Com objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre o que é o Autismo e como lidar com pessoas com autismo, a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CMAEE programou para a semana do autismo momentos muito proveitosos em alusão ao dia Mundial da Conscientização do Autismo que é celebrado no dia 02 de Abril.
A ação que teve início no primeiro dia do mês e vem esclarecendo mitos e verdades sobre o autismo. Dentre as ações realizadas nas instituições podemos destacar a Roda de Conversa no auditório da Escola Zenóbia com a participação da técnica da Educação Especial e Inclusiva da SEMED Gilvânia da Paz, da Diretora do CMAEE Isabella Correia, cuidadoras de crianças com autismo, alguns funcionários, pais e responsáveis, que aproveitaram a ocasião para falar dos desafios que enfrentam em se adaptar a um mundo tão igual e ao mesmo tempo tão diferente.
O encontro foi ministrado pela psicóloga Anne Karoline Cavalcante Temóteo dos Santos – mestra em psicologia clínica, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e perita em avaliação psicológica, que abordou o tema “TEA e Emoções” e Jaqueline Guerra Ferreira Donato especialista em Terapia Ocupacional em clínica infantil, que abordou o seguinte tema: ”Contribuições da Terapia Ocupacional para a Inclusão Escolar de Crianças com Autismo” o que contribuiu muito para todos entenderem e respeitarem ainda mais as especificidades de quem tem autismo.
Também houve mobilizações nas escolas com exposição de cartazes, distribuição de lacinhos azuis feitos pelas cuidadoras e mine palestras ministradas pelas professoras das salas de recurso para sensibilizar todos quanto ao comportamento da pessoa com autismo.
Para encerrar as ações foi ministrado uma palestra exclusiva para professores e coordenadores de alunos com autismo matriculado em sala regular, visando como é importante conhecer e desmistificar o Transtorno do Espectro Autista - TEA. Levantando questionamentos sobre o tratamento que deve ser ofertado ao aluno com autismo na Escola e precisamente na sala de aula.
A inclusão vai além de inserir o aluno em uma sala de aula, é fazer com que eles se sintam parte dela, sintam segurança e acima de tudo sintam-se amados, baseado nesse propósito o município de Campo Alegre vem inovando e investindo cada vez mais para garantir que a EDUCAÇÃO seja ofertada para todos e para cada um.
A ação que teve início no primeiro dia do mês e vem esclarecendo mitos e verdades sobre o autismo. Dentre as ações realizadas nas instituições podemos destacar a Roda de Conversa no auditório da Escola Zenóbia com a participação da técnica da Educação Especial e Inclusiva da SEMED Gilvânia da Paz, da Diretora do CMAEE Isabella Correia, cuidadoras de crianças com autismo, alguns funcionários, pais e responsáveis, que aproveitaram a ocasião para falar dos desafios que enfrentam em se adaptar a um mundo tão igual e ao mesmo tempo tão diferente.
O encontro foi ministrado pela psicóloga Anne Karoline Cavalcante Temóteo dos Santos – mestra em psicologia clínica, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e perita em avaliação psicológica, que abordou o tema “TEA e Emoções” e Jaqueline Guerra Ferreira Donato especialista em Terapia Ocupacional em clínica infantil, que abordou o seguinte tema: ”Contribuições da Terapia Ocupacional para a Inclusão Escolar de Crianças com Autismo” o que contribuiu muito para todos entenderem e respeitarem ainda mais as especificidades de quem tem autismo.
Também houve mobilizações nas escolas com exposição de cartazes, distribuição de lacinhos azuis feitos pelas cuidadoras e mine palestras ministradas pelas professoras das salas de recurso para sensibilizar todos quanto ao comportamento da pessoa com autismo.
Para encerrar as ações foi ministrado uma palestra exclusiva para professores e coordenadores de alunos com autismo matriculado em sala regular, visando como é importante conhecer e desmistificar o Transtorno do Espectro Autista - TEA. Levantando questionamentos sobre o tratamento que deve ser ofertado ao aluno com autismo na Escola e precisamente na sala de aula.
A inclusão vai além de inserir o aluno em uma sala de aula, é fazer com que eles se sintam parte dela, sintam segurança e acima de tudo sintam-se amados, baseado nesse propósito o município de Campo Alegre vem inovando e investindo cada vez mais para garantir que a EDUCAÇÃO seja ofertada para todos e para cada um.
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