quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Campo Alegre ganhará mais um Centro de Educação infantil na região do Conjunto Olival Tenório


O ano está terminando com boas notícias para a educação de Campo Alegre. Na noite desta quarta-feira 30, a prefeita Pauline Pereira anunciou que através da dedicação do deputado federal Arthur Lira, o município conseguiu o empenho para construção de mais um Centro de Educação Infantil no Conjunto Olival Tenório. 

“No apagar das luzes nosso deputado Arthur Lira conseguiu empenhar os recurso para construção da Creche do Olival Tenório”, comemorou a prefeita Pauline Pereira que em sua gestão inaugurou 05 novas creches, elevando o número de matriculas de 172 para mais de 1400 crianças em creches no município. 

“Mais uma conquista, mais uma creche para atender as nossas crianças”, disse a secretária de educação Graciene Alencar. 

A unidade educacional será construída com recursos destinados através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, com orçamento previsto de R$ 229,961,07.

Atendendo recomendações do Ministério Púbico Campo Alegre não realizará queima de fogos no Réveillon


As prefeituras alagoanas não irão realizar a tradicional queima de fogos (shows pirotécnicos) na virada de ano de 2020 para 2021, a exemplo do município de Campo Alegre.

A medida foi tomada após recomendações do Ministério Público do Estado (MP-AL), que foi encaminhada a Associação dos Municípios Alagoanos em 15 de dezembro de 2020. 

A decisão visa evitar despesas desnecessárias em um ano de Pandemia, e evitar as aglomerações que possam promover a proliferação da Covid-19. 

Leia na integram a parte do texto de recomendação do MP que recomenda a não realização de shows pirotécnicos: 

A todos os Prefeitos dos 102 (cento e dois) Municípios do Estado de Alagoas, a adoção das seguintes providências: 

a) que, no âmbito de seus Municípios:

a.1) se abstenham de realizar quaisquer festividades públicas pertinentes ao Natal, Réveillon e/ou comemoração da posse dos prefeitos e vereadores eleitos, determinando o cancelamento de contratos, publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasses, patrocínios ou qualquer forma de destinação de recursos públicos para tal fim, inclusive contratação de shows pirotécnicos, musicais ou artísticos e demais tipos de eventos;

Campo Alegre recebe Certificado de reconhecimento público pelas ações de Busca Ativa Escolar


O UNICEF e a UNDIME reconheceram, mais uma vez a administração do município de Campo Alegre/AL pelos resultados obtidos com implementação da Busca Ativa Escolar para assegurar o direito à educação de meninas e meninos que estavam fora da escola ou em risco de abandono. 

Ao receber o Certificado, a professora Graciene Alencar, Secretária de Educação destacou a satisfação em ter o trabalho reconhecido por um órgão referência internacional e pelo colegiado que congrega todos os Secretários de Educação do Brasil, e destacou. 

“O maior reconhecimento é ter contribuído para cultivar sonhos, e para cultivar o direito à Educação que foi necessário vontade política de nossa prefeita Pauline Pereira, sempre intolerante à exclusão escolar; foi necessária gestão política para articular esforços intra e interinstitucionais da Educação, da Saúde, da Assistência Social, dos Conselhos Tutelares; foi necessário internalizar que co-ordenar não se faz só; foi imprescindível supervisão zelosa sobre todo o processo, desde a identificação, até o encerramento de cada caso com a criança e o adolescente dentro da escola e aprendendo e foi indispensável o acolhimento e acompanhamento de toda a escola”, disse a secretária. 

O município de Campo Alegre superou a meta estabelecida para rematrícula, atingindo a marca de 154%.

Prefeitura de Campo Alegre efetua pagamento de auxílio da Lei Aldir Blanc aos artistas locais


A Prefeitura Municipal de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e da de Finanças, realizaram um esforço conjunto nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30) para que o pagamento do recurso federal repassado pelo Ministério do Turismo pela “Lei Aldir Blanc”, fosse repassado para a classe artística. Desta forma o repasse foi efetuado dentro do prazo legal. 

