Os municípios alagoanos de Marechal Deodoro e Teotônio Vilela irão receber, nesta quinta-feira (1º), a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que irá visitar unidades de saúde e um ponto de vacinação contra a Covid-19.
O primeiro compromisso do dia acontecerá em Marechal Deodoro. Queiroga irá participar do lançamento do programa Conecte SUS Prontuário Eletrônico.
O Governo Federal está investindo mais de R$ 432 milhões para informatização de mais de 15 mil equipes de saúde que atendem nos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). O incentivo financeiro tem como objetivo apoiar os municípios na implantação do Prontuário Eletrônico nos postos de saúde, facilitando o acompanhamento dos pacientes que buscam atendimento nesses serviços.
A medida foi instituída pela portaria n° 3.193, de 27 de novembro de 2020. Os recursos devem ser utilizados pelos estados e municípios para a aquisição de equipamentos e tecnologia que viabilizem a informatização das unidades de saúde.
A digitalização dos dados substitui as anotações em fichas de papel e, com isso, as informações clínicas dos pacientes ficam concentradas apenas em um lugar, podendo ser acessadas por outros profissionais de saúde.
Teotônio Vilela
O segundo compromisso oficial irá acontecer em Teotônio Vilela, onde o ministro irá visitar o Posto de Vacinação Central, que está situado na Praça Multieventos. Queiroga irá acompanhar de perto a vacinação contra a Covid-19, naquele município.
Em seguida, Marcelo Queiroga seguirá até uma Unidade Básica de Saúde, que fica localizada no Centro de Teotônio Vilela. O ministro irá conhecer a estrutura e o funcionamento da UBS.
Homenagem
Também será fixada no local uma Placa de Reconhecimento de Atenção Primária à Saúde, como porta de entrada do SUS. Ainda em Teotônio, Queiroga vai até o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Jailson Barbosa Lins, onde também pretende conhecer a estrutura e o fluxo de funcionamento que será referência para a região.
A agenda no município do interior de Alagoas também inclui uma passagem pelo Espaço Vida Jêniffa Jânia de Lira Santos, onde o ministro vai visitar o ambulatório de alto risco para gestantes, espaço que foi premiado pelo Ministério da Saúde no ano de 2018.
Doses
Alagoas já recebeu do Ministério da Saúde um total de 1.866.870 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen, imunizantes que estão sendo distribuídos e aplicados nos 102 municípios alagoanos como forma de combater a Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.