sexta-feira, 30 de julho de 2021

Secretaria de Saúde Promoveu encontro com os enfermeiros da Atenção Básica


Nesta sexta-feira 30, a Secretaria Municipal de Saúde através da Atenção Básica realizou o primeiro encontro com os enfermeiros da Atenção Básica para ministrar a oficina do processo de organização do trabalho conforme as diretrizes do SUS e suas atribuições, competências e funcionalidade do planejamento e supervisão na enfermagem na Atenção Básica.

A reunião teve o objetivo de otimizar reflexões das práticas das normas, rotinas e dos indicadores de saúde em consonância com as equipes da Atenção Primária.

Durante a reunião foi salientando a intersetorialidade a Educação permanente ministrado pela capacitadora Poliana Nascimento, enfermeira coordenadora da atenção primária do município de Paulo Jacinto.

Participaram do momento a Secretária Municipal de Saúde Roberta, bem como toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixando uma mensagem de união entre a equipe e a coordenação da Atenção Básica, a coordenadora da Atenção Básica, Zuckerllan Bernadelli, compartilhou uma mensagem de Florence Nightingale que diz: A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar de tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.



Estudantes da Rede Municipal de Ensino realizam a 1° fase da 16ª edição da OBMEP


As instituições de ensino da Rede Municipal do Município de Campo Alegre – AL, realizaram entre os dias 28 e 29 de julho de 2021 a 1º fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

A OBMEP, criada em 2005, é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

É importante destacar que a Olimpíada contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificando jovens talentos e incentivando seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de proporcionar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Ainda é importante destacar que vários estudantes do município já foram premiados com medalhas e menções honrosas em outras edições.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação agradece o empenho da comunidade escolar que juntos buscam contribuir na qualidade e na melhoria da educação pública do Município de Campo Alegre.

Projeto Social do Residencial Jorge Gomes realizou o segundo encontro com Grupo de mulheres


A Equipe Técnica do Projeto de Trabalho Social do Residencial Jorge Gomes da Silva, realizou nesta quinta-feira, 29 de julho, no salão de festa do próprio empreendimento, o segundo encontro com o Grupo de Fortalecimento de Vínculos com foco em Mulheres. Esse segundo momento contou com a presença de 12 mulheres.

Inicialmente a técnica Dayane Rocha - Psicóloga, realizou a apresentação do grupo com a dinâmica: Teia do envolvimento, com o objetivo de promover um relacionamento interpessoal e desenvolver sua autoconfiança. Em seguida em roda de conversa foi discutido sobre o tema: O que é ser mulher hoje?

Todas as participantes contribuíram cada uma com sua particularidade, e falaram um pouco sobre sua visão de mundo, mas todas, sem exceção, ressaltaram que apesar dos desafios que passam em seu cotidiano, ter nascido mulher é motivo de grande alegria.

Secretaria de Saúde realizou mais uma entrega de colírios para pacientes de Glaucoma


Nesta quinta-feira 29, a Secretaria Municipal de Saúde realizou as entregas dos colírios para os pacientes com Glaucoma atendidos no município. As entregas aconteceram no auditório da Escola Municipal Zenóbia Ferreira para os pacientes da sede do município.

A Secretaria Municipal de Saúde vem humanizando os serviços através da Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, com a preocupação de fazer as entregas conforme as normas farmacêuticas e os protocolos de segurança sanitária, para ofertar o serviço com qualidade aos cidadãos campo-alegrenses.

O município também vem realizando exames da visão e os colírios são de competência da Secretaria Estadual de Saúde e têm distribuição ofertada pelo CEAF (Farmácia de alto custo do Estado).

Antes os pacientes teriam que se deslocar a São Miguel dos Campos para receber os colírios. Pensando na satisfação e conforto dos pacientes a CAF cadastrou os pacientes possibilitando assim a distribuição no próprio município.

Os pacientes que não compareceram a entrega coletiva de colírios devem comparecer a CAF, que está localizada na Rua Menila Vieira 159, no horário da manhã. Quaisquer dúvidas podem ser tiradas através dos telefones 3275-1114 e 99665-1013.


