segunda-feira, 25 de novembro de 2019

SEMED realiza encontro de formação dos conselheiros escolares da Rede Municipal de Ensino

Durante o mês de novembro a Secretaria Municipal de Educação realizou através da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE o 1º Encontro de Formação dos Conselheiros e Conselheiras Escolares das vinte e duas Instituições da Rede Municipal de Ensino, onde participaram cerca de 150 conselheiros, com o tema: O Funcionamento do Conselho Escolar: Da teoria a prática.

A exposição do tema foi realizada pelos professores, José Jadilson e Taysa Kawanny que durante suas falas destacaram a importância do Conselho Escolar como órgão máximo para tomada de decisões realizadas no interior de cada Instituição de Ensino. 

O Conselho Escolar é formado pela representação de todos os segmentos que compõe a comunidade escolar: docentes, trabalhadores da educação não docente, alunos, pais/mães ou responsável legal. Ainda foi abordado que o objetivo de todos os conselhos escolares é assegurar a participação da comunidade escolar no processo educacional, auxiliando e apoiando a equipe gestora nas questões: administrativas, financeiras e pedagógicas. Além disso, tem um papel fundamental na democratização da educação. 

Durante o evento também foi realizado uma oficina com todos os conselheiros presentes em que colocaram em prática alguns elementos importantes para o funcionamento do próprio conselho escolar, tais como: pauta, ata, relatório, parecer e proposição. É importante destacar que a participação e a responsabilidade de todos é fundamental para garantir a melhoria da qualidade da Educação. 

Portanto, o conselho escolar é um fórum permanente de debates, de articulação entre os vários setores da Instituição de Ensino, tendo em vista o atendimento das necessidades educacionais e os encaminhamentos necessários à solução de questões financeiras, administrativas e pedagógicas, que possam interferir no funcionamento da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.