sexta-feira, 31 de março de 2023

Secretaria de Saúde realizou mais uma entrega de fraldas geriátricas para pacientes do município

A Secretaria Municipal de Saúde através da Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF, promoveu mais um momento de entrega de fraldas geriátricas, na ultima terça-feira 28 de março, aos pacientes assistidos pelo município. A secretária de Saúde Isys Roberta participou das entregas.

Na ocasião foram divulgadas dicas que melhoram a qualidade de vida dos cuidadores e do pacientes. Sendo informados sobre a importância da higienização ao trocar as fraldas.

"A entrega de fraldas geriátricas é uma contrapartida do Estado, este não vem honrando com esse compromisso, mais a gestão de Campo Alegre para não deixar os pacientes desassistidos comprou 14.000 unidades de fraldas para garantir a distribuição”, disse a secretária Roberta.

Neste dia foram entregue fraldas para 60 pacientes que comparecem. O município conta atualmente com 185 usuários cadastrados na sede, totalizando 2.400 unidades de fraldas entregues. As entregas continuam na CAF.

A entrega que aconteceu no Centro Saúde e os pacientes acamados que não tiveram a possibilidade de ir buscar, e ou familiares não puderam comparecer, receberam suas fraldas em casa.

Os usuários que ainda não possuem o cadastro para retirada das fraldas, devem procurar seu posto de Saúde para preencherem a documentação necessária e levar a até a Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF que fica localizada no térreo prédio do Centro de Saúde as margens AL, vizinho a Unidade Mista Senador Arnon de Melo.

No distrito Luziápolis as entregas são realizadas na Unidade Básica de Saúde Expedito Sérgio dos Santos (UBS 07).

É preciso levar o cartão SUS e o CPF do paciente, para a retirada das fraldas dos pacientes que já são cadastrados.

Campo Alegre realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde com o tema sobre garantia de direitos e defenderes do SUS

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (30), no Centro Social de Campo Alegre, a VIII Conferência Municipal de Saúde. A Conferência abordou o Tema Central, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A conferência teve como objetivo reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir as políticas públicas de saúde e propor diretrizes que possam ser incorporadas nos planos de saúde nacional, estaduais e municipais.

O evento contou com uma importante palestra ministrada pelo Enfermeiro obstétrico George Leite, que atualmente atua como Coordenador da Atenção Primária à Saúde do município de Coruripe e Coordenador de Planejamento da Saúde de Campo Alegre, que falou sobre o tema central da conferência.

A Conferência contou com os trabalhos em grupos que debateram os eixos temáticos:

Eixo I com o Tema: “O Brasil que Temos. O Brasil que queremos”.

Eixo II com o Tema: “O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas”.

Eixo III com o Tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia”.

Eixo IV com o Tema: “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

O prefeito Nicolas Pereira, a secretária de saúde Isys Roberta, o secretário adjunto de saúde Regivan Farias, e os vereadores José Correia - Jura, Toinho da Saúde, Claudio Costa, Arquelino Cesar, Kellyn Guimarães e Jeane Nascimento participaram da conferência.

O evento reuniu usuários do SUS, gestores e trabalhadores, representantes políticos e da sociedade civil, em um espaço para ampla participação e representação na construção de políticas que beneficiem a população.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes.





quinta-feira, 30 de março de 2023

Prefeitura de Campo Alegre realizará a distribuição de 40 toneladas de peixes na Semana Santa


A Prefeitura de Campo Alegre realizará na próxima semana, a distribuição de 40 toneladas de peixes. A distribuição será feita por meio da Integração de todas as Secretarias Municipais que montou um cronograma especial e um método prático para a entrega do peixe da Semana Santa para todos os campo-alegrenses.

A distribuição acontecerá na noite de quarta-feira 05, em vários pontos de apoio na cidade e nos povoados e contará com a participação de servidores voluntários de diversas secretarias municipais.

