quarta-feira, 22 de maio de 2024

SEMED consolida a atualização dos Conselhos escolares nas 21 instituições da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED, através da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino - DIGESE consolidou, junto às instituições de ensino da Rede Pública Municipal, a atualização dos Conselhos Escolares.

O Conselho Escolar visa proporcionar o exercício da cidadania, da autonomia e da democracia, através da participação dos representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar, o que significa fazer gestão democrática. Nesse contexto, o Conselho Escolar pode contribuir de várias formas para democratizar as relações no ambiente escolar, sendo o instrumento descentralizador do poder.

Nessa perspectiva, cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção das instituições de ensino e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações promovidas no âmbito institucional, a fim de assegurar a qualidade de ensino, além de acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e o processo de ensino aprendizagem, assumindo uma posição política e pedagógica no sistema de ensino.

Em conformidade com a Lei 936/2019, a reestruturação de todos os Conselhos Escolares da RPME de Campo Alegre AL, ocorreu no período de março a abril do corrente ano, e os respectivos mandatos foram estruturados para o triênio 2024 a 2027.

A presença do Conselho nas instituições de ensino representa a atuação da comunidade escolar nas decisões e acompanhamento das ações desenvolvidas pela escola, contribui efetivamente com o processo de Gestão Democrática dando vez e voz a todos os segmentos que compõe as instituições de ensino e estão integrados a comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.