sexta-feira, 3 de julho de 2020

SEMED implanta Projeto Horta Escolar em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino em Campo Alegre

A Secretaria Municipal de Educação através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA iniciou a preparação para o cultivo do Projeto Horta Escolar no dia 25 de abril, após dois meses de cultivo e monitoramento, algumas hortaliças encontram-se em fase de colheita. E diante do ano atípico as aulas estão acontecendo de forma remota e não tem como ajudar na composição dos kits de merenda escolar destinados aos educandos.

As hortaliças estão sendo colhidas e doadas para contribuir na alimentação dos pacientes do Polo Regional do Covid-19, no Hospital que se encontra instalado no Espaço Vida, ambos na sede do município e também na Extensão do Polo Regional de Atendimento a Covid 19 situada no Distrito Luziápolis.

O projeto Horta Escolar atua na transformação ou revitalização de áreas em espaços dentro da instituição através de análise do local. Para projetos desafiadores como esse, é necessário um trabalho integrado com outras secretarias municipais para potencializar o projeto coletivo de uma horta na unidade escolar, levando seus benefícios para além do consumo inteligente e nutricional. Para dar continuidade às ações e garantir a sustentabilidade do projeto é importante ainda garantir a participação efetiva de parceiros engajados.

O projeto “Horta Escolar” tem suas ações de plantio e manutenção pautados nos princípios do cultivo orgânico e se baseia em normas técnicas rigorosas para preservar a qualidade integral do produto. É importante salientar que estudos científicos comprovam que a qualidade dos produtos orgânicos é considerada superior à daqueles cultivados à base de fertilizante e agrotóxico, já que tais substâncias interferem na composição bioquímica das hortaliças. Ou seja, dessa forma tais hortaliças ajudam de forma satisfatória na recuperação dos pacientes, já que a diversidade de nutrientes potencializa o fortalecimento do sistema imunológico.

Até o momento foram colhidas e doadas hortaliças de 06 Instituições de ensino:

Sede:
Centro de Educação Infantil Maria José;                                                                                                              
Centro de Educação Infantil Jacy Vieira;
Escola Municipal de Educação Básica Virgem dos Pobres;
Escola Municipal de Educação Básica Helenilda Correia.

Distrito Luziápolis:
Escola Municipal de Educação Básica Cícero Mizael;
Centro de Educação Infantil Lizete Alves.
As hortaliças que já foram colhidas são as mais diversas entre elas estão: alface, berinjela, coentro, cebolinha e tomate cereja.

Além das escolas acima citadas, é importante destacar a importância da horta medicinal do Centro de Educação Infantil Cícera Marinho de Melo, em Luziápolis, contendo aproximadamente trinta espécies, dentre elas, Babosa, Camomila, Ora-pro-nobis, Hortelã, Romã, Moringa, Boldo brasileiro, Meracilina, Anador, Erva cidreira, Capim santo Citronela e Açafrão, objetivando introduzir as hortas medicinais no cotidiano das pessoas oportunizando as mesmas a cultivar, manipular e usar as espécies mais comuns em nossa região, principalmente, para consumir seus princípio ativos através de chás, xaropes e incrementar sucos, possibilitando assim outra alternativa para a cura pelo poder das plantas medicinais, minimizando o uso de medicamentos sintéticos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.