Na cidade a distribuição acontecerá nos seguintes locais: Escola Miguel Matias, Creche Maria José (Bairro Sebastião de Oliveira Gomes), Escola João Paulo II - Conjunto Olival Tenório e no Ginásio de Esportes.

A distribuição também será feita em todas as comunidades: Distrito de Luziápolis na Quadra de Esportes da Escola felizardo Souza Lima e Escola Cícero Salustiano, Escola Rui Palmeira no Povoado Belo Horizonte, Escola Elita Tenório Maia no Povoado Mineiro, Escola Lourinete Porto Guimarães no Povoado Chã da Imbira, e Usina Porto Rico.

As fichas para o recebimento dos kits serão entregues em todas as casas do município pelos agentes comunitários de saúde, e as pessoas deverão se dirigir a um dos pontos de apoio para receberam os pescados.

Esse ano será distribuído 40 toneladas de pescados, 13 mil unidades de leite de coco e 13 toneladas de arroz.

A distribuição dos kits da semana santa é regulamentada pela Lei Municipal 625/2012 de dezembro de 2012.


Serviço de Convivência de Luziápolis promoveu momento de bate papo e vivencias com os adolescentes

Nesta quinta-feira, 30 de março, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Luziápolis, realizou um bate papo com a temática: Desconstruir para ampliar possibilidades, sobre o tema juventude.

Durante o mês de março foi desenvolvidas várias oficinas de atividades que possibilitaram um novo olhar na construção de novas oportunidades, para que os mesmo assuma a narrativa da sua própria vida, e com isso reforçar a importância do empoderamento em vários âmbitos.

Objetivo da temática é discutir a juventude na contemporaneidade diante das múltiplas relações e contexto social.

O encerramento da temática foi proporcionar um momento de vivências e experiências em meio à natureza, realizamos uma roda de conversa com os adolescentes mostrando a importância de desconstruir experiências vivenciadas que não contribuem para o crescimento.

quarta-feira, 29 de março de 2023

Programa Saúde na Escola realiza atividades com estudantes da Rede Municipal de Ensino

No último dia 22 de março o Programa Saúde na Escola - PSE, dando o pontapé inicial ao acompanhamento de saúde dos estudantes da Rede Pública municipal de ensino no ano de 2023.

Foram realizadas ações de saúde bucal com escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor, além de avaliação antropométrica na Escola Municipal de Educação Básica Virgem dos Pobres e na Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias.

Programa Saúde na Escola realiza atividades de acompanhamento Antropometria e Atualização Vacinal

Dando continuidade às ações o Programa Saúde na Escola no município de Campo Alegre - Al, durante a terceira semana do mês de março realizou ações de acompanhamento como Antropometria e Verificação da Atualização Vacinal, entre outras ações em saúde com objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento saudável dos alunos.

Anualmente, as secretarias municipais de Saúde e de Educação traçam planos Estratégicos com as coordenações para a consolidação das ações preconizadas pelo ministério da saúde.

A cada mês aas equipes profissionais seguem um cronograma específico das ações a se realizar. O município tem compromisso com a saúde e desenvolvimento dos nossos estudantes.



Março Lilás: Secretaria de Saúde promoveu momento sobre Saúde Mental voltada para equipe administrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre promoveu nesta terça-feira 28 de Março no mês lilás, o I Encontro de Saúde Mental voltada para os coordenadores e diretores com o tema: Quem eu Sou? O encontro foi realizado no Auditório da Secretaria de saúde com a participação da secretária de Saúde Isys Roberta Maynart.

O encontro foi um momento rico em significados afetivos e profissionais e teve a ministração realizada pela Psicóloga Jamille Bittar que pontuou a importância de se ver, de sonhar, e, superar seus conflitos emocionais.