Prefeitura de Campo Alegre ofertou o Designer de Sobrancelhas para grupo de mulheres


Durante esta semana a Prefeitura de Campo Alegre através do Projeto Fortalecendo Laços ofertou o curso de Designer de Sobrancelhas para Iniciantes, onde foram contempladas mulheres que fazem parte do projeto às e familiares.

O curso tem o objetivo de aumentar a autoestima e autoconfiança, que contribuirão para o desenvolvimento de uma autoimagem positiva e alcance de objetivos.

O curso foi ministrado pela profissional Patrícia Pereira e no encerramento as cursistas receberam os certificados pela participação.



quinta-feira, 29 de julho de 2021

Prefeitura realiza entrega dos primeiros projetos do Programa Minha casa legal

 

Nesta quarta-feira 28 de julho, a Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania entregou as primeiras documentações aos contemplados do Programa Minha Casa Legal.

O programa habitacional foi criado e instituído através da Lei Municipal nº 1014/2021 que visa garantir assistência técnica, pública e gratuita para elaboração de projeto estrutural e arquitetônico como parte integral do direito social à moradia.

Desde a aprovação da Lei, o Setor de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência passou a atender as famílias que tem interesse em participar, seja por demanda espontânea ou encaminhados pelo setor de Fiscalização e Obras, que fica responsável por realizar as visitas técnicas às famílias aprovadas e organizar toda a documentação de responsabilidade técnica para os projetos habitacionais.

Durante a entrega da documentação aos contemplados, a secretária municipal de assistência social, Janaina Matias, enfatizou que o Programa foi criado para assegurar o direito à moradia digna, priorizando a assistência técnica para otimizar e qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, além da importância de formalizar o processo de edificação/ reforma perante o poder público municipal e evitar ocupações em áreas de risco e de interesse ambiental.

No momento estavam presentes a arquiteta e urbanista Gabriela Cavalcante, o engenheiro civil Anderson Murilo e a coordenadora de habitação e regularização fundiária Luiza Santana. Os mesmo estão à frente na execução do Programa e esclareceram as dúvidas dos beneficiários sobre os próximos passos para emissão do Alvará de Construção.

É importante destacar que os cadastros irão continuar ocorrendo na Secretaria de Assistência Social e o público interessado pode recorrer ao Setor de Habitação para mais esclarecimentos sobre a adesão ao Programa Minha Casa Legal. Até o momento realizamos 17 cadastros de várias localidades do município e a liberação das documentações serão realizadas conforme o andamento do processo.



Conselho Municipal de Segurança realizou mais uma reunião ordinária


Com o objetivo de debater sobre os dados relacionados às ocorrências no município, e debater estratégias para a segurança dos cidadãos campo-alegrenses, mensalmente o Conselho Municipal de Segurança de Campo Alegre, realiza reunião ordinária com representantes dos órgãos de segurança pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Secretaria Municipal de Segurança, representantes da Sociedade Civil e Conselho Tutelar de Campo Alegre e Luziápolis.

Nesta quarta-feira 28, a pauta da reunião foi voltada para os assuntos relacionados à segurança pública do município, bem como estratégias para zelar pela manutenção da paz e da segurança de todos os munícipes.

A reunião foi realizada no Centro Municipal de Controle Social, e contou com a presença do presidente do conselho, Reginaldo de Farias, do Promotor de Justiça, Dr. Andreson Charles Silva Chaves, do secretário municipal de segurança Institucional, Jailson Valério de Lima, do Capitão da Polícia Militar Thiago de Moraes Duarte Oliveira, do delegado, José Ailton de Almeida, do chefe de cartório, José Cláudio dos Santos, dos vereadores José Correia de Araújo Santos (Jura) e Rejane da Silva Santos, dos conselheiros tutelares Maria Betania Dantas Barbosa e Rafael da Silva Rodrigues e do representante da sociedade civil, Ramilson Alexandre dos Santos.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Conselho Municipal de Assistência Social e realizou pré-conferência de Assistência Social


Nesta quarta-feira 28, o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a pré-conferência municipal de assistência social que este ano apresenta o tema: Assistência Social - Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. O evento foi realizado na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre – ADEFICAL.

Durante a pré-conferência, foram abertos espaços para diálogos e aperfeiçoamento da política de assistência social no município.

Participaram da reunião os idosos que fazem parte do projeto municipal caminhos passos para um envelhecimento ativo.

