A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, realizou formação com as equipes gestoras das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino para apresentar, alinhar e discutir o Plano de Ação Pedagógica que será executado durante o ano letivo de 2021.
A formação tem a perspectiva de nortear o trabalho em rede em busca de uma ação efetiva, orientando e subsidiando a comunidade escolar. A SEMED promoveu uma série de atividades que têm por objetivo trabalhar o acolhimento no âmbito escolar, o fechamento do Redesenho Curricular, os Planos de Ensino, propostas de Matrizes Curriculares e Calendários para todas as etapas, modalidades e anos ofertados.
O Redesenho Curricular está estruturado nos Mapas de Foco que se constituem em um material que define as aprendizagens estruturantes, resultantes de um mapeamento estratégico pautado em critérios cuidadosamente estabelecidos para que as aprendizagens garantidas aos estudantes em um ano permitam reduzir o impacto do distanciamento social no ano subsequente e explicitam relações possíveis entre competências específicas de área, habilidades dos componentes de Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, objetos de conhecimento e unidades temáticas dispostos na BNCC.
Trata-se da previsão de habilidades essenciais que não podem ser perdidas de vistas nas propostas educativas que estão sendo realizadas. Nesse sentido, a formação apoiará as equipes colaborando com a maior compreensão e interpretação de como transpor para a prática estratégias que garantam a equidade no ensino das habilidades e competências dos componentes curriculares. A intenção, em suma, é dar sentido a essa lógica de ensino por priorização e potencializar o que os nossos professores vêm realizando de forma remota.
Para o ano de 2021, muitas expectativas estão sendo depositadas no retorno gradual às aulas presenciais e todas as ações propostas priorizam o cuidado e a segurança de toda comunidade escolar, bem como melhoria da qualidade e da equidade, uma vez que se quisermos ofertar uma educação de excelência teremos que refletir sobre o que queremos para o futuro e estruturarmos as ações que serão desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.