Conforme a Secretaria Municipal de Cultura, apesar dos prazos curtos de adesão ao programa e da burocracia administrativa das entidades federativas, aliada à demora nas inscrições e cadastramento, bem como entrega de documentos, os pagamentos e repasse dos valores correspondentes foram cumpridos no prazo no tempo para todos os inscritos que receberem os valores correspondentes ao edital em que se inscreveram. 

O município lançou o Edital Mestre Waldemar do Guerreiro, e foram contemplados vários fazedores de cultura da música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, produção áudio visual, dança, cultura popular como capoeira e quadrilhas juninas e equipamentos e espaços de cultura. 

A Secretaria de Cultura realizou o mapeamento cultural, fez a chamada e convocação dos artistas, iniciou o cadastramento e recebimento da documentação de inscrição; os cadastros foram submetidos a uma análise por uma comissão de avaliação, onde depois de conferidos e aprovados, houve a aprovação e a respectiva homologação. 

O projeto de Lei precisou passar pela Câmara Municipal, através da adequação na LOA - Lei Orçamentária Anual, a respectiva conferência final e conclusão das ordens bancárias pela Secretaria Municipal de finanças, que possibilitaram a liberação em conta dos valores correspondentes a cada caso. 

Do montante recebido pelo município para a destinação a cultura local (426 mil reais), foram utilizados R$ 233.981,80 com pagamentos nas vagas preenchidas no edital, ainda restando uma sobra significante que será executada nos primeiros meses de 2021, através do lançamento de novos editais, após a prorrogação do prazo pela MP sancionada pelo presidente Bolsonaro. A MP autoriza o pagamento do benefício com os recursos já aprovados em 2020 e destinados ao cumprimento da lei, mas que ainda não tenham sido utilizados.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Secretaria de Educação de Campo Alegre encerrou o atípico ano letivo 2020


O ano letivo 2020 chegou ao fim nas instituições de ensino da Rede Pública Municipal. Um planejamento que de início havia sido pensado para ofertar a educação de modo tradicional, teve que ser reestruturado para se encaixar a um novo modo de fazer educação, tudo ocasionado pela surpresa do surgimento de uma pandemia mundial. 

Com o impacto que a pandemia da Covid-19 causou no mundo e na rotina de cada um, veio também a oportunidade e o desafio de olhar para educação e pensar municipal e pensar no que fazer para assegurar aos alunos e direito a aprendizagem e minimizar ao máximo os danos causados pela paralização das aulas presenciais, que de início era algo passageiro, tratado como medida emergencial de contingência ao risco de contágio do novo vírus que assolava o mundo. Mas que, para surpresa de todos, acabou se tornando uma realidade que se estendeu por todo o ano letivo. 

Os alunos matriculados na rede municipal de ensino passaram a receber um atendimento educacional diferenciado, e com o apoio da família, que foi fundamental durante esse período, a educação passou a ser ofertada por meio de plataformas digitais, que transformaram as ferramentas tecnológicas em aliadas da educação e não apenas em objetos utilizados para diversão. 

Assim, deu-se início à implantação do Plano Emergencial de Intervenção Pedagógica – PEIP, que foi desenvolvido para dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como assegurar seu processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma nova metodologia para cada modalidade da educação básica, educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e EJA. 

Ao longo da execução do PEIP, foram várias as iniciativas educacionais realizadas, para educação infantil, foram ofertadas vivências a serem desenvolvidas com o apoio familiar, que estimulavam a descoberta e o aprendizado, além de contação de histórias por meio do projeto Era uma vez, a tia conta para vocês, que disponibilizava podcasts para serem transmitidos via rádio, destinado as crianças da educação infantil. No ensino fundamental anos iniciais e finais, foi implantado o uso da ferramenta google sala de aula, um ambiente virtual, onde as instituições disponibilizavam as atividades pedagógicas, mediante orientação da Secretaria de Educação, para serem respondidas pelos alunos, e assim o professor dar um feedback dos resultados obtidos, além da distribuição de atividades impressas e pontos de acesso para alunos que moram áreas de difícil acesso e que não tinham como se conectar. 

