terça-feira, 22 de julho de 2025

SEMED promove encontro com foco na proteção integral de crianças e adolescentes

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre (SEMED) realizou uma reunião on-line com monitores escolares, orientadores educacionais e técnicos da Busca Ativa Escolar.

O objetivo do encontro foi apresentar duas importantes iniciativas voltadas à promoção de uma escola mais segura, acolhedora e protetiva: o aplicativo Aprender a Proteger e o projeto Construindo uma Cultura de Paz.

Durante a reunião, foram compartilhados dados sobre violações de direitos que atingem crianças e adolescentes, reforçando a urgência de fortalecer a rede de proteção dentro do ambiente escolar. Também foram discutidos os desafios e compromissos de ser uma escola que protege – com foco em ações preventivas, escuta qualificada e trabalho em rede.

Os participantes refletiram sobre o papel de cada profissional na identificação de sinais de violação de direitos e na garantia de cuidado às crianças e adolescentes.

Na oportunidade, também foram apresentadas as funcionalidades do aplicativo Aprender a Proteger, ferramenta digital que amplia o acesso à informação, formação e mobilização da rede de proteção. Além disso, foram socializadas ações do projeto Cultura de Paz, que ao longo do ano vem promovendo o respeito, a empatia, a inclusão e a valorização da diversidade nas escolas.

A iniciativa reforça o compromisso da SEMED com uma educação que vai além do conteúdo: uma educação que acolhe, protege e transforma vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.