segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Academia da Saúde realizou I Torneio de Futsal para os homens que fazem parte da unidade

A Academia da Saúde “Unidade Zé Pité”, realizou neste domingo 30 de agosto, o I Torneio de Futsal com os homens que participam das atividades na unidade. O torneio foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e lazer. 

O coordenador da Academia da saúde, educador físico Pedro Temóteo e os professores Cleiber Meireles e Janice Valéria ofereceram uma manhã diferenciada, tendo como objetivo proporcionar momentos de lazer através dos jogos e incentivar a prática esportiva e possibilitar a socialização e a interação entre os alunos.

“Muito importante momentos como esse, a prática esportiva é fundamental para nossas vidas, e ainda promove a integração e diversão aos participantes”, destacou o coordenador Pedro Temóteo.

sábado, 29 de agosto de 2015

Professor de Luziápolis é o único de Alagoas entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10

O professor durante uma das ações de arborização do Conjunto João José Pereira
O Professor Antonino Lopes Dos Santos que reside e leciona no Distrito de Luziápolis na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre ficou entre os 50 finalistas da edição 2015 do Prêmio Educador Nota 10. O resultado dos 10 finalistas sairá segunda-feira. 

Na lista divulgada pela organização do Prêmio o professor aparece como o único de Alagoas entre os 50 finalistas.

O professor de Ciências Antonino Lopes dos Santos concorre ao prêmio com o Trabalho: "Mata ciliar e educação ambiental", desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro de Oliveira Santos em Luziápolis, Campo Alegre - AL.

O professor coordena em Luziápolis o projeto denominado Amigos do Meio Ambiente - AMA, onde o professor e os alunos vem desenvolvendo a produção das mudas em um viveiro para a realização do plantio na área de reflorestamento. O projeto conta com a participação de 44 alunos do Ensino Fundamental matriculados na Escola Municipal Pedro Oliveira Santos, onde o projeto vem sendo desenvolvido.

O mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. Aproximadamente 3.000 educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.

Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas e entre os finalistas são escolhidos os dez Educadores Nota 10. Nessas 18 edições, reconhecemos 191 educadores, entre professores e gestores, e entregamos aproximadamente 2,2 milhões de reais em prêmios. 

Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.
Confira a relação com os 50 finalistas no link a seguir: FINALISTAS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dados do IBGE aponta crescimento da população de Campo Alegre

De acordo com a estimativa o município teve um aumento de 616 habitantes em um ano

Segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU), o município de Campo Alegre município teve nos últimos anos um aumento de 616 habitantes.

Comparando os dados divulgados pelo IBGE mostram que o município passou de 55.814 habitantes em 2014 para 56.430 habitantes atualmente. 

Alagoas 

A estimativa da população de Alagoas é de 3.340.932 habitantes, 19.202 a mais que em 2014, que foi de 3.321.730. A capital, Maceió, teve um pequeno aumento de 8.454 habitantes, pulando de 1.005.319 em 2014 para 1.013.773 este ano.

Brasil 

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. O país tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562.

Unidade Básica de Saúde realizou ações voltadas para os homens do Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes

A Unidade Básica de Saúde Arnóbio da Rocha Tavares (PSF 03), localizada no Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes, realizou na ultima quarta-feira 26, uma ação voltada para o público masculino, onde a direção da unidade usou a estratégia denominada “Saúde do Homem em foco”, onde os serviços foram ofertados no horário noturno devido este público apresentar dificuldade para frequentar a unidade de saúde durante o dia por conta do horário de trabalho. Os serviços oferecidos pela equipe foram avaliação médica, avaliação odontológica, enfermagem, aferição de pressão arterial, glicemia, peso - e palestra educativa.

O objetivo da equipe é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa é uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino é um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas de saúde.  Os homens por diversos motivos cuidam menos da saúde, têm mais dificuldade em reconhecer suas necessidades e rejeitam a possibilidade de que podem adoecer e acabam procurando ajuda tardiamente. 

Ação foi bem aceita pela população masculina onde foram atendidos neste primeiro momento em média 35 homens na faixa etária de 20 a 70 anos. A equipe de saúde pretende promover mais momentos como este na unidade.

A prevenção de todas essas doenças está ligada a mudanças de hábitos de vida e realizar avaliações rotineiras de saúde.


