Criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância, o Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania de Campo Alegre, tem promovido diversas ações junto aos usuários. O programa tem o intuito de ampliar a Rede de Atenção e o cuidado integral das Crianças na Primeira Infância, considerando a família e o contexto de vida.
O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares, que acontecem semanalmente, onde são desenvolvidas diversas atividades, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância como o fortalecimento do vínculo familiar, para isso as atividades elaboradas são transmitidas aos cuidadores para que estes desenvolvam em conjunto com seus filhos, proporcionando a essas famílias momentos de união e afeto, enfatizando assim a importância desses momentos de interação que antes não existiam, momentos esses que ficarão gravados na memória da criança e criarão um vínculo entre eles para o resto da vida, resgatando a importância do brincar para aprender.
As atividades tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento com base nos aspectos, visual, motor, sensorial, intelectual e social. Tais atividades são selecionadas de acordo com a faixa etária da criança, o modo de desenvolver as atividades são orientadas aos cuidadores, que as desenvolvem sob supervisão do visitador de cada família beneficiada, onde são orientados à acima de tudo estimular a criatividade da criança, e elogiar cada detalhe do que é desenvolvido pelas mesmas.
São inúmeros os casos de crianças que não tinham desenvolvido alguma habilidade, e com os estímulos das atividades levadas, muitos desenvolveram aquilo que estava em atraso de acordo com a faixa etária e tempo da criança, como por exemplo a fala e o andar.
Depoimentos de algumas mães atendidas:
“Agora eu sei que ela é muito inteligente, ela nem falava quando eu perguntava, e agora já conhece e fala o nome dos animais, sabe as cores e contar alguns números”., destacou dona Leda Ana dos Santos Bispo, mãe da usuária Lorena Gabriely dos Santos Bispo, residente na Rua Santa Quitéria noDistrito de Luziápolis. A criança é mensalmente acompanhada pela visitadora Tamires Tavares.
Já Nayane Genésia dos Santos, mãe do usuário Anthonny Gabriell da Silva Santos, residente no Residencial João José Pereira em Luziápolis, destacou: “Eu achava que por ele ser pequeno não saberia fazer nada, até ele começar a ser acompanho e agora vejo o desenvolvimento”. O usuário é acompanhado pela visitadora Juceline Rodrigues.
Alyne Santos Torres, mãe do usuário Heitor Santos Torres, residente na Rua São Jorge também Distrito Luziápolis, disse: “Depois que ele começou a ser acompanhado desenvolveu muito a coordenação motora, segurando o lápis direitinho. Já chega da creche dizendo que quer pintar, e já conhece alguns números”. O beneficiário é acompanhado pela visitadora Leonice da Conceição.
Mais uma mãe, a senhora Crislane Elias Alexandre, mãe do usuário Joaquim Guilherme Elias dos Santos, residente na Rua Prefeito Virginio na sede Campo Alegre, destacou: “O Programa Criança Feliz está sendo muito importante, pois está melhorando ainda mais o vínculo entre eu e meu filho, juntos estamos descobrindo novas sensações que antes passavam despercebidas, onde recebo orientações sobre o desenvolvimento do meu filho e assim acredito em um futuro melhor para ele, gratidão é o que sinto”. O usuário é acompanhado pela visitadora Aline Carneiro dos Santos.
A senhora Tatiane Alves dos Santos, mãe da usuária Elisa Tharciane, residente na sede Campo Alegre, também falou sobre participação da sua filha no Programa Criança Feliz: “O Programa Criança Feliz tem ajudado no desenvolvimento da minha filha, pois desde que iniciou o acompanhamento ela passou a fazer coisas que antes não fazia, como falar. Antes não falava nada e hoje já diz algumas palavras”.
O programa visa fortalecer no campo das políticas públicas, a conscientização das famílias para o exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.
Parabéns a Prefeita e a Equipe do Programa. As crianças amparadas.
ResponderExcluir