A pré-conferência faz parte da preparação para a XI Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá no próximo dia 12 de agosto, a partir das 8h, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA.


Prefeito Nicolas Pereira realiza a entrega de 100 novos Tablets para os agentes Comunitários de Saúde


Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira 28 de julho no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, o prefeito Nicolas Pereira, juntamente com a secretária de saúde Isys Roberta e o secretário adjunto Regivan Farias realizam as entregas de 100 novos Tabletes para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Na ocasião também foram entregues protetores solares para os profissionais que recentemente também receberam novos fardamentos.

Com o uso dos equipamentos gradativamente o uso de papel será eliminado, possibilitando mais agilidade no processamento dos dados e mais segurança na informação. Os Tablets contam com aplicativos específicos do Sistema Único de Saúde (SUS), sistema da Atenção Básica E-SUS / PEC AB, que serão usados na rotina de trabalho dos profissionais na atenção básica.

Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes. Os equipamentos serão utilizados no dia a dia de trabalho, através do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde. Os 100 novos Tablets atenderão a todos os ACS e vão substituir os antigos, que facilitarão as respostas à Ouvidoria a implantar nas UBS's.

Durante a solenidade o prefeito Nicolas Pereira destacou que a aquisição dos equipamentos foram graças ao apoio do deputado Arthur Lira que tem destinado emendas parlamentares ao município, possibilitando investimentos na saúde, como à compra dos equipamentos para a informatização de todas as UBS do município.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Toinho da Saúde, André Nascimento, Arquelino Cesar, Rejane Santos e Sebastião Madeiro que fazem parte da comissão de saúde.

Agentes de Saúde e de Endemias

O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.



SEMED realiza aula inaugural com estudantes sobre o Projeto de Empreendedorismo e Projeto de Vida


A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta quarta-feira, 28 de julho, a abertura oficial do Projeto de Empreendedorismo e Projeto de Vida com os estudantes dos 8ºs anos da Rede Pública Municipal de Ensino. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora de maneira a estimular os jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil, contribui efetivamente com a formação dos docentes, ampliando seus conhecimentos extracurriculares e levando novas práticas a serem desenvolvidas em prol do conhecimento, com enfoque sobre as escolhas pessoais e profissionais de cada um.

O mesmo terá duração de quatro meses, período em que serão desenvolvidas seis oficinas temáticas, além da oferta de quatro cursos, sendo: Produção de pão, artesanato, bolo no pote e produção de salgados.

A metodologia que será desenvolvida durante as oficinas terá como proposta utilizar atividades lúdicas para sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras, além de participarem de cursos que complementarão a aquisição de habilidades empreendedoras.


Cadastro Único realiza Bate Papo com famílias na Escola Pedro de Oliveira em Luziápolis


Durante os dias 22, 23 e 26 de Julho, a equipe do Cadastro único esteve presente na Escola Municipal Pedro de Oliveira Santos, em Luziápolis, para mais uma Ação do Projeto Bate Papo do Cadastro Único.

A ação foi em uma reunião de pais e responsáveis realizada pela direção da Escola e teve como objetivo discutir a importância da atenção da família na vida escolar dos alunos, esclarecendo dúvidas acerca do papel da escola e da família na formação acadêmica.

A equipe do Cadastro Único esteve presente para falar sobre a importância em manter o Cadastro Único sempre atualizado, além de enfatizar os Programas sociais que fazem parte deste cadastro, intensificando e socializando informações para a população, em especial para aqueles que ainda não estão incluídos no Cadastro Único.

No momento da Ação o público presente pode tirar algumas dúvidas acerca dos Programas Sociais, além de contar com atendimento para atualização e/ou inclusão cadastral.

SEMED realiza primeiro encontro do curso Censo Escolar da educação básica


A Secretaria Municipal de Educação realizou de forma remota, nesta terça feira, 27 de julho, a abertura do curso Censo Escolar, por meio do Programa Formação Pela Escola.

O Censo Escolar é um grande instrumento para a política educacional, pois tem como objetivo traçar um panorama nacional da educação básica e ser referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas e ações na área da educação.

O objetivo do curso é propiciar conhecimento que possibilite ampliar informações que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento das ações referentes ao preenchimento, acompanhamento e o controle social das informações do Censo Escolar.

