Na manhã de terça-feira, dia 18 de maio de 2021, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar da Sede do Município, participou de um momento na Rádio Campo Alegre FM, com objetivo de transmitir informações sobre a campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e falar sobre a campanha que vem acontecendo durante todo mês de maio, visando a sensibilização e mobilização da sociedade em torno desta problemática.
Durante a entrevista a coordenadora do CREAS Taynara, iniciou falando da importância da Campanha, no sentido de chamar a atenção para esse problema, visto que, apesar das ações acontecerem em outros momentos, o mês de Maio traz de forma mais explícita a discussão e busca mobilizar a população através de toda a rede de serviços, e sensibilizar, trazer a reflexão sobre a necessidade de proteger e acolher crianças e adolescentes que estão em situação de violência.
A coordenadora destacou também o agravamento da violência neste contexto de pandemia, com o isolamento social, entendendo que a situação se torna mais difícil de ser superada, principalmente pela falta da denúncia, que impossibilita o Sistema de Garantia de Direitos de agir a colher esse público.
O radialista Márcio José destacou o fato de geralmente os agressores e abusadores serem pessoas próximas, o que foi ressaltado pela coordenadora Taynara, pois isso infelizmente acontece, dentro do seio familiar e com pessoas conhecidas, principalmente.
Outro ponto citado no momento da entrevista foi a questão de estar atentos aos sinais físicos que emocionais que crianças e adolescentes possam dar. A importância de ouvir e acolher, sem julgamentos e sem culpabilizá-los. Foi ressaltado também a importância da denúncia, como forma de combater esse tipo de violência.
Já a Conselheira Tutelar Gerivânia, prosseguiu explicando sobre a necessidade de diálogo e acolhimento das crianças e adolescentes. Relatou que muitas vezes acredita-se que esse tipo de violência acontece somente com meninas, mas que de fato os meninos sofrem também.
A conselheira acrescentou ainda que tanto a família, quanto a sociedade devem estar atentos a qualquer sinal que a criança possa expor, deu o exemplo da criança Henry, que foi morta pelo padrasto, mas que a algum tempo vinha sofrendo violências e dando sinais.
Outra situação comum é o fato de que diante da realidade da violência existir dentro de casa, muitas vezes os familiares acabam escondendo e se tornando cúmplices da agressão, a exemplos que muitas mães que protegem seus companheiros.
Gerivânia falou um pouco sobre a cor laranja e a flor símbolo da Campanha, Gerbera, que representa a fragilidade e pureza da criança/adolescente, bem como citou o Caso de Araceli, que deu origem ao dia 18 de Maio, enquanto dia de luta e mobilização. Além disso, passou o cronograma semanal das ações nas escolas que serão realizadas pelo Conselho Tutelar, conjuntamente com o CREAS.
A coordenadora do CREAS Taynara destacou também que desde o início do mês a Campanha vem sendo realizada através de divulgação de cards e vídeos informativos nas redes sociais; no domingo 16 de maio aconteceu a abertura oficial da Semana de 18 de maio, com ação do Conselho Tutelar no início da cidade, com colocação de faixas e laços laranja nas árvores, além da gravação de um vídeo proposto pelo CREAS e realizado também em parceria.
A Conselheira ressaltou mais uma vez a importância da denúncia, e destacou que através do apoio da sociedade é possível conseguir resgatar e acolher as crianças e adolescentes que são vítimas de abuso e exploração sexual. Foi Salientado pelas participantes da entrevista que é muito importante o apoio que a gestão tem dado à rede de serviços e ao Sistema de Garantia de Direitos, visando à proteção integral de nossas crianças e adolescentes.
Neste mesmo dia, o Conselho Tutelar e o CREAS realizaram uma Roda de Conversa na Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho, no Povoado Chã da Imbira, para conversar um pouco com o público alvo da campanha, e orientar sobre a importância de falar com pessoas de confiança e expor o que não está lhe fazendo bem. O momento foi composto pela apresentação de vídeo e orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.