Já na modalidade EJA, além da distribuição das atividades impressas e da utilização da ferramenta google sala de aula, foi posto em prática também a realização do Programa Conexão EJA, transmitido ao vivo pela rádio local, com o intuito de orientar aos alunos sobre a resolução das atividades disponibilizadas, bem como uma forma de manter o vínculo entre aluno e escola. 

Dentre todas essas inciativas, estão tantas outras que foram necessárias para dar continuidade ao processo educacional no período de paralização das aulas presenciais, iniciativas inovadoras para a educação de campo Alegre, e que já trouxeram grandes resultados. 

“A educação de Campo Alegre, hoje, está entre as 10 melhores do estado de Alagoas, um estado que é composto por 102 municípios, uma marca considerável, mas que só foi possível alcançar graças ao comprometimento de uma gestão que leva a educação a sério, que compreende a importância de se ofertar o melhor. Se afastar da sala de aula não foi fácil, mas seguimos, nos refizemos, buscamos parcerias, transcendemos nossos limites, capacitamos profissionais e encerramos o ano letivo de 2020 com a sensação de dever cumprido, e com a certeza de que a educação jamais será a mesma, que temos grandes desafios pela frente, porém, tenho plena convicção de que todos os colaboradores, assim como a gestão desse município estará sempre disposta a dar o melhor de si”, disse a secretária de educação Graciene Alencar. 

Assim se encerra mais um ano letivo, atípico, mas com resultados satisfatórios e com a expectativa de que as aulas presenciais possam retornar o quanto antes, para que se veja novamente, corredores cheios de risos e sonhos, porém, enquanto esse tão esperado dia não chega, a educação de prepara para receber seus alunos com segurança e principalmente para garantir a todos e a cada um a garanti de seu sucesso educacional.

Prefeitura de Campo Alegre iniciou nesta quarta-feira a distribuição de 2.000 cestas básicas a famílias campo-alegrenses


Durante a tarde desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania iniciou a distribuição de duas mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social através do Projeto CESCA ALEGRE. A distribuição aconteceu na sede, Povoado Chã da Imbira e no distrito Luziápolis, obedecendo todas as normas sanitárias vigentes e seguindo os protocolos de saúde para evitar aglomerações. 

Nesse primeiro dia de distribuição foram entregues mil cestas básicas. A iniciativa foi uma forma de garantir a ceia do réveillon para as famílias de baixa condição financeira. 

A prefeita Pauline Pereira e o prefeito eleito Nicolas Pereira participaram das entregas. 

“Ao todo serão 02 mil famílias beneficiadas. Uma ação belíssima e fico imensamente feliz em fazer parte, está à frente e por saber que estamos garantindo a ceia de Ano Novo de tantas famílias”, disse a prefeita Pauline Pereira. 

As cestas básicas são compostas de itens como: feijão, arroz, açúcar, biscoito, Flocão de milho, óleo de soja, macarrão, dentre outros itens. Além de um frango para cada família contemplada. 

A aquisição dos alimentos foi feita através de licitação com recursos próprios do município. 

A entrega continua nesta quinta-feira 31, para famílias do Povoado Mineiro e Usina Porto Rico, bem como nos outros três pontos onde mais mil famílias serão beneficiadas.



Campo Alegre foi contemplado com a renovação do Projeto Fortalecendo Laços através do Programa Amigo de Valor


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania de Campo Alegre, através do trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, teve recentemente a confirmação da renovação do Projeto Fortalecendo Laços que terá suas atividades executadas pelo segundo ano consecutivo no município. 