Secretaria de saúde promove ações da Campanha de Combate ao tabagismo no município

O tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo

A Secretaria Municipal de Saúde Campo Alegre realizou durante a semana ações em alusão ao dia 29 de Agosto Dia Nacional de combate ao Fumo. Na manhã de quinta- feira (27) foram convidados para participar do encontro todos os usuários tabagista dos grupos de tratamento das unidades, e ainda os Ex-tabagistas que fazem parte do grupo controle.

O encontro foi realizado no Centro Social de Campo Alegre (CESCA), promovido pelo núcleo de Promoção da Saúde onde foi apresentado o programa de tratamento, momento importante de sensibilização e incentivo para aqueles que estão iniciando o tratamento. Durante o encontro aconteceram alguns depoimentos dos pacientes que estão na fase de controle, dando continuidade terá entrevista na rádio campo alegre sobre o tema e palestras nas unidades básicas e para os usuários do CRAS do Distrito de Luziápolis.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais: prevenir a iniciação e incentivar a cessação do tabagismo e à promoção de ambientes livres de tabaco. Tendo em vista a promoção da saúde da população Campo Alegre atua de forma integrada e articulada a intersetorialidade e o comprometimento de todos os atores é fundamental para o sucesso das ações tendo em vista a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis uma melhor qualidade de vida para a população.

O município está com cobertura em todas as unidades com tratamento de controle ao tabagismo, para participar é necessário procurar a enfermeiro da sua unidade de referencia e se cadastrar para participar do grupo, o tratamento dura 03 meses de acompanhamento multiprofissional e medicamentoso seguido de mais 03 meses do grupo controle e posteriormente manter o contato até completar um ano sem fumar. 

O fumo gera sobrecarga do sistema de saúde com tratamento de doenças ligadas a ele, causa mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas no trabalho, reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou abertura do Projeto de Arte, Música e Dança

Foi realizada nesta quinta-feira 27 de agosto, a abertura do Projeto Música, Arte e Dança realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado para crianças e adolescentes de Campo Alegre. O evento aconteceu na praça central da cidade onde foram realizadas diversas apresentações culturais das escolas da rede municipal, projetos do município, Serviço de Convivência do Povoado Chã da Imbira e Luziápolis e o Grupo Contadores de histórias.  

O evento contou ainda com a participação de artistas da terra como o cantor Fabiano Zareth, e aconteceu ainda a realização e exposição de pinturas, artesanato e muito mais. A Filarmônica Emeriato Pereira também participou da abertura do Projeto, e inclusive realizou a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A diretora Claudineide e toda equipe do SCFV sempre dando o melhor para os grupos agradeceram a todos os parceiros para a realização do evento.



quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Prefeita Pauline Pereira participou de encontro que reuniu prefeitos alagoanos em Arapiraca

No encontro os gestores pediram o apoio da população para enfrentar a atual crise enfrentada pelos municípios 

Em evento organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã desta quinta-feira (27), mais de 30 prefeitos, vice-prefeitos, presidente de câmaras, vereadores e secretários municipais de várias localidades do Agreste e Sertão de Alagoas estiveram presentes na cidade de Arapiraca, onde participaram de entrevista coletiva com a imprensa e de um debate sobre a atual crise financeira enfrentada pelos municípios.

Os gestores tiveram a oportunidade de apresentar o quadro da situação econômica por que passa cada município.

Na abertura da coletiva, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, disse que os prefeitos estão no limite de suas capacidades financeiras para a oferta de serviços à população. Beltrão revelou que os municípios estão perdendo recursos desde o ano de 2008, com a centralização de verbas na esfera federal.

“Nossa orientação é de que os prefeitos continuem mobilizados e enxugando os custos para o enfrentamento da crise financeira”, frisou o presidente da AMA, citando as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, segundo Beltrão, os municípios brasileiros já acumulam perdas no valor de R$ 1,5 bilhão este ano.

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), destacou a união dos gestores, frisando também os obstáculos que seu município vem enfrentando com as quedas de recursos do FPM.

“Há aumento anual do salário mínimo, de gasolina, tarifas de energia elétrica e de outros serviços para manutenção da máquina pública. Fomos um dos primeiros a cortar despesas e reduzir salários de secretários e de cargos em comissão, mas as dificuldades persistem e precisamos do apoio da população para buscarmos meio de amenizar todo esse impacto nos serviços oferecidos aos cidadãos e cidadãs”, completou Célia Rocha.

