Na tarde desta terça-feira 12 de novembro, a Unidade Básica de Saúde Arnóbio da Rocha Tavares, localizada no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes (Novo Mundo), realizou uma ação especial da Campanha Novembro Azul, que é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.
Os atendimentos aconteceram com horário estendido, onde a equipe esteve à disposição para atender todos os homens da comunidade, incluindo aqueles que não podem comparecer no horário convencional.
Ao todo foram realizados 46 atendimentos, com o apoio de médico, enfermeiro e dentista, promovendo o cuidado e a prevenção da saúde masculina.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de cuidar da saúde em qualquer fase da vida sempre focando em promover saúde para toda a população.
Sobre a doença
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão à dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.