O Sistema Único de Saúde incorporou nos últimos anos grandes avanços referentes à informatização. O investimento na tecnologia tem proporcionado acesso fácil e irrestrito de informações, possibilitando à gestão dos serviços a constante melhoria na saúde ofertada.
O Sistema de Informação da Atenção Básica é o E-SUS e produz uma enorme quantidade de dados, criando grandes bases de dados nacionais, como o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). O E-SUS gerencia os prontuários do Cidadão dentro das Equipes e os Agentes Comunitários de Saúde utilizam o aplicativo AB-território.
Esses sistemas são utilizados pelas Equipes de Saúde da Família que recebem capacitações ofertadas pela Secretaria de Saúde, como é o caso das “OFICINAS E-SUS” que estão sendo realizadas em todas as Unidades de Saúde do município e são destinadas aos ACS.
As oficinas são ministradas pela técnica Leylane Santos, que possui larga experiência com os sistemas de informação, sobretudo os que são utilizados pelos ACS, que utilizam tablets e computador para inserir informações dos usuários que são coletadas durante as visitas domiciliares.
As oficinas acontecem nas próprias UBS e tem como objetivo facilitar o acesso desses profissionais a esses sistemas de informação, sendo uma oportunidade de tirar dúvidas, buscar conhecimentos e se apropriar de suas ferramentas de trabalho. A inserção de informações corretas, detalhadas e precisas nesses sistemas, permite ao município buscar melhores indicadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.