A Prefeitura de Campo Alegre ficou em 4º Lugar no Ranking da Transparência Pública entre os 102 municípios de Alagoas, no que se refere aos Portais de Transparência Pública do Executivo.
O resultado foi divulgado pelo Radar Nacional de Transparência Pública 2023, avaliada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - ATRICON.
O município que recentemente implantou um novo site com uma nova plataforma ainda mais acessível, passou do nível intermediário com 54,11% dos itens atendidos ano passado, para 86,97% se classificando como nível ouro esse ano, tendo ainda atingindo 100% dos itens essenciais.
Para a controladora do município Luana Gessany, pasta responsável pelo monitoramento da transparência, esse resultado mostra o empenho e compromisso da gestão em fazer uma gestão pública cada vez mais transparente e responsável.
“Estamos muito felizes por esse reconhecimento, por esse avanço, e vamos rumo ao 1º lugar no próximo ano, com fé em Deus”, destacou Luana.
O resultado da pesquisa, publicado no Radar da Transparência Pública, foi obtido por meio da avaliação de dados de transparência contemplando Portais das unidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os Órgãos Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, das esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal.
De acordo com a Atricon, “a metodologia da pesquisa, prevista em uma cartilha lançada em julho, prevê a verificação de 202 a 258 itens de avaliação em cada um dos sites. A quantidade de critérios varia de acordo com a natureza da instituição, sendo o Poder Executivo o ente que tem matriz de avaliação mais extensa”.
Com base nas avaliações e no índice de transparência, os entes e seus portais são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente.
A classificação dos selos é Prata, para os portais que possuam entre 75% e 84% do nível de transparência; Ouro, para classificação entre 85% e 94%; e Diamante para os percentuais entre 95% e 100%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.