O Projeto Fortalecendo Laços funciona com financiamento privado, através do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, que é custeado com os recursos oriundos de uma campanha que utiliza o incentivo fiscal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente para direcionar esses recursos do Imposto de Renda para estas iniciativas. 

Desenvolvido desde 2002, o Programa Amigo de Valor contribui para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. O Programa investe ainda no fortalecimento de Conselhos de Direitos da Criança e Adolescentes através da destinação de recursos aos seus fundos. 

O Projeto Fortalecendo Laços iniciou suas atividades no município desde fevereiro de 2019, tendo sua proposta renovada em 2020 e mais uma vez em 2021, atuando com um Centro de Atendimento Psicossocial que atendente crianças e adolescentes que teve seus direitos violados e seus familiares e tem como objetivo uma melhoria na qualidade de vida e fortalecimento de vínculos familiares, sendo sua atuação realizada através de atendimentos psicossociais, visitas domiciliares, oficinas e parcerias com a rede socioassitencial, com a educação, saúde, cultura e lazer. 

Para 2021, foi apresentada ao Programa Amigo de Valor uma proposta de R$ 200.000,00, sendo depositado na conta bancária do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente o montante de R$ 279.090,13, vale ressaltar, que todo o processo de execução e prestação de contas será fiscalizado pelos conselheiros do CMDCA, bem como, a Secretaria de Assistência Social estará para dar o apoio técnico necessário. 

É importante destacar que ao longo destes últimos anos o município, alcançou diversas conquistas que resultaram em prêmios, fruto do reconhecimento pelo trabalho da gestão municipal na pessoa da Prefeita Pauline Pereira em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

Esse tipo de iniciativa aposta no engajamento de toda a sociedade na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, envolvendo cidadãos, iniciativa privada, sociedade civil organizada, poder público e Conselho de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Nicolas Pereira e Leo Monteiro serão empossados nesta sexta-feira em solenidade na Câmara de Vereadores

O prefeito eleito Nicolas Pereira (Progressistas), o vice-prefeito Leonardo Monteiro e os 15 vereadores eleitos e diplomados serão empossados em solenidade restrita que será realizada as 15 horas da próxima sexta-feira 01 de Janeiro no Plenário da Câmara de Vereadores de Campo Alegre. 

Também durante a cerimônia será realizado a eleição da Mesa Diretora, mais uma votação, dessa vez entre os 15 vereadores eleitos, que irá definir a mesa diretora da câmara municipal para o biênio 2021-2022. 

Até o momento, em Campo Alegre, apenas uma chapa foi registrada para concorrer a eleição da Mesa, a chamada Chapa Única, composta por Gilberto Correia dos Santos (G Correia), presidente; José Antônio Ferreira da Silva (Toinho), vice-presidente; Kellyn Rafaella Gomes Guimarães, primeira secretária; e André Nascimento Silva, segundo secretário. 

A Mesa Diretora tem como atribuição dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara, e pode ser composta por um presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário, que ficam no cargo por dois anos. 

A solenidade será restrita, por conta da pandemia causada pelo Coronavírus.  Aos presentes será obrigatório o uso de máscaras.

A população vai poder acompanhar a solenidade ao vivo pela Rádio Campo Alegre FM 105.9 que também pode ser sintonizada pelo aplicativo Rádios Net, pelas redes sociais da Câmara e do prefeito Nicolas Pereira.

Prefeitura de Campo Alegre realizou a entrega de mais 12 unidades habitacionais pelo Minha Casa Renovada


Nesta terça-feira 29, realizamos a entrega das chaves de mais 12 casas que foram construídas através do programa Municipal Minha Casa Renovada, sendo 07 casas no distrito Luziápolis e 05 casas na sede do município. As unidades habitacionais foram construídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. 

