Uma das prioridades do município de Campo Alegre é que todas as crianças e jovens estejam devidamente matriculadas e frequentando as instituições de ensino, assegurando a elas a garantia do direito a educação e dando condicionalidades para o acesso e permanência desse público, contribuindo assim com a diminuição dos índices de violência e colocando as crianças e jovens no lugar que é delas por direito, a escola.
No entanto, existem fatores que por inúmeras vezes prejudicam o acesso e permanência dos alunos à escola, um desses fatores, é a inserção no mercado de trabalho ainda em idade escolar.
Pensando em formas de combater esse fator e com o objetivo de debater as implicações do trabalho infantil na educação das crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, um importante momento formativo com orientadores educacionais, representantes das equipes gestoras e técnicos verificadores da busca ativa escolar.
A medida visa fomentar as reflexões entre os profissionais da educação sobre as consequências do trabalho infantil na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A palestra foi ministrada pelo técnico da Secretaria de Educação Luiz Inácio que tratou sobre os discursos que persistem em referendar o trabalho infantil, orientando os encaminhamentos para a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, o direito à profissionalização do adolescente e a legislação que regula o trabalho protegido.
“Nosso objetivo, enquanto educadores, é que todas as crianças e adolescentes estejam na escola, onde possam aprender e se desenvolver, e a educação é o único meio que muitos de nossos alunos têm para conseguirem construir uma nova história de vida'', destacou a professora Márcia Nascimento, Secretária Adjunta de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.