Na ocasião aconteceram dinâmicas individuais, verbais e escritas na busca do se olhar mais fazendo uma autoanálise reflexiva do que somos e onde queremos chegar. Com perguntas cruciais:

O que te motiva?
Qual seu talento?
Onde quer estar e como quer estar daqui a 10 anos?
O que te faz feliz?



terça-feira, 28 de março de 2023

Secretaria de Esportes realizou a II Copa Infantojuvenil do Povoado Chã da Imbira

No último domingo, 26 de março, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou a II Copa Infantojuvenil do Povoado Chã da Imbira.

A competição ocorreu na Quadra Poliesportiva Edvânio Antônio, e contou com a participação de 08 equipes (04 equipes Sub-10/11/12/13 menor - 04 equipes Sub-14/15/16/17), com a participação de atletas do Povoado Chã da Imbira e atletas do Povoado Mineiro.

Os jogos foram emocionantes, com os jovens jogadores demonstrando grande habilidade e trabalho em equipe. Foram disputados muitos jogos durante todo o dia, cada um mais empolgante que o outro.

Premiações: Foram premiadas em ambos os níveis 1° 2° e 3° colocado.

Equipes vencedores -Sub-14/15/16/17:

Campeão: Semel Chã da Imbira Sub-16
Vice-campeão: Semel Chã Sub-15
3° Lugar: Semel Mineiro Sub-17

Equipes vencedoras - Sub-10/11/12/13:

Campeão: Semel Mineiro Sub-13
Vice-campeão: Semel Chã da Imbira Sub-13
3° Lugar: Semel Chã da Imbira Sub-12




segunda-feira, 27 de março de 2023

Secretaria de Saúde realiza campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Campo Alegre

A Secretaria de Saúde de Campo Alegre através do setor de Vigilância em Saúde iniciou mais uma campanha de vacinação para cães e gatos contra o vírus da raiva. A vacinação é indicada para caninos e felinos a partir de 3 meses de idade.

Para não deixar nenhum animal sem receber a vacina a coordenação da campanha montou um cronograma para atender a todas as comunidades, onde os criadores devem ficar atentos para levar os bichinhos aos pontos de vacinação.

O prefeito Nicolas Pereira que é médico veterinário esteve presente durante a vacinação no Povoado Chã da Imbira e convocou a todos os proprietários de cães e gatos que compareçam para vacinar os seus bichinhos de estimação.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A vacinação é a forma de proteção eficaz para evitar o contágio. A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.


Luanzinho Moraes e a dupla Ana & Vanessa cantaram para uma multidão no Povoado Chã da Imbira

Na noite deste sábado 25 de Março, foi realizada mais uma edição da tradicional festa do Povoado Chã da Imbira, que acontece todos os anos no final do mês de Março, mês em que comemora-se a festa do padroeiro da comunidade.

Esse ano a festa teve como atrações o cantor sergipano Luanzinho Moraes e a dupla campo-alegrense Ana & Vanessa que cantaram para um grande público. A festa contou ainda com a participação da Banda Top 10.

O Prefeito Nicolas Pereira, os vereadores Lakinho, Arquelino Cesar e G Correia e os secretários Márcio José, Jailson Valério, Everaldo Junior e Jô Barbosa participaram do evento.

O show é uma realização da prefeitura de Campo Alegre organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos.

A festa não acontecia deste o ano de 2019 por conta da pandemia da Covid-19. (2020, 2021 e 2022 não foi possível por conta da pandemia).




Equipe do Cadastro Único realiza visitas domiciliares as famílias acompanhadas pelos CRAS

Durante todo o mês de Março, as equipes do Cadastro único de Campo Alegre e do Distrito Luziápolis estão realizando Busca Ativa para atualização cadastral das famílias acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, com objetivo de atualizar as informações dos usuários que estão em Acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O PAIF é ofertado em todos os CRAS, e consiste em prevenir a ruptura de laços, melhorando a qualidade de vida da população. As equipes do cadastro único realizam a marcação no sistema V7 para identificação das famílias que estão em acompanhamento por este Serviço.

Além das visitas domiciliares estão sendo realizados atendimentos diários em articulação entre Cadastro Único e Cras para que a marcação das famílias em acompanhamento pelos CRAS seja realizada.