Durante as entregas a prefeita Pauline Pereira destacou o empenho da gestão em proporcionar moradia digna a tantas famílias durante a sua gestão, e reiterou o compromisso do prefeito Nicolas Pereira em continuar com o Programa Minha Casa Renovada. 

"Não há nada mais satisfatório do que fazer parte de uma história, de transformar o lar de tantas famílias e entregar casas populares, além de ver a sinceridade e gratidão nos depoimentos da nossa gente. Com certeza continuaremos o Programa Minha Casa Renovada e assumimos o compromisso de manter este projeto, pois ele transforma a vida das pessoas”, destacou a prefeita Pauline Pereira. 

"Me sinto muito feliz por estar em baixo da minha casa nova graças a prefeita Pauline Pereira que é uma prefeita de categoria” disse o senhor Paulo Pedro da Silva, morador da Rua do Sol em Luziápolis. 

"Obrigado prefeita Pauline, se não fosse esse cuidado da senhora eu não sei quando ia poder morar em uma moradia digna” falou a senhora Gilvania Silva, moradora da Rua São Sebastião também no distrito Luziápolis. 

"A senhora não construiu apenas a minha casa, mas mudou também a minha vida, minha casa foi demolida e em 14 dias estava pronta", relatou muito feliz Dona Cícera, moradora da Rua Vereador José Pereira Lima na sede. 

As casas foram selecionadas após visitas das técnicas da coordenação de habitação da Secretaria de Assistência social, onde foram verificadas as condições precárias das unidades que apresentavam vários problemas como rachaduras, problemas no piso, teto, entre outros. 

Durante o período das obras as famílias foram assistidas pela prefeitura até a conclusão da reconstrução de suas novas moradias. 

A solenidade contou com a participação do prefeito Nicolas Pereira, de vereadores, secretários municipais e das famílias beneficiadas. 

As novas casas contam com revestimento cerâmico, dois quantos, sala de estar, banheiro, cozinha, caixa d’água e área de serviços. 

O Programa 

O programa consiste em reformar algumas casas que se encontram com estruturas inadequadas para a habitação e tem como slogan: “Com carinho construímos um lar melhor”, objetivando oferecer moradia digna as famílias que moram em casas de taipa ou em casas com estruturas comprometidas. O programa foi criado pelo Poder Executivo Municipal aprovado pela Câmara de Vereadores. 




terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Dia 31 de dezembro será a conclusão de um ciclo de muito desenvolvimento em Campo Alegre


Na próxima quinta-feira dia 31 de dezembro de 2020, ultimo dia do ano, mas também será o último dia da gestão da prefeita Pauline Pereira, ela que iniciou a sua trajetória na Cidade carinho em 01 de Janeiro de 2013, e de lá pra cá foram muitos avanços, uma era marcada por avanços em todas as áreas do município. Pauline e o vice-prefeito James Matias fizeram história em Campo Alegre.

Depois daquele discurso emocionante realizado na posse na Escola Hildebrando Guimarães, Pauline com sua equipe de secretários e demais colaboradores iniciaram uma jornada de transformação, com obras e serviços na saúde, educação, assistência social, moradia, infraestrutura, geração de emprego, qualificação profissional e resgate a autoestima da população que vinha de anos de atraso e descaso de gestões passadas. 

As obras foram as mais diversas, e em todas as comunidades, transformou comunidades inteiras como o Alto do Vento no Povoado Chã da Imbira, as grandes obras estruturantes no distrito Luziápolis, Bairro Belo Horizonte, Pimenteira, Benedito de Lira e Sebastião de Oliveira Gomes, em todas as comunidades. 

Na educação, Pauline inaugurou 05 creches, passou a ofertar mais de 1300 vagas quando antes eram pouco mais de 170 crianças matriculadas em creches improvisadas. Construiu novas escolas, bibliotecas, praças, urbanizou ruas e avenidas, o Empório Alegre, os complexos nutricionais e muito mais. 

