Foi realizada nesta terça-feira 03, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, a abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo 2019, onde durante todo o mês de setembro serão realizadas diversas ações em todo o município voltadas a temática: Saúde mental pela valorização da vida na prevenção do suicídio. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com outras secretarias municipais.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e coordenadora da programação, psicóloga Sabrina Delfino, a utilização da cor amarela é usada na Saúde para chamar atenção de toda Sociedade quanto a prevenção ao Suicídio.
A oficina contou com a realização de uma palestra ministrada pelo especialista em saúde mental, Psiquiatra Dr. Vitor Souto que abordou sobre os comportamentos suicidas, seus sinais e de que forma podemos intervir para saúde mental, pontuando as estatísticas alarmantes e de que forma as condutas a tempo podem contribuir significativamente na prevenção de suicídio.
Na oportunidade a psicóloga Fabrícia realizou uma apresentação sobre a saúde mental no trabalho e sua magnitude quando não efetivado. Além das oficinas e técnicas de relaxamento realizada pelas psicólogas Cristiane, Dayane e Jacielle com a cromoterapia.
Durante todo o mês a equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e a rede estará envolvida estarão trabalhando essa temática.
A programação conta com apoio da coordenadora do Programa Saúde na Escola e Saúde do trabalhador Zuckerllan Bernadelli, a coordenadora de Promoção a saúde Deysiane Aguiar, a coordenadora do CREAS Ingrid Gomes e as Psicólogas do NASF.
História
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.