A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (24) no Espaço Vida atendimentos pediátricos e a realização dos testes da orelhinha e olhinho. Os atendimentos fazem parte da programação da VII Semana do bebê. Além dos atendimentos também foram ofertados teste da orelhinha e teste do olhinho para recém-nascidos do município.
O teste da Orelhinha tem como objetivo identificar alterações na capacidade auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.
Assim, por meio do teste da orelhinha, o fonoaudiólogo e o pediatra podem avaliar a capacidade auditiva do bebê e, caso seja necessário, indicar o início de tratamento específico.
Já o teste do olhinho através da observação do reflexo da luz emitida pela lanterninha no fundo do olho do bebê avalia se há alguma alteração na estrutura, esse reflexo ganhar uma cor diferente e pode não ser igual entre os dois globos oculares, onde pode ser identificado se o bebê apresenta catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma – um câncer mais comum na infância e que, se diagnosticado tardiamente, torna-se muito grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.