quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Assistência Social realiza o Projeto Não ao Preconceito com alunos da Escola Municipal João Paulo II

Estudantes da Escola Municipal João Paulo II localizada no Conjunto Olival Tenório Costa, participaram nesta quinta-feira 26 de setembro, de uma atividade do projeto Não ao Preconceito, tendo como metodologia uma roda de conversa e exibição de vídeos referente a cultura africana.

O Projeto Não Preconceito foi idealizado e está sendo executado pelas assistentes sociais Luiza Santana e Lucélia Bispo profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Alegre. Os estudantes são moradores da comunidade e fazem parte de um contexto familiar que é acompanhado pela a equipe técnica do setor de habitação, desde a inauguração do residencial no ano de 2014.

A atividade contou com crianças das turmas do 3° e 4° anos e teve como objetivo repassar para os alunos informações sobre a cultura africana, expondo sua culinária; danças; músicas, artes marciais (capoeira); religião, e expressões artísticas através das pinturas corporais.

Durante o encontro foi realizado exibição de vídeos sobre a história infantil da galinha da angola, e sobre músicas africanas intitulados como: Amawolé e Boboukalakala.

Após apresentação dos vídeos foi realizada uma dinâmica de pintura corporal para que os alunos tivessem a oportunidade entender as questões de representatividade e ancestralidade. O momento foi bastante produtivo, pois os adolescentes foram participativos do início ao fim da atividade.

O Projeto Não ao Preconceito é fruto de um trabalho de intervenção do Curso de Extensão Questão Étnico-Racial e Serviço Social promovido pelo CRESS Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas - UFAL e tem como objetivo valorizar a diversidade étnico-racial entre crianças e adolescentes que são usuários da Política de Assistência Social a partir dos serviços do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e do Setor de Habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.