Ao final do evento, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, adiantou que a entidade vai promover cinco encontros regionais e, depois, uma audiência com os deputados na Assembleia Legislativa Estadual (ALE).

Ele disse que as áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social, entre outras, foram praticamente municipalizadas, com as prefeituras executando esses serviços públicos para a população.

O presidente da AMA ressaltou que, no programa de alimentação escolar, a merenda tem o custo por aluno de R$ 0,30 centavos. No transporte escolar, os municípios recebem R$ 12,00 por aluno.

“Isso está sufocando as prefeituras alagoanas. Temos o apoio da nossa bancada federal, em Brasília, mas precisamos ampliar esse mutirão em defesa do movimento municipalista”, finalizou Beltrão.

Não existem cidades grandes ou pequenas, lembrou a prefeita Pauline Pereira. Todas estão no mesmo barco e lembrou o comentário do jornalista Alexandre Garcia, de que essa injustiça tributária vai acabar com as cidades.

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira também esteve no encontro acompanhada dos secretários municipais, Isys Roberta (Assistência Social), Tamiris Santos (Saúde), Maraisa Segava (Finanças), Claudio Dacosta (Adjunto de educação), Leonardo Monteiro (agricultura), José Antônio Ferreira (Administração) e Álvaro Neto (Esportes), além dos vereadores, José Correia (Jura), Kellyn Rafaella e a presidente da Câmara de vereadores Jeane Santos.


TRE-Al indefere pedido de urnas eletrônicas para processo de escolha dos conselheiros tutelares

Na manhã desta quarta-feira, 26 de agosto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Alegre - CMDCA, através de seu presidente, José Ednaldo Cavalcante de Farias, recebeu ofício do Desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral - Al, Sebastião Costa Filho, informando: "após a devida analise do petitório pelas divisões técnicas deste Tribunal, informo que infelizmente sou obrigado a indeferir o pleito, no que diz respeito ao emprego de urnas eletrônicas". 

Em sua decisão, o desembargador destaca: "o pedido formulado observou o previsto no artigo 2º da resolução nº 22.685/2007 do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, porquanto o lapso temporal entre a data do pedido (31/07/2015) e a em que se dará a eleição (04/10/2015) é superior a 60 (sessenta) dias e que a entidade interessada (CMDCA) possui legitimidade para o pedido, por ser órgão que desempenha relevante papel social, qual seja o de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ademais, entendo que o atendimento do pedido é conveniente e oportuno, a fim de assegurar a transparência e celeridade da eleição para escolha dos conselheiros". 

De acordo com o desembargador, o indeferimento ocorreu após relatório técnico da Secretaria de tecnologia da informação que alegou insuficiência de servidores para dar suporte técnico em todos os processos de escolha, bem como, poderá interferir na manutenção preventiva das mesmas para as eleições municipais do ano vindouro e a falta de orçamento da Justiça Eleitoral. 

Diante do exposto, a comissão especial responsável pelo processo, já se reuniu para tomar as providências cabíveis, que serão divulgadas em breve. Informações dão conta que só a capital terá urnas eletrônicas.
O CMDCA está estudando a possibilidade de informar a decisão ao Conselho Nacional. 

Confira o ofício na Integra no link a seguir: OFICIO TRE

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Estudantes universitários conhecem o Projeto de Restauração da Mata Ciliar do Rio Escorrega

Alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança – FAFIBE IEDUCARE, acompanhados pela Professora de Educação Ambiental, Suellen Goés Sales, estiveram presentes em Luziápolis, no último sábado 22, para conhecerem o Projeto de Restauração da Mata Ciliar do Rio Escorrega, idealizado e coordenado pelo Professor Antonino Lopes, lotado na escola Municipal Pedro de Oliveira.

Os alunos foram recepcionados pelo Professor Antonino no viveiro de mudas do projeto, onde conheceram como o mesmo foi idealizado e todos os processos de produção das mudas de espécies nativas, produzidas pelos alunos da Escola Municipal Pedro de Oliveira vinculados ao projeto. Posteriormente, alunos da FAFIBE IEDUCARE; Professora Suellen; alguns integrantes do Projeto e o Professor Antonino Lopes, participaram de uma trilha ecológica ao Rio Escorrega.

Foram visitados dois trechos do Rio: o local com mata ciliar preservada e outro trecho sem mata ciliar, onde os alunos puderam conhecer os impactos negativos à região devido à perda desse tipo de cobertura vegetal. No momento também conheceram a área privada que já foi autorizada para o novo plantio de mudas, que atualmente conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre.

