Neste sábado (16), o município de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde e a áreas técnicas responsáveis como a Coordenação de Imunização (PNI) e a Coordenação da Atenção Primária a Saúde (APS) junto às equipes de saúde das famílias (ESF's) na Atenção Básica realizaram durante todo o dia a verificação da situação vacinal e atualização das coberturas ao público alvo da campanha de multivacinação que são todas as pessoas menores de 15 anos.
O Dia D de Multivacinação tem como objetivo alertar sobre o cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, com o objetivo de oferecer com a campanha o acesso às vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), atualizar a situação vacinal, melhorar as coberturas vacinais e contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças.
A campanha acontece até o dia 29 de outubro, e as vacinas permanecem disponíveis nas unidades Básicas de Saúde do município.
As crianças podem colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, influenza, tríplice bacteriana, varicela e HPV.
Já os adolescentes podem atualizar os imunizantes HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY (11 e 12 anos). É importante que ambos os grupos levem a caderneta de vacinação que possuem ao se dirigirem aos postos.
Uma novidade da multivacinação deste ano é que os adolescentes a partir de 12 anos que estão contemplados também pela campanha de imunização contra a Covid-19 e que ainda não tenham recebido sua dose poderão aproveitar o momento para tomar a vacina contra o coronavírus.
O Programa Nacional de Imunizações recomenda a aplicação de diversas vacinas no mesmo dia (simultâneas), com segurança na aplicação, desde que sejam respeitados os locais de aplicação distintos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.