Na saúde, foram muitos avanços como a construção e inauguração de 11 Unidades Básicas de Saúde que estão em pleno funcionamento, Reforma da Unidade Mista Senador Arnon de Melo e da Emergência de Luziápolis, reativação da maternidade da UMSAM, o Espaço Vida para cuidar das gestantes e seus bebês, os centros de fisioterapia, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, as Academias da Saúde, as farmácias da UBS sempre abastecidas, o programa Melhor em Casa, as especialidades médicas no município, os grandes mutirões de saúde, e muito mais. 

Nunca se fez tanto pro Campo Alegre, nunca se cuidou tanto das pessoas, nunca se teve uma gestão tão compromissada que será sempre lembrada por todos os avanços. Mas não se preocupem, Pauline mandou avisar, ela jamais irá deixar Campo Alegre, e futuramente voltará a ser a prefeita de seu povo novamente. 

Nicolas Pereira para Continua para Avançar 

A missão de dar continuidade a tudo isso está nas mãos do seu primo Nicolas Pereira, que carrega consigo a experiência de ter feito parte das gestões de Joãozinho Pereira em Teotônio Vilela e na Assembleia Legislativa, e que esteve na gestão de campo Alegre nos últimos 08 anos ao lado da sua prima Pauline Pereira.

Escola Hildebrando Guimarães recebe placa em reconhecimento a sua dedicação ao projeto Coleta Seletiva


A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, através do Núcleo de Educação Ambiental - NEA, realizou na manhã desta terça-feira (29) a entrega de uma placa à Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães em reconhecimento a sua dedicação ao projeto Coleta Seletiva. 

Esta Escola vem se destacando pela quantidade de materiais recicláveis doados à COOPECMARCA - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre por intermédio do NEA, que confere a instituição o título de ESCOLA SUSTENTÁVEL. 

O projeto está pautado no que diz a lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que preza pela responsabilidade compartilhada. 

O projeto objetiva estimular a comunidade escolar a destinar adequadamente seus resíduos, por meio de ações voltadas à separação e doação dos mesmos, além de incentivar a escola a disseminar essa prática em todo seu entorno.

Secretaria de educação realiza doação de livros com ciclo de uso vencido para a COOPECMARCA


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, cumprindo com seu papel de responsabilidade socioambiental, realiza doação de livros com ciclo de utilização vencido para a COOPECMARCA – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre. 

A doação foi realizada considerando a norma legal, o Informe nº 05/2018 – COARE/FNDE, ressalva que as ações voltadas para a sustentabilidade estão entre os fundamentos do Programa e com base na lei 12.305/2010, que instituiu a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que preza responsabilidade compartilhada, incumbindo empresas e pessoas a destinarem adequadamente seus resíduos, sendo a reciclagem a forma, ambientalmente, mais adequada. 

A doação de livros à comunidade possibilita para que outras pessoas possam se beneficiar de alguma forma, como é caso da COOPECMARCA, que será contemplada, esta ação beneficiará os cooperados, que vivem exclusivamente da coleta de materiais recicláveis. 

É importante ressaltar que todos os livros doados tiveram seu período de uso finalizado em 2019. Os livros vencidos foram remanejados das escolas para o depósito municipal, estes já sem uso foram substituídos pelos novos. 

A iniciativa é parte do trabalho da Coordenação de Programas Estratégicos Educacionais que, através do NEA – Núcleo de Educação Ambiental, desenvolve um projeto de Coleta Seletiva nas escolas do município de Campo Alegre que desde sua implantação vem conscientizando sobre a importância da reciclagem e contribuindo com a diminuição de resíduos que o município destina ao Centro de Tratamento de Resíduos – CTR. 

No momento da doação estiveram presentes a técnica da SEMED/Coordenação de Programas Estratégicos Educacionais – CPEEduc, Iracélia Gomes de Oliveira Guedes, responsável pelo PNLD no Município; a presidente da COOPECMARCA, Rosilene Tenório dos Santos e a Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Gilvanice da Silva. 