O viveiro de mudas do Projeto de Restauração da Mata Ciliar do Rio Escorrega tem recebido a visita da comunidade e principalmente de pais de alunos que desejam conhecer melhor o projeto.  O mesmo tem desenvolvido algumas ações nas escolas do município, como palestras sobre educação ambiental e visitas ao Rio Escorrega com alunos do ensino infantil e fundamental.

Para o Professor Antonino Lopes, a visita dos alunos da FAFIBE IEDUCARE ao viveiro de mudas, com o intuito de conhecer o projeto, evidencia um avanço de uma ação ambiental que vem sendo desenvolvida com muita seriedade e tem já mostrado alguns frutos, como o plantio de mais de 600 mudas de espécies nativas na região, o projeto está criando forma e extrapolando os limites do Município de Campo Alegre, despertando também o interesse de outros municípios.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Representantes do Município de Campo Alegre participam da edição do Seminário Brasil mais Simples

Durante os dias 20 e 21 de agosto agentes públicos da Prefeitura Municipal de Campo Alegre participaram do seminário Brasil Mais Simples, promovido pelo Sebrae e parceiros em Maceió, para debater assuntos relacionados à desburocratização no ambiente dos pequenos negócios. O Sebrae Nacional e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) dão suporte para intensificar o alinhamento entre os parceiros estaduais e, assim, aprimorar os processos de desburocratização, regularização e baixa de empresas.

O evento contou com a participação do Secretario de Indústria e Comércio Francisco Joaquim, o Agente de Desenvolvimento Denis Souza, e as Representantes de Sala do Empreendedor Cristina Roberto e Nubia Tomé, a Técnica da Vigilância Sanitária Josefa Pereira, o Administrador da REDESIM Diego Cirilo e um representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Luis Lorhans.

Alagoas sediou esse seminário por ser o único estado brasileiro que possui a Redesim implantada em todos os municípios e se destaca na implementação da Lei Geral no país. Entre os parceiros do Sebrae na realização do evento estão governo federal, governo de Alagoas, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Junta Comercial de Alagoas (Juceal), que gere a Redesim no estado, através do Portal Facilita Alagoas. As inscrições para o Seminário Brasil Mais Simples

Bem Mais Simples Brasil
Embasado nos modelos de simplificação empresariais já aplicados no país, como o Simples Nacional e o Microempreendedor Individual (MEI), o Programa Bem Mais Simples Brasil será apresentado em Maceió pelo ministro Guilherme Afif Domingos, da SMPE. Ele vai expor como se aplicam as propostas para melhorar a eficiência da gestão pública, de forma a facilitar a vida dos empresários e alavancar o ambiente de negócios.

O Bem Mais Simples Brasil apresenta cinco diretrizes: eliminar exigências que se tornaram obsoletas com a evolução tecnológica; unificar o cadastro e a identificação do cidadão; permitir o acesso aos serviços públicos em um só lugar; guardar informações dos cidadãos para consultas; e resgatar a fé na palavra do cidadão, substituindo documentos por declarações pessoais.


Municípios alagoanos saem na frente e cortam despesas para superar crise

Os municípios alagoanos saíram na frente e estão cortando despesas para superar a crise financeira nacional. Os municípios do Litoral Norte, em bloco, estão reduzindo o número de cargos comissionados e de secretarias. “Estamos fazendo o dever de casa que a própria presidenta Dilma Rousseff já deveria ter começado”, diz o prefeito de Matriz de Camaragibe, Marcos Nascimento.

Nesta segunda-feira, na sede da AMA, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira também foi taxativo ao dizer que o FPM representa 40% da receita da capital e que a queda do recurso, em agosto, teve um efeito devastador nas contas. Também citou as pedaladas federais e as pautas bombas que estão aumentando os pisos salariais de diversas categorias, sem definição de fonte de financiamento. 

“O problema de um, é o problema de todos”, disse o presidente da Entidade, Marcelo Beltrão, ao defender medidas conjuntas que disparem o alerta à população. A AMA em parceria com a CNM vai começar uma grande campanha de esclarecimento para que todos conheçam os números dos municípios e os malabarismos que os prefeitos estão fazendo para garantir os serviços públicos. “Os prefeitos não podem ficar sozinhos. A crise não é responsabilidade nossa e a situação tem que ser compartilhada”, acrescentou Beltrão.

