A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, cumprindo com seu papel de responsabilidade socioambiental, realiza doação de livros com ciclo de utilização vencido para a COOPECMARCA – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre.
A doação foi realizada considerando a norma legal, o Informe nº 05/2018 – COARE/FNDE, ressalva que as ações voltadas para a sustentabilidade estão entre os fundamentos do Programa e com base na lei 12.305/2010, que instituiu a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que preza responsabilidade compartilhada, incumbindo empresas e pessoas a destinarem adequadamente seus resíduos, sendo a reciclagem a forma, ambientalmente, mais adequada.
A doação de livros à comunidade possibilita para que outras pessoas possam se beneficiar de alguma forma, como é caso da COOPECMARCA, que será contemplada, esta ação beneficiará os cooperados, que vivem exclusivamente da coleta de materiais recicláveis.
É importante ressaltar que todos os livros doados tiveram seu período de uso finalizado em 2019. Os livros vencidos foram remanejados das escolas para o depósito municipal, estes já sem uso foram substituídos pelos novos.
A iniciativa é parte do trabalho da Coordenação de Programas Estratégicos Educacionais que, através do NEA – Núcleo de Educação Ambiental, desenvolve um projeto de Coleta Seletiva nas escolas do município de Campo Alegre que desde sua implantação vem conscientizando sobre a importância da reciclagem e contribuindo com a diminuição de resíduos que o município destina ao Centro de Tratamento de Resíduos – CTR.
No momento da doação estiveram presentes a técnica da SEMED/Coordenação de Programas Estratégicos Educacionais – CPEEduc, Iracélia Gomes de Oliveira Guedes, responsável pelo PNLD no Município; a presidente da COOPECMARCA, Rosilene Tenório dos Santos e a Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Gilvanice da Silva.
“Todo esse material reciclável doado deixará de poluir o meio ambiente e será convertido em renda para os cooperados, que vivem exclusivamente da renda gerada na cooperativa”, destacou a presidente da COOPECMARCA, Rosilene Tenório dos Santos.
“Além de retornar ao ciclo de produção, economizando matéria prima na confecção de novos produtos”, informou a técnica responsável, Iracélia Guedes, salientando, ainda, a importância de incentivar a prática do descarte consciente de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.