sábado, 11 de novembro de 2023

Articuladora do Selo UNICEF e Abrinq apresentou os resultados dos indicadores sociais definidos pelo UNICEF

Em reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no mês de novembro de 2023, foi apresentado pela articuladora do selo UNICEF e ABRINQ Luiza Santana, os resultados dos indicadores sociais definidos pelo UNICEF, contemplado no relatório de meio período da edição 2021-2024 e pelo Plano de Ação Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Dentre os indicadores estão: percentual de crianças de 01 ano de idade que receberam a vacina tríplice viral d2 (DataSUS); percentual de alunos do ensino fundamental que abandonaram a escola na rede pública (INEP-censo escolar); percentual de escolas públicas com fonte adequada de acesso aos serviços de água (INEP-censo escolar); percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no ensino médio ( INEP- censo escolar e IBGE); percentual de nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos DataSUS); percentual de casos de violência contra crianças e adolescentes registrados de forma adequada no portal SIPIA (Ministério da Cidadania – SIPIA); e percentual de famílias acompanhadas pelo PAIF por total de famílias no Cadastro Único em dezembro (Ministério da Cidadania - Cadunico e Censo Suas - RMA CRAS).

Além de mostrar os resultados de cada indicador, também foram apresentadas as ações integradas que o município já vem desenvolvendo durante todo o ano para atingir as metas até 2014. É importante ressaltar que durante a reunião foi enfatizado também o andamento da criação do comitê de gestão e colegiado de rede se proteção e cuidado da criança e adolescente que será implantado na primeira semana de dezembro de 2023.

O encontro contou com a participação e exposição de sugestões e ideias de alguns mobilizadores que formam o Grupo de Trabalho da Comissão dos Selos - GTC, como as profissionais Cíntia Cecilia representando a Secretaria de Assistência Social; Zuckerllan Bernadeli representando a Secretaria de Saúde e José Ednaldo Cavalcante representando o CMDCA, enriquecendo ainda mais nossa exposição.

O CMDCA aprovou o relatório que foi apresentado e que será enviado ao UNICEF, demonstrando assim que o município vem fiscalizando, monitorando e efetivando as atividades propostas ao longo da edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.