Na quinta-feira, dia 27, haverá o primeiro encontro regional em Arapiraca. Os prefeitos vão mostrar a população e a imprensa o que realmente é a crise.

A situação se agravou porque o governo federal encontrou formas de arrecadar, sem partilhar com os demais entes federados. Muito pelo contrário, disse o prefeito Jorge Dantas. Com as desonerações que foram praticadas para garantir a manutenção dos empregos em cidades ricas, os municípios pobres foram os mais prejudicados. Nos últimos seis anos, o governo tomou um FPM inteiro de Alagoas. Os Municípios deixaram de receber no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre 2008 e 2014, a soma R$ 121,4 bilhões. 

As áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social, entre outras, foram praticamente municipalizadas, e agora são as cidades que executam estes serviços públicos para a população, mas a parcela dos recursos para os entes municipais permanece estável ao longo dos anos, mesmo com algumas conquistas da CNM e do Movimento Municipalista neste período.

Outra política pública que tem impacto muito expressivo nas contas municipais é o reajuste do Salário Mínimo acima da inflação. Se somados os efeitos da política desde 2003 até a previsão para 2016, o impacto total será de R$ 21,9 bilhões nas despesas com pessoal dos Municípios brasileiros.

Um dos maiores fatores para o aumento da despesa de pessoal das prefeituras foi a criação do Piso Nacional do Magistério Público. Os prefeitos reconhecem a importância da categoria, mas não têm como suportar o encargo. De 2010 até 2015 o piso passou de R$ 1.024,00 para R$ 1.917,78, um aumento de 87,9%, enquanto que a inflação pelo INPC foi de 35,3%.

Também responsabilizados por obras inacabadas, os prefeitos apresentam os números dos Restos a Pagar no Orçamento Geral da União (OGU), que é de R$ 35 bilhões, em 2014. Em linguagem didática, o governo diz faça e na hora do pagamento diz que não tem dinheiro e deixa para o prefeito a responsabilidade de justificar o problema para a comunidade.

O governo federal também já criou 397 programas e hoje transfere para os municípios a gestão deles. O PSF é um dos principais. O valor de repasse do programa atualmente varia entre R$ 7.130 e R$ 10.695 por equipe ao mês, mas, na verdade, custa cerca de 3 vezes o valor do repasse realizado pela União.
No programa de alimentação escolar, a merenda, o custo por aluno é de R$ 0,30 centavos. No transporte escolar, os municípios recebem R$ 12,00 por aluno.

São esses dados que a população desconhece e precisa saber para ajudar aos prefeitos a cobrar do governo federal. “Os prefeitos têm feito muito mais de que suas atribuições constitucionais e não podem ser responsabilizados por uma crise que não é nossa”, disse o presidente da AMA.

Veja o vídeo e entenda a Crise:


ASCOM AMA

Cristãos evangélicos de Campo Alegre participaram da Primeira Conferência Seja Ex

No ultimo sábado 22 de Agosto de 2015 foi realizada no Centro Social de Campo Alegre a Primeira Conferência Evangélica Seja Ex. O evento cristão reuniu centenas de jovens de várias igrejas evangélicas que se reuniram com objetivo de louvar e adorar o senhor Jesus Cristo.

A conferência teve a participação das seguintes bandas evangélicas: Ministério Seja EX, Ungidos 4, Som da Colheita e Resgate Crew.

O que é o Ministério SEJA EX

Trata-se de um ministério voltado para jovens que ainda continuam com dificuldades de transformar uma ou varias áreas de sua vida em uma coisa passada.

A ideia foi dada por Deus em Novembro de 2013 com base nesse versículo: todo aquele que está em cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo novo se fez.



Artistas locais participaram da VIII edição da Mostra Arte Cultural de Campo Alegre

Neste sábado 22 de agosto, foi realizada em Campo Alegre a VIII edição da Mostra Arte Cultural. O evento que foi realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Cooperativa dos Artesãos de Campo Alegre - COOPEARTE.

A Mostra Cultural apresentou diversas manifestações artísticas culturais, fazendo uma viagem pela cultura alagoana e brasileira, apresentados os folguedos, as manifestações e os costumes populares. 

No palco da mostra se apresentaram vários grupos culturais das escolas e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Alguns apresentações e grupos tradicionais também participaram da Mostra como a banda de pífano, o grupo das baianas e a Filarmônica Emeriato Pereira Lima que também se apresentou na abertura do evento.

