Na tarde desta quinta-feira 25 de abril, as assistentes sociais Dayara Pinto e Lucélia Bispo, técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sede realizaram a primeira oficina de Educação Financeira com moradores do Conjunto Habitacional Olival Tenório Costa.
Essa turma foi idealizada através da parceria com a assistente social Tamara Alves, que é técnica de Projetos Sociais de Habitação e que articulou a participação dos usuários na oficina, como também contou com o apoio da direção da Escola Municipal João Paulo II. É importante destacar que a turma surge em demanda espontânea e acredita-se em uma maior adesão ao grupo.
A primeira turma foi composta por famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e apresentou-se bastante exitosa, com relatos de sucesso na aplicação da metodologia apresentada pelas oficinas. Alguns relatos trataram do uso do cofre das despesas do dia a dia, outros referentes aos sonhos da família e etc.
Desta forma, o CRAS acredita que a ampliação da oferta destas oficinas auxiliará a população vulnerável a lidar, de forma mais eficaz, com as finanças, assim como permite que os/as participantes, além de visualizarem o presente, com suas limitações e potencialidades, também passem a vislumbrar um futuro com concretização de sonhos.
O principal objetivo destas oficinas é contribuir com a autonomia das famílias, o fortalecimento da sua capacidade protetiva e de prevenção de vulnerabilidades e situações de risco.
Este primeiro momento contou com a Exposição da Oficina sobre o Cofrinho da Família, confeccionando, em material disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, três cofres: ajuda para o dia a dia; emergências e objetivos da família. Trabalhou-se também na perspectiva de identificação da fonte de renda e para onde ela é destinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.