Vale ressaltar, que a marcação das famílias PAIF no sistema do cadúnico é uma das metas para a conquista do Selo UNICEF.

Secretaria de Educação de Campo Alegre realiza Roda de Conversa em Alusão ao Internacional da Síndrome de Down

Mundialmente, em 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data marcante no calendário inclusivo, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Esta data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

No Brasil, a representação legal para validar o dia em alusão a síndrome de Down é representada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146 de julho de 2015, e, recentemente, pela Lei nº 14.306 de 03 de março de 2022, promulgada pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que estabelece ainda, que os órgãos públicos responsáveis pelas políticas voltadas a pessoas com síndrome de Down promoverão eventos que valorizem os indivíduos com a síndrome na sociedade.

Pensando em comemorar este dia, a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma roda de conversa direcionado aos responsáveis pelos alunos com síndrome de Down que estão inseridos no sistema municipal de ensino, convidando também os cuidadores que acompanham esses alunos no dia a dia escolar e os coordenadores das instituições as quais os mesmos estão matriculados.

A roda de conversa foi realizada no auditório da secretaria Municipal de Educação e teve como abordagem o tema: “quebrando tabu - síndrome de Down e sexualidade”, sendo direcionada pela psicóloga Gieize Naaman Ferro Corrêa, que atua no Espaço Crer e Ser da sede do município. Um momento de diálogo e descontração, onde os familiares dos alunos puderam tirar suas dúvidas e trocar experiências de como abordar o tema sexualidade de forma naturalizada.

Sobre a síndrome de Down:

Pessoas com síndrome de Down trazem em seu organismo um cromossomo a mais que os demais seres humanos, enquanto em cada célula somática na maioria dos indivíduos contém 46 cromossomos, divididos em 23 pares, em uma pessoa com síndrome de Down, o cromossomo 21 gera uma terceira cópia (trissomia), deixando as células com 47 cromossomos, ou seja, ganham um cromossomo a mais, cromossomo este, carinhosamente batizado de cromossomo do amor.

As pessoas com síndrome de Down têm características específicas que as tornam únicas, mas não as limitam, hoje, é muito comum ver pessoas com síndrome de Down conquistando sua independência e buscando uma melhor qualidade de vida, cada dia superando um novo desafio e quebrando paradigmas impostos, anteriormente, pela sociedade.

Atualmente o município de Campo Alegre conta com 09 alunos com síndrome de Down matriculados na Rede Municipal de Ensino, que participam ativamente do cotidiano escolar, trazendo mais vida e alegria para o dia da instituição e conquistando cada vez mais espaço, exercendo seu direito a aprendizagem e a inclusão, espalhando amor em cada canto, sem reservas, sem medidas, sem escolhas, apenas ensinando a todos que os cercam, que as diferenças fazem parte dessa mistura linda que é a humanidade e que em um mundo tão diverso, ser diferente é normal.



domingo, 26 de março de 2023

Prefeitura de Campo Alegre confirma cinco atrações para festa de 63 Anos de Emancipação Política

A festa da Emancipação política de Campo Alegre é sem dúvidas o principal evento do calendário festivo do município. Este ano para comemorar os 63 anos de emancipação política da “Cidade Carinho”, o prefeito Nicolas Pereira preparou mais uma grande festa que vai contar com grandes shows musicais na sede do município e no distrito Luziápolis.

Nos últimos anos a prefeitura sempre tem trazido grandes atrações musicais, e para comemorar o aniversário do município este ano a festa vai contar com duas datas de shows, sendo, dia 03 de Junho no Distrito Luziápolis e dia 09 de Junho na sede do município.

As atrações confirmadas para esse ano são: Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Marcynho Sensação, Thiago Aquinho e Peruanno.

Para a festa a organização já montou um grande esquema de segurança para garantir a segurança dos participantes dos festejos.

Ascom Campo Alegre