A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) se prepara para homenagear o Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, com o Título de Cidadão Honorário de Alagoas. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira, às 14h, no plenário da ALE.
A honraria, oficializada por meio da Lei nº 9.284 de 27 de junho de 2024, foi um Projeto de Lei de autoria do deputado Fernando Pereira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Bispo ao estado.
A cerimônia marcará o reconhecimento do papel fundamental desempenhado por Dom Valdemir na Diocese de Penedo, onde tem promovido importantes ações de fé e solidariedade. Nomeado pelo Papa Francisco em 2021, ele se tornou o 7º Bispo da Diocese. Desde então, sua atuação no fortalecimento das comunidades e na promoção de valores sociais tem sido amplamente admirada.
O deputado Fernando Pereira, autor da homenagem, destaca que o título representa o reconhecimento de Alagoas a uma liderança religiosa que tem feito diferença no estado. “Dom Valdemir é um exemplo de fé, dedicação e trabalho em prol da comunidade. Sua atuação na Diocese de Penedo reafirma valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, ressaltou o parlamentar.
Na Diocese de Penedo, o Bispo é responsável por uma região distribuída em 30 municípios alagoanos, sendo eles: Anadia, Arapiraca, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Noia, Coruripe, Craíbas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Olho d'Água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Taquarana, Teotônio Vilela e Traipu.
Natural de Itajai, Nova Canaã, na Bahia, Dom Valdemir possui uma trajetória marcada pela dedicação à Igreja e à sociedade. Ordenado presbítero em 1987, ele acumulou vasta experiência em formação pastoral, ensino teológico e ações sociais. Antes de chegar a Alagoas, foi Bispo da Diocese de Amargosa, também na Bahia, onde consolidou seu trabalho pastoral e social.
Por Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.