A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA deu início as ações do projeto Horta Escolar no dia 27 de abril de 2020. Para a execução dessas ações, o NEA conta com a colaboração de cinco (05) facilitadores cuja responsabilidade é desenvolver a parte mais prática do projeto como, estruturar o espaço confeccionando e reestruturando os canteiros para a implantação horta, que por sua vez, é mais que um plantio de hortaliças, trata-se de um “laboratório a céu aberto”.
Tendo como objetivo conscientizar a comunidade escolar quanto à importância da horta para a educação alimentar de forma interdisciplinar, foco na promoção da sustentabilidade e a parceria e integração da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto já vem, desde a sua implantação dando bons frutos e incentivando a prática da boa alimentação entre os alunos da rede pública.
Atuando como um excelente instrumento pedagógico, o projeto Horta Escolar, a cada ano, vem plantando novas sementes e colhendo um futuro cada vez melhor, por meio do incentivo aos docentes a atuarem como protagonistas na construção do conhecimento e a partir dele transformarem suas realidades na escola e seu entorno.
Esse ano o projeto conta com o apoio de cinco (05) facilitadores, fundamentais para o desenvolvimento do projeto, estes dividem-se entre quinze (15) escolas da rede municipal, sendo seis (06) no distrito Luziápolis e nove (09) na sede. As ações das três (03) primeiras semanas foram realizados em forma de mutirão, e contaram com os serviços de limpeza, confecção e reestruturação dos canteiros e distribuição de adubo orgânico de origem animal (esterco), obedecendo a um cronograma elaborado pela equipe do NEA a cada semana.
Para o desenvolvimento do projeto, contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEMAGRIMA.
Atualmente 15 das 22 escolas da rede pública de ensino estão executando o projeto Horta Escolar, são elas:
1. Escola Municipal de Educação Básica João Paulo II;
2. Escola Municipal de Educação Básica Maria Lourinete Porto Guimarães;
3. Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias;
4. Escola Municipal de Educação Básica Helenilda Correia de Araújo;
5. Escola Municipal de Educação Básica Rui Palmeira;
6. Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães;
7. Escola Municipal de Educação Básica Virgem dos Pobres;
8. CEI Maria José;
9. CEI Jaci Vieira;
10. Escola de Educação Básica Cicero Mizael do Santos;
11. Escola de Educação Básica Felizardo de Sousa Lima;
12. Escola de Educação Básica Menino Jesus de Praga;
13. Escola de Educação Básica Cícero Salustiano Santos;
14. Escola de Educação Básica Lizete Alvez;
15. CEI Cícera Marinho de Melo.
É com foco na preservação do meio ambiente e sustentabilidade que o NEA vem buscando desenvolver seus projetos, com o intuito de influenciar a comunidade escolar e local a mudarem seus hábitos e aderirem práticas sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.