População mantém a tradição da confecção do tapete que já duram 29 anos
Procissão passando em frente a Igreja Matriz |
Centenas de fiéis participaram na manhã desta quinta-feira, 07 de junho, da tradicional procissão em celebração ao Dia de Corpus Christi, na cidade de Campo Alegre, município localizado no Agreste alagoano. A celebração católica é comemorada há 29 anos e já se tornou um evento turístico no calendário local.
A celebração eucarística foi conduzida pelo Bispo da Diocese de Penedo Dom Valério Brêda e pelo pároco da cidade padre Edson Lira. A celebração da santa missa aconteceu como de costume na Igreja de São Francisco e em seguida a multidão de fiéis seguiu em procissão percorrendo as principais ruas da cidade, seguindo para a paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
O tapete com mais de 1,5 m de largura e 1,5 km de ruas enfeitadas é confeccionado a base de pó de serragem, folhas e tintas, mas algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados. Mesmo com as chuvas que caíram durante parte da manhã um grande número de fiéis participou da procissão.
Confecção
A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A procissão é um misto de fé e tradição.
A tradição foi trazida ao município pelo professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. O Prefeito Maurício Tenório esteve junto com a população desde o início da confecção do tapete que tem todo o suporto da Prefeitura Municipal.
Presença política
Entre as presenças o prefeito Maurício Tenório, os ex-prefeitos Álvaro Guimarães, Jorge Matias, Zeca Sampaio e Edmilson Vieira, os vereadores Dijalma Sampaio, Jura, Zé Braz, Toinho da Saúde, Laquinho, Beto Otacílio e Benedito Roberto, o deputado estadual Antônio Albuquerque, a pré-canditada Pauline Pereira, o prefeito de Teotônio Vilela - Peu Pereira, entre outras lideranças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.