O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do distrito Luziápolis desenvolveu neste mês de março, atividades com temáticas sobre a alimentação saudável, dentro do Serviço de Atendimento Integral às famílias - PAIF. O serviço é oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
No projeto são atendidas 202 crianças e adolescentes, divididos em grupos de acordo com a faixa etária e Inter geracionais.
A culminância do projeto teve início com a Nutricionista Morgana que promoveu uma roda de conversa com os grupos de convivência mostrando a importância da alimentação saudável. Também foram realizadas oficinas de culinária com salada de frutas e bolo de banana.
No sábado, adolescentes foram a feira livre para observar e colher informações acerca dos alimentos que são produzidos e comercializados no distrito.
Na segunda-feira foi promovido um encontro intergeracional entre idosos, adolescentes e crianças, para que os idosos pudessem falar um pouco como era a agricultura familiar nos tempos de sua infância, proporcionando um momento muito rico, pois puderam demonstrar sua contribuição para uma cultura de alimentação saudável.
Também foram em visita a plantações de agricultores locais, podendo visualizar todos os procedimentos para que os alimentos cheguem até a mesa. A culminância foi realizada com um café da manhã diversificado e nutritivo.
Durante a semana foram desenvolvidas mais atividades temáticas para concluir o ciclo de ações voltadas para o tema “O Direito à Alimentação Saudável”, assegurado no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069/1990.
Essas ações têm como objetivo despertar e estimular o interesse das crianças e adolescentes para hábitos saudáveis, bem como para seus direitos fundamentais, vendo que alimentação saudável é um deles. Além disso, promove a troca de experiência entre os participantes e o fortalecimento grupal durante o momento de aprendizagem.
O SCFV tem como objetivo desenvolver atividades que promovam a integração, trocas de experiências e fortalecimento de vínculos grupal, familiar e comunitário. As atividades temáticas são planejadas previamente pela equipe de orientadores sociais do SCFV com supervisão da equipe técnica do CRAS e desenvolvidas em conjunto com orientadores sociais e colaboradores convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.