No dia 02 de abril é destacado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma forma de publicizar sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista - TEA, assim como, evidenciar que não é uma doença, combater o capacitismo e também preconceitos.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, juntamente com o Centro de Referência de Assistência - CRAS realizaram rodas de conversas e palestras acerca do tema, com a condução das assistentes sociais Gabriela Rêbelo e Jacqueline Moura e profissionais de psicologia Danielle Tavares e Erivaldo Pereira, que aconteceram nos dias 02 e 03 de abril de 2024.
Na oportunidade foram socializadas as características e sinais que podem indicar o TEA ainda na infância ou adolescência, como também, quais são os direitos garantidos em lei para as pessoas autistas, a fim de que, os pais e/ou responsáveis possam acessar a alguns benefícios, como por exemplo, a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista - CIPTEA, uma carteirinha cujo objetivo é garantir o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, atualmente emitida nos CRAS do município.
Para a emissão da mesma são necessários alguns documentos, a exemplo do laudo médico detalhado, não apenas para o acesso à carteirinha, mas também para o processo de acolhimento da pessoa com autismo e da família, a fim de que abracem ao tratamento junto às esquipes que acompanham, formando uma rede de apoio em prol do desenvolvimento de quem possui o TEA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.