quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Prazo para emissão e regularização de Titulo Eleitoral para as eleições deste ano se encerra em 04 de Maio

Para votar nas Eleições 2022, os cidadãos que estão com pendências no título de eleitor têm até o dia 04 para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. A mesma data também serve para os novatos que vão emitir o título de eleitor para votar pela primeira vez.

Isso porque o cadastro eleitoral deverá ser fechado no dia 4 de maio, 150 dias antes do pleito, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91). Nesse período, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

De acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições é sempre no primeiro domingo de outubro. Ou seja, os brasileiros voltarão às urnas no dia 2 de outubro de 2022 para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

A emissão do título de eleitor pode ser feita de maneira online, confira o passo-a-passo necessário:

Acesse o site Título Net;

Selecione o seu Estado e clique em próximo;

Será exibido uma informação solicitando os documentos necessários para emissão do título;

Preencha seus dados pessoais solicitados;

Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovar a identidade do requerente: a primeira delas, fotografia (selfie) segurando o documento oficial de identificação ao lado do rosto; as duas seguintes são da própria documentação utilizada na primeira foto;

Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.