sexta-feira, 13 de março de 2020

Pauline Pereira e mulheres campo-alegrenses participaram de evento sobre as mulheres na política

Mais mulheres na política para garantir mais direitos para as mulheres. Essa foi a tônica do evento realizado na noite de quinta-feira (12), em Maceió, no qual ativistas e mulheres de diversas correntes partidárias de Alagoas e do país discutiram a participação feminina na política. O encontro, que reuniu cerca de 400 pessoas no Hotel Jatiúca, foi promovido pelo gabinete da deputada estadual Jó Pereira e mediado pela jornalista Amanda Brito, cofundadora do Coletivo Vote Nelas.

Durante a noite, depoimentos - presenciais e em vídeo - de várias mulheres que estão na política, dividiram espaço com a apresentação da pesquisa Jornada da Candidata, pelo Vote Nelas, e dos resultados do estudo que traçou o perfil das prefeitas de todo o país, pelo Instituto Alziras.

Ao final, uma roda de conversa sobre histórias de vida, campanha, mandato, inspiração, entre outros temas, reuniu Jó Pereira, a deputada federal Tereza Nelma; deputada estadual Cibele Moura; prefeita Pauline Pereira (presidente da AMA); Jeane Moura (prefeita de Senador Rui Palmeira); Juliana Almeida (prefeita de Mar Vermelho); Kátia Born (ex-prefeita de Maceió); Ana Hora e Fátima Santiago (vereadoras por Maceió); e Luciana Caetano (doutora em Desenvolvimento Econômico).

“Há dez mil modos de pertencer à vida e lutar por sua época, disse Nise da Silveira, e eu completo: a nossa época deve lutar por mais mulheres na política... É a soma de todas as nossas falas que ecoará de forma retumbante”, disse Jó na abertura do evento, citando a alagoana que revolucionou o tratamento psiquiátrico no País.

Inspirações

Em seguida, Marina Barros, do Instituto Alziras, apresentou o perfil das prefeitas no Brasil destacando que, proporcionalmente, Alagoas é o terceiro estado do país com mais prefeitas (21), perdendo apenas para Roraima e Rio Grande do Norte. A pesquisa comprovou ainda que “mulheres incentivam outras mulheres na política”: “55% das prefeitas têm seu secretariado composto por mais de 40% de mulheres e 53% das prefeitas se inspiraram em mulheres que estiveram ou estão na carreira política”, citou. O estudo completo pode ser conferido no: prefeitas.institutoalziras.org.br.

A jornalista Adriana Mendes discorreu sobre os resultados da Jornada da Candidata, pesquisa na qual foram ouvidas mulheres, em 16 estados, que disputaram cargos eletivos nas eleições em 2016 ou 2018. Entre os números citados, chama a atenção o fato de que 41% das entrevistadas alegaram como principal motivo que leva uma mulher a não se candidatar para um cargo político a falta de apoio dos partidos. A pesquisa na íntegra está disponível no http://votenelas.com.br/.

Já o relato sobre a experiência do mandato compartilhado foi feito pela codeputada Claudia Visoni, jornalista e ambientalista que integra a Bancada Ativista da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Entre os depoimentos da noite, a deputada federal pelo Piauí, Margarete Coelho (doutoranda em Direito e Políticas e ex-vice-governadora), defendeu a importância de enfrentar o que chamou de “neocoronelismo”, onde “donos de partidos” praticam abuso de poder partidário contra mulheres.

Emocionada, Tereza Nelma relatou sua luta contra o câncer e contra esse abuso do qual a colega parlamentar se referiu, sentido por ela na pele: “Precisamos oportunizar mais mulheres. Se não fizermos isso, os partidos não farão. A gente precisa se fortalecer. Não se deixe usar na eleição municipal. Diga não!”, apelou.

Participaram das discussões ainda a delegada Georlize Oliveira (pré-candidata a prefeita de Aracaju) e, em vídeo, a senadora Simone Tebet (MS) e as deputadas estaduais Cristiane Dantas (RN) e Marina Helou (SP). Na plateia, engenheiros, advogados, professores, estudantes universitários, lideranças políticas e representantes de vários movimentos e instituições de diversas regiões do estado.

"Principalmente neste momento, ano de eleição municipal, é necessário discutirmos formas de incentivar a participação da mulher na política. É importante que as mulheres participem dos espaços de decisão, disputem os cargos de vereadora, prefeita, em equilíbrio com os homens. Ampliar essa participação é fundamental para fortalecer a democracia e garantir mais direitos, mais avanços”, defendeu Jó, agradecendo a presença de todos.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.