Na manhã desta segunda-feira (06) representantes da Coordenação de Promoção a Saúde e Central de abastecimento farmacêutico de Campo Alegre realizaram uma visita técnica ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) ao setor do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, onde foram recepcionados pela coordenadora estadual do programa, Eunice Canuto.
Na reunião intersetorial foram discutidas estratégias para o retorno dos grupos de tabagismo que foram suspensos devido à pandemia e poderão retornar seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao COVID-19, bem como a aquisição de medicamentos e materiais impressos que ajudarão na realização dos grupos.
Intervir no hábito de fumar é uma função da Atenção Básica, pois assim se exerce a promoção e prevenção da saúde.
O tabagismo influencia vários aspectos da vida de um indivíduo, seja na sua própria saúde, na saúde dos familiares que moram na mesma residência, seja nas relações interpessoais. Há um grande desgaste socioeconômico com a compra de cigarros. Todos esses fatores contribuem para um problema que é passível de solução.
O Grupo de Tabagismo é uma ferramenta de intervenção eficaz para trabalhar todos esses aspectos. Utiliza-se de escuta ativa da vivência dos participantes, orientações, explicações sobre a dependência, elucidação sobre fatores de risco pelo uso do tabaco e mostra que isso pode ser evitado além da ajuda do grupo. É um modelo que fortalece a vontade do indivíduo e sua aceitação para mudar seu hábito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.