sábado, 13 de julho de 2019

Prefeitura de Campo Alegre realizou o 1º Encontro de Licitações

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Gestão e Planejamento (SEMAGEP), em parceria com a Procuradoria Geral do Município (PGM), representada pelo procurador geral adjunto, Dr. Adailton Tenório, realizou  o “1º Encontro de Licitações”,  com o tema “A relação entre o gestor e o Termo de Referência”. O evento foi realizado nesta sexta-feira 12, no Centro Social de Campo Alegre, das 14:00h às 21:00h, onde também foram apresentadas algumas  instruções normativas, momentos de debates, minicurso e oficina. O evento teve a participação da prefeita Pauline Pereira, dos secretários municipais, e colaboradores das secretarias ligados ao planejamento e compras. 

Campo Alegre é o segundo município de Alagoas a instituir o Plano Anual de Contratação (PAC).
“O PAC, além  de ampliar a transparência, também fortalecerá  a fase de planejamento, auxiliará na identificação de riscos inerentes aos processos, aperfeiçoará a gestão de contratos e oportunizará ganhos de escala e gerará  economicidade para Gestão Públicas”, disse  a Secretária Jasllinny Araújo. 

A Instrução Normativa n° 001/2019, que instituiu o Plano Anual de Contratações representa um marco importante na Administração Municipal de Campo Alegre, pois adota ferramentas de planejamento e controle mais rigorosas, fazendo com que os gestores adotem planejamento estratégico  para alcançar seus objetivos, além de garantir mais transparência e eficiência das contratações. 

O minicurso  teve como tema "A  relação entre o gestor e Termo de Referência, e foi ministrado pelo Dr. Evandson Moraes, Coordenador do Setor de Licitações do município que apresentou uma visão sistêmica do processo licitatório destacando-se a importância do planejamento estratégico, da delimitação da necessidade, a escolha da solução mais eficaz, o dever de realizar uma profunda análise sobre os efeitos da contratação futura, os riscos decorrentes da solução escolhida, os impactos trazidos pelo TR na licitação e a responsabilidade dos gestores, a qual nasce da elaboração do TR  e se estende até execução do contrato.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.