domingo, 22 de dezembro de 2019

Professora Sonia Rocha lança o livro Leituras Urbanística sobre Luziápolis

A professora, arquiteta e urbanista Sônia Rocha lançou no sábado (14/12) no Distrito de Luziápolis município de Campo Alegre, o livro "Leituras Urbanística sobre Luziápolis: Um olhar prospectivo para pequenos territórios", pela Pipa Comunicação Editora, de Recife (PE). 

O lançamento contou com a participação da Universidade Federal de Alagoas nas presenças da professora Dra. Lucia Tone Ferreira Hidaka (orientadora da pesquisa), do Campus A. C. Simões; e do professor Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho (revisor do livro), do Campus do Sertão. 

Além de familiares e amigos da autora, também estiveram presentes representantes das famílias fundadoras do distrito (entrevistadas na pesquisa), secretários municipais, funcionários públicos, estudantes da rede pública municipal e artesãos locais.

O livro é baseado na pesquisa do seu TFG (Trabalho Final de Graduação) defendido há um ano. Nele, a autora apresenta reflexões urbanísticas sobre o território de Luziápolis, construídas a partir de um instrumental metodológico diversificado e ilustradas por um vasto registro cartográfico.

Por meio delas foi possível identificar os principais problemas, potencialidades e tendências dos aspectos físicos-territorial do Distrito.

Para a pesquisadora, o livro "é um convite às pessoas que desejam se conectar ao seu território e compreender, sobretudo, o papel social que exercem ou podem exercer sobre ele".

Sonia da Rocha é professora e atua como coordenadora pedagógica neste Distrito desde 2013. É especialista em metodologia do ensino de Língua Portuguesa, graduada em Letras (UNEAL-2005) e em Arquitetura e Urbanismo (UFAL-2018). 

Nos últimos anos tem pesquisado sobre educação urbanística e a realidade urbana de pequenos territórios, iniciando com o reconhecimento do universo urbanístico do lugar onde vive, o Distrito Luziápolis - Campo Alegre -AL.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.