“Todo esse material reciclável doado deixará de poluir o meio ambiente e será convertido em renda para os cooperados, que vivem exclusivamente da renda gerada na cooperativa”, destacou a presidente da COOPECMARCA, Rosilene Tenório dos Santos. 

“Além de retornar ao ciclo de produção, economizando matéria prima na confecção de novos produtos”, informou a técnica responsável, Iracélia Guedes, salientando, ainda, a importância de incentivar a prática do descarte consciente de materiais.



segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Prefeitura realiza a entrega de mais uma ambulância adquirida com recursos próprios


Nesta segunda-feira 28, a secretária de saúde Tamiris Santos recebeu do secretário de transportes Josenildo Barbosa as chaves de mais uma ambulância que foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre com recursos próprios do município. A nova ambulância ficará a serviço de toda população para atendimento de emergência de saúde. A entrega aconteceu na Unidade Mista Senador Arnon de Melo. 

Com mais essa aquisição Campo Alegre conta com 10 ambulâncias, sendo 06 para atendimentos na Sede e povoados e 04 no Distrito Luziápolis que estão a serviço da saúde para assistir a todos os cidadãos. 

Nos últimos anos a gestão renovou toda a frota de ambulâncias, onde as poucas que existiam foram leiloadas, e adquiridas novas ambulâncias para garantir o serviço de qualidade para quem mais precisa.

Campo Alegre tem recursos garantidos para aquisição de novos ônibus escolares


Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Campo Alegre também tem investido muitos recursos na aquisição de novos ônibus para a frota do transporte escolar. 

Recentemente foram publicados os termos que garantem a aquisição de mais ônibus para o transporte de estudantes, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Caminho da Escola. 

O município já conta com um empenho no valor de R$228.912,00, referente à aquisição de um ônibus tipo ônibus rural escolar - ORE 03 (capacidade para 59 alunos). E um segundo empenho no valor de R$473.551,00, para a aquisição de mais 02 do tipo ônibus rural escolar - ORE 02 (capacidade para 44 alunos), e ainda aguarda a publicação do termo de compromisso para aquisição no SIMEC. 

O total dos empenhos quando homologados representa um investimento de R$ 702.463,00 no transporte escolar. Os valores fazem parte de emenda parlamentar do Senador Fernando Collor. 

Esse melhoramento da frota é de extrema importância, para proporcionar mais conforto e segurança aos estudantes que utilizam esse transporte e é um custo a menos para o município, diminuindo assim o transporte escolar terceirizado.

Pagamento em dia: Prefeitura inicia o pagamento da última folha de 2020 aos servidores municipais


A Secretaria Municipal de Finanças de Campo Alegre iniciou nesta segunda-feira 28, o pagamento da ultima folha do ano aos servidores do município. Como tem sido todos os meses desde o início da gestão, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios de todo país, Campo Alegre tem honrado com os vencimentos dos colaboradores rigorosamente em dia. 

Nesta primeira etapa de pagamento já recebem nesta segunda-feira os servidores da folha de 60% efetivos da educação, SCFV, CRAS, CREAS, PAC1, IGD PBF E PRIMEIRA INFANCIA, assim como os profissionais que atuam na AGIMCA (Matadouro Municipal). 

O pagamento dos salários dos servidores também beneficia o comércio local, aquecendo a economia com as compras de finais de ano. 

De acordo com a secretária de finanças Maraisa Segava, só nesta segunda-feira com o início dos pagamentos já foram injetados cerca de 01 milhão de reais no comercio local com o pagamento dos servidores. 

