Nos últimos anos as políticas de assistência aos alunos com deficiência vêm ganhando destaque no município de Campo Alegre, aos poucos, os alunos, antes tido como limitados, vão ganhando um lugar de protagonismo na Rede Pública Municipal de Ensino, conquistando um espaço de direito, garantindo uma educação justa, com qualidade e responsabilidade.
E para dar condicionalidade de sucesso e permanência na vida educacional desses alunos, as instituições de ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação recebe profissionais que atuam como elo dentro das instituições de ensino, contribuindo com o desenvolvimento, a aprendizagem e inserção dos alunos com deficiência na sociedade.
Pensando em capacitar ainda mais esses colaboradores, a SEMED deu início ao ciclo de formação continuada para os profissionais de apoio – cuidador. Profissional esse que desempenha um papel fundamental quando se trata de inclusão na educação, auxiliando os alunos com necessidades Educativas Especiais, garantindo segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar.
Sobre a formação:
Organizada em 6 encontros, as formações acontecerão uma vez por mês, sendo realizadas na subsecretaria no Distrito Luziápolis e no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de proporcionar aos profissionais o conhecimento necessário para um melhor desenvolvimento profissional.
Atualmente, o município conta com 48 profissionais, sendo 20 atuando no Distrito Luziápolis e 28 atuando na sede do município, atendendo a cerca de 170 alunos matriculados na rede pública, contribuindo efetivamente para uma educação Inclusiva e de qualidade.
As formações também proporcionam momentos de reflexão e discussão de situações comuns, trocando experiências de forma a se ajudarem mutuamente no desenvolvimento criativo de novas formas de aprendizagem, contribuindo para a evolução e aperfeiçoamento das habilidades, atualização dos conhecimentos relativos a pessoa com deficiência;
Cuidar de uma criança com deficiência exige preparo, capacidade física e emocional, por isso a necessidade de ofertar uma formação que possa ajudar os profissionais a desenvolver um trabalho digno dos nossos alunos com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.