O município de Campo Alegre tem sido referência em muitas áreas no Estado. Desde a primeira Gestão da Prefeita Pauline Pereira, avanços na área da saúde, educação, segurança pública, saneamento, são vistos constantemente, inclusive, servindo de inspiração para outros municípios que tem procurado as secretarias municipais para entender um pouco da dinâmica utilizada pela gestão.
O município tem a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - UAI inaugurada em Alagoas com a finalidade de acolhimento e recuperação de crianças e adolescentes com idade entre 08 a 18 anos com dependência química, tem o 3º maio IDEB de Alagoas e foi a pioneira no estado, em relação ao ensino de Educação Fiscal nas Escolas, sendo inclusive, destaque na 66ª reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal - GEF.
O município tem a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - UAI inaugurada em Alagoas com a finalidade de acolhimento e recuperação de crianças e adolescentes com idade entre 08 a 18 anos com dependência química, tem o 3º maio IDEB de Alagoas e foi a pioneira no estado, em relação ao ensino de Educação Fiscal nas Escolas, sendo inclusive, destaque na 66ª reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal - GEF.
O encontro, que é realizado pela Secretaria de Estado de Fazenda, conta com representantes nacionais das diversas instituições que integram o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), que trocaram experiências e discutiram as estratégias de ações junto ao público-alvo do grupo - sociedade, escolas e servidores públicos.
O evento teve início na terça-feira (22), encerrando na quinta-feira (24) com a apresentação de experiências exitosas de estados brasileiros, no qual, o município de Campo Alegre foi destaque, sendo o primeiro município alagoano a institucionalizar a educação fiscal no estado, por meio da Lei Municipal 877/2018, já nomeando uma comissão de 5 membros através da Portaria Nº 079/2018.
Alagoas, através da explanação do Coordenador Pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), Yuri Miranda, apresentou para o grupo Nacional de Educação Fiscal a sua experiência e estratégia para a criação do programa, que teve início em 2015, demonstrando o desenvolvimento nas escolas de tempo integral, em que a disciplina eletiva começou a ser implantada, bem como na Universidade Estadual de Alagoas, tendo a Educação Fiscal como a primeira disciplina eletiva opcional e particularmente o trabalho nos municípios.
Desde o ano passado, o município de Campo Alegre tem promovido uma série de ações voltadas à Educação Fiscal. As ações iniciaram na Escola Estadual Dom Constantino Luers, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, que promoveu uma gincana, cuja missão consistia em conseguir novos cadastros no Programa da NFC e convencer a população a compartilhar os cupons fiscais com dois dos projetos sociais do município: Comunidade Gênesis e Instituto Céu Aberto. Este ano, através da parceria com a Secretaria de Educação, o projeto piloto de educação fiscal será desenvolvido na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, sendo progressivamente ampliado nas demais Instituições de Ensino.
Na oportunidade, estiveram presentes a Presidente da Comissão de Educação Fiscal de Campo Alegre, Jane Cleide Vicente e Gláucia Tavares, Coordenadora do Programa do GEFE/AL.
Para Jane Cleide, foram 03 dias bastante produtivos “Participar deste momento foi muito significativo, adquiri os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do Projeto, onde tive a oportunidade de assistir explanações e apresentações de alguns estados, que foram muito relevantes para o desenvolvimento de ações do Programa Nacional de Educação Fiscal”, destacou Cleide.
A reunião
O PNEF representa a união de forças entre estados, municípios e diversas instituições federais com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da importância social dos tributos e da correta aplicação dos recursos públicos, incentivando maior participação do cidadão e fortalecendo os instrumentos de controle social. Por meio do PNEF, gestores públicos e educadores são capacitados, com cursos presenciais e a distância, para desenvolverem as atividades localmente.
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