Durante a semana as demais categorias também receberão seus vencimentos do mês de dezembro, para finalizar o ano e a atual gestão com todos os pagamentos concluídos.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos iniciou mais uma edição da festa do padroeiro


Na noite desta quarta-feira 23 de dezembro, o padre Cristiano Firmino Nóia, juntamente com a equipe de colaboradores da paróquia, deu inicio as festividades ao padroeiro Bom Jesus dos Aflitos, edição 2020 / 2021. Com a igreja seguindo as normas de distanciamento, os cristãos católicos participaram com muita fé da celebração de abertura. 

Na noite de abertura a festa cotou com a realização de Celebração Eucarística e em seguida o Hasteamento das Bandeiras logo após a Santa Missa. 

A festa segue até o dia 01 de Janeiro quando no encerramento acontecerá uma carreata pelas ruas da cidade com a Imagem do padroeiro em carro aberto. 

Todas as celebrações também estão sendo transmitidas ao vivo pela página oficial da paróquia no Facebook.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Estátua do Padre Cicero Romão Batista foi recolocada em frente à Igreja Matriz como programado


Conforme havia sido anunciado em janeiro pelo Padre Cristiano Firmino Nóia juntamente com o bispo diocesano Dom Valério Breda e a prefeita Pauline Pereira, a estátua do Padre Cícero Romão Batista seria retirada por um período devido as obras de construção do calçadão do centro da cidade. O anuncio foi feito após a procissão de encerramento da festa do Padroeiro Bom Jesus dos Aflitos.

E assim foi feito, a imagem foi retirada e nesse período passou por uma restauração, ganhou um novo local em frente à Igreja Matriz, e na tarde desta quarta-feira 23 de dezembro foi recolocada de volta ao seu espaço como programado. 

Os romeiros do “Meu Padim Ciço” já podem voltar a pagar as suas promessas no seu local de costume. 

A imagem foi colocada na antiga praça central de Campo Alegre na gestão do saudoso prefeito José Virgínio da Silva, ainda nos anos 70. Muitos anos se passaram, e agora a imagem ganhou um novo lugar no novo Calçadão Prefeito José Virginio da Silva, que ainda está em obras.


terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Conselho Tutelar de Campo Alegre realizou a 10ª Edição do Projeto Faça Uma Criança Feliz


O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Alegre promoveu nesta terça-feira 22 de dezembro de 2020 a 10ª edição do Projeto Faça uma Criança Feliz, com o objetivo de proporcionar a realização do sonho de presente de natal de muitas crianças campo-alegrenses que são atendidas e acompanhadas pelo órgão durante o ano. 

O evento aconteceu em frente à sede do Conselho, onde foi realizada a entrega dos presentes doados pelos padrinhos e madrinhas que “adotaram” às crianças da comunidade. 

As conselheiras tutelares agradeceram a todos os colaboradores, aos patrocinadores, a equipe que ajudou, a todos os padrinhos e madrinhas que participaram de mais uma edição do projeto Faça uma Criança Feliz que mesmo de uma maneira diferente dos anos anteriores por conta da pandemia foi um sucesso. 

A prefeita Pauline Pereira foi mais uma vez madrinha e colaboradora do evento, assim como o prefeito diplomado Nicolas Pereira que marcou presença ao evento. 

O evento contou ainda com a presença do secretário de Comunicação e Cultura Márcio José, da secretária de Assistência Social Isys Roberta e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Ednaldo Cavalcante de Farias.



Prefeitura de Campo Alegre realizou mais uma entrega óculos


A Prefeitura Municipal de Campo Alegre realizou nesta terça-feira 22, a última entrega de óculos para o ano de 2020. A ação foi promovida através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania. 

Durante as entregas os pacientes bastante satisfeitos relataram como se sentiam e agradeciam a Prefeitura Municipal de Campo Alegre por essa assistência importante para com os cidadãos do município. 

A distribuição dos óculos está regulamentada através da Lei Municipal 899/2018, que garante a oferta de benefícios da saúde, onde são ofertados os óculos para os pacientes atendidos no Centro de Especialidades e que se enquadram nos critérios da Lei.