Na última segunda-feira, 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, o CRAS Sede realizou palestra para o Grupo de Convivência de Gestantes da sede do município de Campo Alegre com o tema Violência Contra a Mulher, com ênfase na violência obstétrica. A palestra foi proferida pela psicóloga Fabrícya Ferro, técnica de referência do CRAS.
Na oportunidade foi feito a explanação sobre a temática e as gestantes tiveram a oportunidade de conhecer onde denunciar, como também tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Infelizmente, apesar da criação da Lei Maria da Penha, ainda é muito frequente a violência sofrida, seja física, sexual e/ou psicológica, muitas mulheres ainda têm seus direitos violados e na maioria dos casos o agressor é alguém do convívio da vítima.
Muitas mulheres ainda relatam violência sofrida na gravidez, parto, pós-parto e abortamento, assunto esse cada dia mais abordado.
Na violência obstétrica, a mulher tem sua saúde negligenciada e direitos violados, impedindo a mulher de exercer seu protagonismo durante o parto, através de condutas excessivas, desnecessárias, não oferendo alívio da dor durante o trabalho de parto, omitindo informações e impedindo o direito da gestante na escolha de seu acompanhante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.