Durante a mostra houve ainda a exposição de varias obras artesanais confeccionadas por artesões do município, que durante todo o mostraram e comercializaram seus trabalhos chamando a atenção de vários visitantes do evento.

No encerramento da mostra ainda contou com o show com a Banda Nosso Xote que tocou para os presentes. O evento foi realizado pelo oitavo ano consecutivo para comemorar o Dia do Folclore.



sábado, 22 de agosto de 2015

Escola Hildebrando Guimarães realizou Baile do estudante e escolheu o mais belo casal do ano

Ainda em comemorações ao dia do estudante, a Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães promoveu nesta sexta-feira 21, um grande desfile para a escolha do mais belo casal de estudantes da instituição de ensino do ano 2015. O evento foi idealizado pela direção da escola e envolveu todos os alunos da instituição, que lotaram o espaço na torcida por seus representantes.

A disputa foi bastante acirrada, pois belas garotas e belos garotos concorreram ao título, mas no final a comissão julgadora elegeu o casal Renata Rocha e Thyago Santos como o mais belo casal de estudantes do ano de 2015.

Após o desfile a festa continuou com a apresentação musical DJ CANELA, que festa a festa para a juventude presente. Professores, alunos, pais de alunos, e convidados vibraram bastante com o desfile de cada um dos participantes.

A direção da escola agradeceu a todos os parceiros e colaboradores pela possibilidade de com muito sucesso realizar mais uma edição do evento que já é uma tradição da Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães. 

Em breve postaremos todas as fotos.



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Transporte para estudantes universitários de Campo Alegre foi normatizado em audiência pública

Reunião estabeleceu normas para utilização do transporte público para as universidades

Em reunião realizada nesta quinta-feira 20, no auditório do Fórum de Campo Alegre, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Transportes e do Ministério Público representado pelo promotor de Justiça Dr. Andresson Charles Silva Chaves, foi estabelecido algumas normas para utilização do transporte público oferecido pela Prefeitura de Campo Alegre aos estudantes que cursam faculdades em outros municípios.

Logo na abertura da reunião o promotor expressou sua indignação pela ausência dos estudantes universitários na reunião, eles que são os principais interessados, solicitaram a audiência e não compareceram. O promotor sugeriu que fosse implantada uma lista de espera por vagas para os estudantes novatos utilizarem os transportes e teve conhecimento que esse cadastro já vem sendo realizado no município de acordo com a instrução normativa SEMED 01/2015.

A gerência administrativa da secretaria Municipal de Educação representada pela gerente Helma Carneiro apresentou os números crescentes da oferta do transporte aos estudantes universitários, a oferta passou de 515 alunos que utilizava os transportes em 2012 para 724 alunos atualmente, e por conta desse aumento o município chegou a um limite de condições para a oferta.

Helma explicou ainda que recentemente como medida de contenção de despesas o município fez a substituição de duas vans por um ônibus para o transporte de estudantes para Maceió. A mudança também resultou na ampliação da oferta por se tratar de um veículo maior melhor atendendo a demanda.

Na reunião ainda ficou definido que a Secretaria Municipal de Educação fará um trabalho de divulgação da Instrução Normativa que trata da oferta do transporte nas escolas que oferece o ensino médio para que os futuros estudantes universitários já se preparem para atender as normas estabelecidas. O procurador do município Dr. Juarez Aciolli destacou que entre os critérios os alunos logo que passem no vestibular devem fazer a inscrição em um pré-cadastro para aguardar a disponibilização das vagas.

No final o promotor concordou em ser cumprida a Instrução Normativa, e que os alunos interessados em utilizar os transportes estejam atentos para o que preconiza as normas para utilização do transporte público para as universidades.

A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto de educação professor Claudio Dacosta, do secretário de transportes Edson Braz Junior, dos vereadores Jeane Nascimento, José Correia (Jura), Kellyn Rafaella, G Correia e Abelardo Paiva, e do procurador geral do município Dr. Juarez Aciolli.

Gráfico mostra o crescimento da oferta nos últimos três anos

Reunião com gestores escolares debate a implementação do Plano de Desenvolvimento Escolar – PDDE Interativo

A Secretaria de Educação de Campo Alegre encontra-se em processo de implementação do PDDE Interativo, uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvido pelo Ministério da Educação.

