A Secretaria Municipal de Saúde durante todo o mês de dezembro vem chamando a atenção da população para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, através das orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alusão a Campanha Dezembro Vermelho. Durante o mês também a enfermeira Jaciana Maria esteve em duas ocasiões na Rádio Campo Alegre FM abordando o tema.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.
Durante as atividades estão sendo realizadas palestras e mutirões de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde.
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
Os pacientes soropositivos que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações, eles estão disponíveis em todas as unidades.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C e também estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.