Na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Campo Alegre, realizou, no Centro Social de Campo Alegre, a Assembleia de Composição do Comitê de Participação Adolescente - CPA.
O momento contou com a participação de adolescentes de 12 a 16 anos, representantes de diversos segmentos, sendo: Grêmios Estudantis das Escolas Municipais e Estaduais, Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, Instituto Céu Aberto, Abrigo Regional Hélio Vieira Gama, Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - UAI, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e adolescentes com deficiência, que posteriormente, reuniram-se entrei si, para eleger seus representantes na composição do Comitê.
A palestra de abertura foi ministrada pela Assistente Social Isabela Larissa, Superintendente de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que de forma lúdica e assertiva, apresentou aos jovens presentes a importância e a relevância do Comitê do Participação Adolescente.
A implantação do Comitê de Participação Adolescente é um passo essencial para fortalecer o protagonismo juvenil e garantir que as vozes dos adolescentes sejam realmente ouvidas nos espaços de decisão. Esse comitê cria um ambiente seguro, acolhedor e democrático, onde eles podem expressar suas ideias, compartilhar suas vivências e participar ativamente da construção de políticas, projetos e ações que impactam diretamente suas vidas.
Ao abrir esse espaço de escuta e diálogo, a instituição demonstra compromisso com a formação cidadã, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e com a valorização do olhar crítico e criativo dos jovens. Além disso, promove senso de responsabilidade, pertencimento e cooperação, elementos fundamentais para a construção de uma comunidade mais justa, participativa e consciente.
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.