O Coordenador de Planejamento e Gestão Educacional, professor Marcos Cavalcante, destacou que há várias novidades no PDDE/2015, como por exemplo, nas suas etapas de elaboração, como alternativa de um processo de construção coletiva entre as equipes dos programas que integram o sistema, possibilitando assim melhorar o planejamento e realizar mais, para tanto  o Conselho Escolar (ou parte dele) deverá assumir as funções do Grupo de Trabalho – GT, na construção do Diagnóstico e do Plano Integrado, isso para que a elaboração do plano seja efetivamente democrática e participativa.

Segundo o Ministério da Educação parte das informações preenchidas no Diagnóstico será disponibilizada aos estados e municípios no momento da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), podendo ser utilizadas no planejamento das ações da rede para o ciclo 2015-2018.

Em Campo Alegre a reunião que aconteceu nos dias 17 e 19 deste mês com os gestores escolares, focou o debate no planejamento estratégico, e contou com a participação da  Assessora em Planejamento Estratégico da SEMED, Ana Valéria Peixoto.

O Coordenador de Planejamento e Gestão Educacional professor Marcos Cavalcante, destacou ainda que a Coordenação pretende desenvolver um trabalho vinculado e direcionado aos gestores e membros do Conselho Escolar visando o fortalecimento das instâncias de controle social, garantindo assim efetivação da democratização da rede pública de educação de Campo Alegre.

Também Participaram da reunião a Assessoria Especial da SEMED,  Professora Elisangela Vicente e as Técnicas em  Ensino e Aprendizagem do Ensino Fundamental, Professoras Andréia Pereira e Angela Ribas onde apresentaram os Indicadores Bimestrais da rede Municipal de Educacão de Campo Alegre.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Prefeitura realiza entrega de documentos emitidos na Justiça Itinerante em Luziápolis

Centenas de cidadãos campo-alegrenses residentes no Distrito de Luziápolis que realizaram a emissão de documentos na edição da Justiça Itinerante realizado no mês de Junho na comunidade já começaram a receber seus documentos. O Projeto foi realizado através da Parceria entre Tribunal de Justiça de Alagoas e Prefeitura Municipal e ofereceu a emissão de documentos como carteiras de identidade e de trabalho, título de eleitor e CPF. Mais de mil pessoas foram atendidas durante a realização do projeto.

As entregas estão sendo realizadas no centro administrativo Multissetorial de Luziapolis sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania. A secretária Isys Roberta e a secretária adjunta de assistência social Maria Helena participam das entregas.

A coordenação das entregas informa à população que quem fez a emissão de algum documento durante o projeto que procurem a Secretaria Adjunta de Assistência Social que funciona no Multissetorial de Luziapolis, munidos do protocolo comprovante de emissão dos documentos.

Além da Justiça Itinerante realizada em Junho, a Prefeitura passou a ofertar três vezes por semana o transporte para que cidadãos de Luziápolis possam se deslocar aos órgãos da sede do município Campo alegre onde podem ser atendidos em vários serviços como: emissão de documentos, atendimentos no INSS, Cartórios, Fórum, agências bancárias, fazer o alistamento militar dentre outros serviços.


Simulados na preparação da Prova Brasil em Campo Alegre mobiliza toda comunidade estudantil

Cerca de 1500 estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental de 11 escolas municipais de Campo Alegre participaram  nos dias 10 e 11 de agosto do segundo simulado da Prova Brasil. O simulado trouxe questões de Língua Portuguesa e Matemática e servirá de preparação para os alunos que serão submetidos a esse exame no período de 03 a 13 de novembro em todo o país, a Prova Brasil, que avaliará o índice de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental e ensino médio de todo país. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre. As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura, interpretação e raciocínio diante de problemas lógicos.

Os simulados que estamos realizando em Campo Alegre é um instrumento apropriado para que a escola faça uma análise das suas metas e melhore a qualidade do ensino, explicou Ana Paula Carvalho Gerente de Formação Continuada da SEMED e Coordenadora do Projeto “Todos pela aprendizagem, vamos juntos alcançar a nossa meta”, que tem como uma das ações principais, a aplicação destes simulados.

A SEMED tem feito uma grande mobilização em todo setor pedagógico. Desde Maio estamos oferecendo formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 5º/9º anos, com o objetivo de melhorar a prática docente, a formação está trabalhando dois eixos: motivar os professores e qualificá-los em relação à Prova Brasil, assim como estamos dando assessoria para todas as escolas para que elas façam uma boa avaliação em larga escala, explicou o secretário  adjunto Claudio Costa.

