No decorrer do mês de agosto as instituições de ensino fundamental do município realizaram panfletagens e desenvolveram ações pedagógicas voltadas a Campanha Agosto Lilás que é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher bem como divulgar a Lei Maria da Penha.
A lei que instituiu a campanha foi sancionada em 15 de agosto de 2017 (Lei estadual nº 7.918), onde esta deve ser realizada anualmente durante o mês de agosto, por ser o mês de sansão da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.
Muitas atividades foram desenvolvidas nas instituições, com intuito de trazer abordagens dando significado ao Agosto Lilás, ao conceito de violência, as relações de poder existentes entre homens e mulheres, aos tipos de violência contra as mulheres e destacando também mecanismos de enfrentamento a violência contra a mulher.
Além da panfletagem realizada nas instituições de ensino e fora dela, também foram realizadas rodas de conversa, exibição de vídeos temáticos, apresentações, dramatizações, pesquisas, produções e confecção de cartazes sobre a violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha, com o propósito de levar os(as) estudantes a refletirem sobre a mudança de olhares e atitudes que venham convergir para a eliminação de práticas violentas contra as mulheres, para que seja possível uma convivência respeitosa e harmoniosa entre meninos e meninas, homens e mulheres.
“O trabalho referente a Campanha Agosto Lilás é de extrema importância para os alunos, pois as atividades realizadas possibilitam uma discussão mais específica sobre o impacto da violência para as mulheres e o reflexo negativo para toda a família, ao mesmo tempo que conhecem mais um pouco sobre a Lei Maria da Penha”, ressaltou Leide Jane da Silva, professora da Escola Municipal de Educação Básica Senador Rui Palmeira.
Essa campanha é desenvolvida anualmente pela Secretaria da Mulher e executada em parceria com a Secretaria de Educação, uma ação intersetorial que firma o compromisso que a gestão do município de Campo Alegre tem em formar uma sociedade justa e consolidada em respeito e igualdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.