O secretário Leonardo Monteiro participou de entrevista ao vivo sobre o assunto |
O município de Campo Alegre está apoiando o evento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (CONISUL), que é a última Reunião Pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Sul, nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 9 horas, no Centro Social de Campo Alegre.
A reunião deve contar com a presença de gestores de todos os municípios do CONISUL, técnicos, representantes de comunidades e sociedade em geral. É um momento importante, pois trata-se de um marco referencial para a Região, bem como para os municípios integrantes.
Na área de resíduos sólidos, o Estado de Alagoas está divido em sete regiões, formado assim por sete consórcios. Na região Sul nós somos 16 municípios integrados e para a nossa região, os gestores definiram a formalização de uma Parceria Público Privada (PPP), e desde o começo do ano abriu um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresas de todo o país apresentassem estudos e projeto para prestação dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final dos Resíduos Sólidos urbanos dos municípios do CONISUL.
Nesse momento a equipe jurídica do consórcio analisa a documentação apresentada pelas empresas que quiseram apresentar propostas e após essa etapa vai abrir licitação pública. Temos a expectativa de que até o final do ano já exista uma empresa administrando os resíduos sólidos dos municípios, que juntos agregam uma população de cerca de 600 mil habitantes.
O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Sul é um projeto que desde 2014 vem estudando a situação dos resíduos sólidos nos 101 municípios alagoanos, já que Maceió possui um aterro sanitário. Além disso, as discussões da secretaria estadual tratam da atuação dos consórcios públicos para gestão e o gerenciamento dos resíduos.
Confira a entrevista concedida pelo secretário Leonardo Monteiro: VÍDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.