo Horizonte), Escola Elita Tenório (Fazenda Mineiro), Escola João Fernandes Vieira Filho e Escola Lourinete Porto (Povoado Chã da Imbira) e da Escola Olival Tenório ( Usina Porto Rico).

O evento contou com a participação dos técnicos da SEMED, monitores do Programa Novo Mais Educação e membros da Secretaria de Cultura, que não mediram esforços para contribuir com a SEMED, que atingiu um resultado positivo durante a ação.

Na oportunidade, estiveram presentes a Secretária de Educação Graciene Alencar, o Secretário de Cultura Márcio José, estudantes, professores e equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino.

“Foi um momento muito gratificante, a parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura e Transporte foi essencial para realização do projeto, assim como a contribuição dos Monitores do Programa Novo Mais Educação, que não mediram esforços para realização do evento. Sentimento difícil de descrever para mim que sou militante da Cultura e prezo pela qualidade, só agradecer a todos que se envolveram”, disse o Coordenador do Projeto, professor Antônio Máximo.

Já a Professora Jane Cleide Coordenadora de Programas e Projetos da SEMED, parabenizou cada equipe e frisou “O sucesso desta ação dependeu do esforço e desempenho de cada participante envolvido. O evento superou as expectativas, foi muito além do previsto. Parabéns a todos os envolvidos”.

“Foi maravilhoso ver o engajamento das Instituições de Ensino que têm usado sua criatividade na ações realizadas e não poderíamos deixar de agradecer a nossa Prefeita Pauline Pereira, que tem nos proporcionado as condições necessárias para garantir um ensino digno e de qualidade aos nossos alunos”, destacou a Professora Graciene Alencar, Secretária de Educação.
 
 

Secretaria de Indústria e Comércio realizou o I Seminário de educação fiscal em Luziápolis

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Industria e comércio realizou na ultima quarta-feira 16, o I Seminário de Educação Fiscal no Distrito Luziápolis.

O evento foi direcionado a empreendedores, contadores e empresários da região, o evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Dentre os temas abordados no evento estão: Programa de Educação Fiscal da Sefaz/AL, Microempreendedor Individual e Micro empresa.
A iniciativa propôs debater sobre os recursos públicos e a sistemática de tributação no país, além de exemplificar a campanha da Nota Fiscal Cidadã. 

O coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, Yuri Miranda, ministrou uma palestra destacando o Programa de Educação Fiscal da Sefaz/AL.

O que compete aos tributos federais foi simplificado pelas analistas tributárias da Receita Federal Adélia de Carvalho Lima e Valéria Bezerra.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Indústria e Comercio do município, Denis Souza, é muito importante a presença de toda a sociedade em eventos como este, para ampliar os conhecimentos sobre o que é feito com os impostos arrecadados, bem como onde são investimentos, a exemplo da área de educação, saúde e segurança.

Difusão da Educação Fiscal em Alagoas

Ainda na quarta-feira (16), houve uma reunião de alinhamento entre a Sefaz e a Comissão de Educação Fiscal em Campo Alegre, para implantação do programa na rede pública de ensino. A medida deve entrar em vigor a partir do segundo semestre deste ano, promovendo ações para conscientizar os cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos, bem como ampliando os conhecimentos sobre administração pública, alocação e controle de gastos públicos.