A Professora Aristéia Nascimento, Coordenadora de Práticas Pedagógicas da SEMED, explica que, o resultado dos simulados é um termômetro que ajuda na avaliação dos pontos que a escola e os professores precisam trabalhar mais profundamente, com vistas a melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem, o objetivo dos mesmos é construir um diagnóstico e assim adquirirem elementos para radicar as dificuldades de aprendizagem dos educandos, através dos pontos a serem superados no cotidiano do ensino oferecido ao alunado.

Mais Formação na Educação

Dando prosseguimento as suas ações a Gerencia de Formação Continuada realizará entre os dias 17 de agosto e 26 de outubro oficinas com professores dos anos finais Ensino Fundamental, com o tema: Sequência didática, uma prática para a sala de aula.

Participam 115 professores dos anos finais do ensino fundamental das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa, Geografia, História, Arte e Ciências e, tem como objetivo selecionar os melhores procedimentos metodológicos para uma melhor aprendizagem.

As oficinas acontecem na Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, nos turnos Matutino e Vespertino.


Conselho Municipal de educação de Campo Alegre representará a UNCME/AL, no encontro regional em Fortaleza

Durante os dias 20 e 21/08, esta acontecendo em fortaleza – CE, o Encontro Regional da UNCME. Objetivo: Articulação institucional para a discussão da agenda comum de Instituição do Sistema Nacional de Educação e de Construção da Base Nacional Comum.

O presidente com Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre - CME - Professor Lucas Rinaldo Vieira, estará representando o município e UNCME/AL, neste grandioso evento, que sem sombra de dúvidas, contribuirá efetivamente na melhoria da qualidade educacional do município.

Sua competência é notória; este CME muito tem avançado! O apoio recebido de nossa gestora, a Prefeita Pauline Pereira e a confiança da dirigente da SEMED, professora Josineide Granja, pela seriedade e imparcialidade que gerencia a Educação em sua visão efetivamente democrática nos órgãos colegiados do Sistema Municipal de Ensino – SME.

O CME agradece por tudo e com certeza a querida Alagoas será muito bem representada; e Campo Alegre mais uma vez se destaca com o seu compromisso e responsabilidade, fruto do interesse e empenho de todos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Prefeitura realiza melhorias na iluminação e implanta serviços da Guarda Municipal na Vila da Usina porto Rico

Os serviços e melhorias realizados pela Prefeitura de Campo Alegre se estendem a todas as comunidades do município. Visando dar melhores condições aos moradores da Vila Operária da Usina Porto Rico recentemente a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou um serviços de melhorias na iluminação pública da comunidade. Foram adquiridos com recursos próprios vários equipamentos como luminárias, reatores, chaves de comando e bases para colocação de lâmpadas.

No total foram colocadas na vila operária: 70 luminárias completas (Lâmpadas 45 W, foto elétrica, base), 01 lâmpada de 400 W, 01 reator de 400 e 01 peça de fio 04 mm no ponto de ônibus. Já no trevo da Usina Porto Rico foram colocadas 05 lâmpadas de 400W, 06 reatores de 400W e uma Chave de Comando de iluminação pública.


Os equipamentos já foram instalados e as melhorias na iluminação foram feitas visando melhorar a visibilidade noturna na comunidade.

Guarda Municipal na comunidade

Outra medida realizada pela Prefeitura na comunidade foi à implantação do serviço da Guarda Municipal que passou a funcionar todos os dias no horário das 17 horas até as 07 da manhã. O trabalho preventivo na Vila Operária da Usina Porto Rico é feito por meio de rondas permanentes através de dois guardas municipais equipados com uma motocicleta e equipamentos de segurança.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, no período de Janeiro até a implantação da Guarda em Julho, foram registrados 03 arrombamentos de casas, 07 assaltos, 01 assalto a estabelecimento comercial, 05 tentativas de assalto e constantemente apareciam carros e motos rondando na comunidade em atitudes suspeitas.

Após a implantação do serviço na comunidade não houve mais nenhum registro de furtos ou assaltos na comunidade. A população pode realizar denuncias de atitudes suspeitas na comunidade através do número da Base da Guarda Municipal do Povoado Chã da Imbira – 82 9 9670-6462.

Entre as ações desenvolvidas pelos agentes da Guarda Municipal é o acompanhamento das saídas dos estudantes da Escola Municipal Olival Tenório Costa Neto.