O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da sede do município, realizou na última quinta-feira, dia 07 de outubro, mais uma edição do Projeto Conhecendo o CRAS. Dessa vez a equipe técnica do CRAS realizou a explanação para os usuários que aguardavam atendimento pela equipe da Unidade Básica de Saúde Luana Kelly, localizada no Bairro Pimenteira.
A realização do projeto na unidade aconteceu após articulação entre a direção da UBS e a equipe técnica de referência do CRAS.
A cada encontro realizado, fica fortalecido o objetivo de apresentar o CRAS, levando a toda a população informações acerca dos serviços, programas e projetos ofertados por este serviço de Proteção Social Básica, visto que essa é a melhor forma de obter conhecimento e garantir aos usuários que tenham acesso aos direitos sociais.
A explanação na unidade foi enriquecedora, pois contou com a participação de pacientes e agentes comunitários de saúde da área, estes fundamentais, pois possibilitam que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais, que irá intervir junto à comunidade, também mantém o fluxo contrário, transmitindo à população informações, sendo multiplicadores.
Nesta oportunidade a assistente social, Cintia Cecilia orientou aos presentes sobre 1) Proteção Social Básica; com ênfase no PAIF que é principal serviço ofertado , é o Serviço de Atendimento e Proteção Integral às Famílias, que envolve a escuta qualificada e o conhecimento dos processos de vida e relações sociais em que uma família está inserida 2) Cadastro Único; 3) Carteira da Pessoa Idosa; 4) BPC – Benefício de Prestação Continuada; 5) CRIA - Programa Cartão Criança Alagoana;6) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A cada encontro é sempre enfatizado sobre o papel do CRAS como porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social, sendo um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.