Os acolhidos da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de Luziápolis (UAI), vem desde o início do ano produzindo mudas de espécies arbóreas nativas, para que sejam usadas em plantios para recuperação de áreas degradadas no município. O plantio é supervisionado pelos técnicos do Programa de Educação Ambiental, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA, da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto já conta com uma produção de mais de 04 mil mudas, e as primeiras mudas já foram doadas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Dentre as espécies disponíveis no viveiro estão: Paineira, pitombeira, cajueiro, canafístula, jatobá, pau Brasil e outras, sendo parte das sementes obtidas nos fragmentos de mata do próprio município.
“Neste primeiro momento foram doadas aproximadamente 02 mil mudas, o restante será disponibilizado para a Secretaria de Meio Ambiente o mais breve possível, pois o período chuvoso é o ideal para realização dos plantios”, esclarece o Professor Antonino Lopes, que é um dos técnicos do NEA.
Antes de iniciar a produção das mudas os acolhidos recebem informações sobre a necessidade de recuperar as matas e o quanto o trabalho deles será importante para o sucesso dessa revitalização, assim como também aprendem sobre as espécies nativas do viveiro e os cuidados que devem ser adotados com as mudas até atingirem o tamanho apropriado para plantio no campo.
“Essa inciativa não só gera conhecimento para os acolhidos, como também faz com que eles se sintam parte importante do trabalho de recuperação de nossas matas e possam assim exercer um papel de grande relevância na sociedade”, destacou a coordenadora da UAI, Ana Adélia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.