Participam do curso: técnicos e técnicas da SEMED, gestores escolares, secretários escolares, demais profissionais da educação e membros dos Conselhos Escolares.

“Acho muito importante conhecermos o funcionamento da Educação como um todo, através de ferramentas tão essenciais, como o Censo Escolar. Por isso, a minha expectativa com o Curso Censo Escolar da Educação Básica, é adquirir conhecimentos e aprimorar minhas técnicas de trabalho, já que atuo na área da Educação”, ressalta Ladyane Gomes, cursista e técnica em Inspeção e Regularização de Vida Escolar.

Os cursos oferecidos por meio do programa Formação Pela Escola é uma iniciativa que visa transparecer acerca dos programas educacionais, ampliando o conhecimento acerca de sua funcionalidade e finalidade.

CRAS da sede realizou mais uma atividade do Projeto Cine Convivência


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da sede do município, realizou no último dia 21 de julho, mais uma atividade do Projeto Cine Convivência em parceria com o Projeto Fortalecendo Laços. Essa parceria visa a discussão de temas do cotidiano dos participantes do projeto utilizando filmes, documentários, curta metragens e outras mídias.

De acordo com dados de 2017, o número de pessoas que dispõem de acesso à internet chegava a, aproximadamente, 116 milhões de pessoas no Brasil. De maneira que o acesso de adolescentes também se amplia diariamente e, consequentemente, podemos identificar alguns problemas ocasionados pelo uso das redes sociais. A tecnologia contribui para o desenvolvimento de muitas áreas e políticas públicas, a exemplo da saúde, educação e segurança, entretanto, apesar dos benefícios inquestionáveis, o uso desmedido tem provocado dependência e afetado, em diversos graus, as relações sociais, trazendo danos à saúde mental dos usuários.

As mídias sociais, algumas vezes, nos apresentam um ambiente onde as pessoas agridem umas às outras com ideias e culturas diferentes das suas. O bullying virtual, as agressões verbais e as mensagens mal interpretadas são capazes de influenciar em mudanças de hábitos, discórdias e, inclusive, em desestruturação familiar, favorecendo o desenvolvimento de transtornos de humor, por exemplo.

A pandemia acentuou o uso das redes sociais e, dessa maneira, a equipe técnica pensou em utilizar-se de vídeos compartilhados em um aplicativo para promover debate acerca de julgamento pela aparência, empatia, Fake News e, consequentemente, incentivo ao senso crítico em relação ao que lemos e, consequentemente, compartilhamos.

O objetivo central desse encontro foi de ilustrar o poder persuasivo utilizado nessas mídias sociais, de modo que se constrói uma narrativa, algumas vezes, em torno de uma informação infundada. Entretanto, quando temos ciência disso, o senso crítico é mais facilmente utilizado. Os participantes debateram sobre o tema, reconhecendo as vulnerabilidades e compreendendo o poder individual. Na oportunidade também foi possível pensarmos e nos imaginarmos em situação de agressão e preconceito, por exemplo.

É através deste projeto que a equipe técnica do CRAS busca promover debates enriquecedores a públicos distintos, incentivar a participação dos usuários em temáticas variadas, fomentar a diversidade, favorecer a voz ativa dos participantes e oportunizar a reflexão, com respeito e interatividade.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Prefeitura segue avançando nas obras de drenagem e pavimentação de Ruas em Luziápolis


A Secretaria Municipal de Infraestrutura segue realizando diversas obras visando melhorar cada vez mais a infraestrutura do município e melhorar cada vez mais a vida dos campo-alegrenses. As obras seguem em ritmo acelerado.

Nos últimos dias o setor de obras vem intensificando os serviços de pavimentação em paralelepípedo na Rua João Ferreira Lopes, localizada no bairro Novo Horizonte no Distrito Luziápolis.

Ao tempo que as obras estão sendo executadas, pedimos a compreensão dos moradores com os transtornos realizados em decorrência de cada obra, que por um período algumas ruas precisam ser fechadas, mas para que em um futuro bem próximo represente um avanço de grande relevância, com o fim da lama e da poeira em cada rua que é concluída.

“Estamos trabalhando para fazer um Campo Alegre melhor para todos”, relata o prefeito Nicolas que tem acompanhado de perto as obras. O prefeito já exerceu no município a função de secretário de Infraestrutura.