Com objetivo de construir conhecimentos teórico-práticos que fundamentem uma melhor compreensão e atuação dos profissionais envolvidos na execução, monitoramento e avaliação acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Secretaria Municipal de Educação, por intermédio da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino - DIGESE, realizou no Centro de Controle Social a abertura do curso PNAE, por meio do Programa Formação Pela Escola, sob a tutoria da técnica, professora Marice Rocha Barbosa Madeiro.
O PNAE é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, visto que atende a todo (a) matriculado (a) na educação básica, e isto o coloca como um dos Programas fundamentais na contribuição do cumprimento do direito humano à alimentação adequada.
O curso visa proporcionar momentos de estudo que venham favorecer assim, a troca de conhecimentos e experiências de modo a elevar a qualidade da gestão do PNAE.
No decorrer do curso, que se estenderá até o final do mês de dezembro, serão abordadas as principais questões acerca da gestão, operacionalização, prestação de contas, controle social e acompanhamento do PNAE.
Participam do curso, técnicos (as) da SEMED, gestores (as) escolares, merendeiras, professores (as) e membros do Conselho de Alimentação Escolar.
“O curso vai nos possibilitar compreender a importância PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar para a consolidação de alimentação saudável e nutritiva para todos os estudantes em suas diversas faixas etárias, em quantidade e qualidade, desenvolvendo uma educação alimentar desde a Creche ao Ensino Médio”. destacou a técnica em inspeção e normas da SEMED Maria José Machado.
“Além disso possibilitará a compreensão de como se dá o repasse do governo federal aos municípios, a distribuição desse recurso por aluno para suplemento dos 200 dias letivos e, como se dá a fiscalização e acompanhamento do recurso por meio do Conselho de alimentação Escolar – CAE”, finalizou a técnica.
Os cursos ofertados pelo Programa Formação pela Escola visam ampliar o conhecimento dos programas educacionais de modo geral, oferecendo cursos de curta duração, que trazem um maior detalhamento do repasse e execução dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE contribuindo para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social de tais programas e ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.