Desde o mês de outubro a Secretaria Municipal de Educação – SEMED lançou a proposta de ampliar o projeto Horta Escolar, através da implantação de um projeto de extensão denominada Horta Domiciliar, através do Núcleo de Educação Ambiental - NEA, com o objetivo de expandir as práticas do cultivo orgânico de hortaliças para além dos muros das instituições de ensino.
O projeto de extensão está sendo desenvolvido com 10 famílias selecionadas por cinco instituições de ensino, parceiras no desenvolvimento do projeto, onde cada instituição selecionou duas famílias que se encaixem no perfil, obedecendo rigorosamente aos critérios de seleção. O mesmo conta com a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Até o momento, foram realizadas as primeiras etapas do projeto, dentre elas:
· Seleção das famílias pelas escolas;
· Visita do NEA as famílias para análise situacional dos espaços;
· Reunião com as famílias para apresentação da proposta;
· Formação inicial com a temática: Técnicas de plantio e manutenção (exposição oral com o apoio de slides);
· Oficina 1: Preparo do solo e estrutura dos canteiros (teoria/prática na horta);
· Oficina 2: Separação de Resíduos (teoria/prática);
· Oficina 3: Preparo do solo e estrutura dos canteiros;
· Oficina 4: Descarte adequado dos resíduos secos e úmidos;
· Oficina 5: Plantio e manutenção de hortaliças;
· Oficina 6: Controle de pragas com pesticidas e fertilizantes naturais
Ao longo do desenvolvimento do projeto, outras oficinas serão ministradas pelos integrantes do NEA, a fim de fortalecer a prática do cultivo orgânico de hortaliças, colocando a disposição das famílias todo aporte teórico/prático sempre que for necessário e de acordo com as possibilidades do NEA enquanto Núcleo de Educação Ambiental e sua parceira, SEMAGRIMA enquanto Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Já foram distribuídos o adubo orgânico de origem animal (esterco) e as mudas, para concretizar, de fato, a implantação das hortas domiciliares.
É através de ações como estas que o NEA busca contribuir com o desenvolvimento socioambiental em nosso município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.